Diferencial, Cabo e QE
-
- Curioso
- Registado: 08 fev 2020, 22:38
- Has thanked: 5 times
Diferencial, Cabo e QE
Boa Tarde,
Gostaria de contar com as vossas opinioes.
1. Qual o cabo a utilizar para ligacao de forno e placa de uma forma geral será o ideal 2.5mm2 ou será insuficiente ?
2. Para uma potencia de 6.9 qual o diferencial adequado ?
3. Em Q. E. é aconselhável as saidas de fase ficarem por cima ou por baixo ? E as entradas podem ser por pente ?
Grato como sempre pelos vossos comentários.
1. Qual o cabo a utilizar para ligacao de forno e placa de uma forma geral será o ideal 2.5mm2 ou será insuficiente ?
3. Em Q. E. é aconselhável as saidas de fase ficarem por cima ou por baixo ? E as entradas podem ser por pente ?
- Duende
- Velha Guarda
- Registado: 03 set 2008, 16:24
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 13 times
Re: Diferencial, Cabo e QE
nmiguel_pt Escreveu: 19 fev 2020, 22:58 Boa Tarde,
Mínimo é 4mm
6,9Kwas é o equivalente a 30A
As saídas ficam por baixo
OS pentes servem na ajuda da distribuição da fase que saí do IDR para os disjuntores do grupo desse IDR
-
- Curioso
Obrigado.
A nivel de disjuntores o que é aconcelhado no geral, existe alguma tabela padrão (para alem de 10 para iluminacao, 16 para tomadas) ? Para placas, fornos, cilindros/termoacumuladores ?
Obrigado
A nivel de disjuntores o que é aconcelhado no geral, existe alguma tabela padrão (para alem de 10 para iluminacao, 16 para tomadas) ? Para placas, fornos, cilindros/termoacumuladores ?
Obrigado
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 19 abr 2017, 15:34
- Has thanked: 12 times
- Been thanked: 83 times
- Contacto:
Os disjuntores sao dimensionados respeitando a seccao dos condutores.
10A 1.5mm2
16A 2.5mm2
Etc...
A função do disjuntor e proteger a instalação ou seja o seu circuito.
10A 1.5mm2
16A 2.5mm2
Etc...
-
- Curioso
Obrigado. E no caso de 4mm2 o que será de usar ? Como é feito esse cálculo ?lcmmonteiro Escreveu: 20 fev 2020, 10:16 Os disjuntores sao dimensionados respeitando a seccao dos condutores.
10A 1.5mm2
16A 2.5mm2
Etc...
Obrigado
-
- Técnico Dedicado
- Contacto:
Existem tabelas pré-definidas para as solucoes comuns onde pode consultar a secção dos condutores e respetiva proteccao.
Penso que se procurar pelo forum encontrará algumas informações.
Em ultima instância consulte as RTIEB.
-
- Curioso
Sim procurei pelo forum mas via muitas opinioes divergentes, se conhecer algum topico interessante sou todo ouvidoslcmmonteiro Escreveu: 20 fev 2020, 12:53 Existem tabelas pré-definidas para as solucoes comuns onde pode consultar a secção dos condutores e respetiva proteccao.

As RTIEB confesso que ainda é um pouco confuso para mim ... mas vou aprendendo

-
- Técnico Dedicado
- Contacto:
Opinoes divergentes? Como assim?
Termos tecnicos podem ser interpretados de varias formas mas regras sao regras... E não ha muito a dizer...
Termos tecnicos podem ser interpretados de varias formas mas regras sao regras... E não ha muito a dizer...
Boas tardes meu caro "nmiguel pt"
Meu caro amigo, sendo o senhor, um técnico de eletrónica, faz-me alguma confusão o amigo desconhecer as leis de Georg Simon Ohm.
Isto faz-me alguma confusão, dado que é uma matéria que se aprende nas escolas em física e também nos cursos de eletricidade base e de eletrónica.
Por ora, creio, que esta matéria ainda se ensina nas escolas básicas e profissionais. Todavia, se o meu caro amigo, soubesse interpretar uma destas leis gerais, saberia fazer os cálculos matemáticos referentes aos pedidos que solicitou.
Já para o caso do Interruptor de corte geral, as coisas serão um pouco diferentes. Quanto ao ID sigla de - (interruptor diferencial) deverá seguir o mesmo raciocínio como se de um interruptor de cote geral da instalação se tratasse.
CPtos
JAG
Meu caro amigo, sendo o senhor, um técnico de eletrónica, faz-me alguma confusão o amigo desconhecer as leis de Georg Simon Ohm.
Isto faz-me alguma confusão, dado que é uma matéria que se aprende nas escolas em física e também nos cursos de eletricidade base e de eletrónica.
Por ora, creio, que esta matéria ainda se ensina nas escolas básicas e profissionais. Todavia, se o meu caro amigo, soubesse interpretar uma destas leis gerais, saberia fazer os cálculos matemáticos referentes aos pedidos que solicitou.
Já para o caso do Interruptor de corte geral, as coisas serão um pouco diferentes. Quanto ao ID sigla de - (interruptor diferencial) deverá seguir o mesmo raciocínio como se de um interruptor de cote geral da instalação se tratasse.
CPtos
JAG