Coluna predio

Responder
[ThunderS]
Curioso
Curioso
Registado: 03 out 2017, 01:06
Has thanked: 2 times

Coluna predio

Mensagem por [ThunderS] »

Bom dia, confrontado à dias com uma obra, em que foi necessário a substituição do Selector (do Tetra) da coluna do prédio, fiquei a saber que embora, só a EDP tenha as chaves de aceso à caixa do selector e dos fusíveis, que qualquer avaria/reparação é responsabilidade do condomínio, porque a EDP só assume responsabilidade pelos cabos até à entrada do Tetra e dos respectivos contadores de eletricidade. Tudo o resto, descartam a responsabilidade para o condomínio/particular.

Conseguem confirmar-me esta situação??

Também informaram que técnicos credenciados podem solicitar a chave dos armários à própria EDP, que têm direito à mesma... é verdade??

Grato pela atenção.
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Has thanked: 12 times
Been thanked: 83 times
Contacto:

Re: Coluna predio

Mensagem por lcmmonteiro »

Na minha opiniao a EDP so e responsável pela chegada do ramal ate a portinhola. Bem como dos equipamentos de contagem.

Tudo o resto e propriedade do condomínio e proprietários das fracções.

Quanto a questao das chaves e uma situacao mais complicada. Antigamente podia se pedir na edp os canhões e as fechaduras mas parece que agora so mesmo atraves de algum técnico da cme.

Ha quem diga que e proibida a abertura das caixas sem a presença de um técnico da edp mas nunca encontrei essa regra por escrito.

O que faco sempre e emitir um termo de responsabilidade sempre que faço este tipo de intervenções por forma a garantir que fui eu que fiz o trabalho e sou o responsável por ele. Principalmente quando existe corte por parte da edp que ira solicitar posteriormente aquando da religação.
[ThunderS]
Curioso
Curioso
Registado: 03 out 2017, 01:06
Has thanked: 2 times

Mensagem por [ThunderS] »

lcmmonteiro Escreveu: 27 jan 2020, 12:58 Na minha opiniao a EDP so e responsável pela chegada do ramal ate a portinhola. Bem como dos equipamentos de contagem.

Quanto a questao das chaves e uma situacao mais complicada. Antigamente podia se pedir na edp os canhões e as fechaduras mas parece que agora so mesmo atraves de algum técnico da cme.

Ha quem diga que e proibida a abertura das caixas sem a presença de um técnico da edp mas nunca encontrei essa regra por escrito.

O que faco sempre e emitir um termo de responsabilidade sempre que faço este tipo de intervenções por forma a garantir que fui eu que fiz o trabalho e sou o responsável por ele. Principalmente quando existe corte por parte da edp que ira solicitar posteriormente aquando da religação.
Obrigado pela resposta.

De facto, pensei que fosse sempre responsabilidade deles, uma vez que só eles têm o acesso. Mas uma vez que se descartaram da responsabilidade, então não entendo o porquê da chave ser da posse deles e não do prédio. Por acaso o prédio teve sorte.. só tiveram um principio de incêndio, se fosse pior, e sem acesso ao mesmo... então não sei como seria.

Agora fico sem perceber quem pode e como deve aceder ao armário. Uma vez que existe um selector que permite o corte, deveria estar acessível ao condomínio do prédio. Bem como para efectuar a manutenção do mesmo.

Liguei para a EDP a questionar sobre a chave, ninguém me soube esclarecer. Pois, o prédio ofereceu-me contrato de manutenção e agora pretendo saber como acedo ao respectivo armário, de forma legal.

Cumprimentos
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

[ThunderS] Escreveu: 27 jan 2020, 13:26
lcmmonteiro Escreveu: 27 jan 2020, 12:58 Na minha opiniao a EDP so e responsável pela chegada do ramal ate a portinhola. Bem como dos equipamentos de contagem.

Obrigado pela resposta.

De facto, pensei que fosse sempre responsabilidade deles, uma vez que só eles têm o acesso. Mas uma vez que se descartaram da responsabilidade, então não entendo o porquê da chave ser da posse deles e não do prédio. Por acaso o prédio teve sorte.. só tiveram um principio de incêndio, se fosse pior, e sem acesso ao mesmo... então não sei como seria.

Agora fico sem perceber quem pode e como deve aceder ao armário. Uma vez que existe um selector que permite o corte, deveria estar acessível ao condomínio do prédio. Bem como para efectuar a manutenção do mesmo.

Liguei para a EDP a questionar sobre a chave, ninguém me soube esclarecer. Pois, o prédio ofereceu-me contrato de manutenção e agora pretendo saber como acedo ao respectivo armário, de forma legal.

Cumprimentos
Boas
A responsabilidade da EDPD é só até ao corte geral do edifício, e nos contadores como já foi referido.
Toda a restante Instalação é da responsabilidade do proprietário.
Quanto às chaves das caixas de Colunas/Quadros de Colunas, todos os Técnicos têm chaves, para não dizer muitos milhares de outras pessoas, se quer fazer tudo dentro da legalidade, até porque pode ocorrer algum acidente, tem de solicitar previamente por escrito autorização à EDPD da abertura das caixas ou quadros de coluna, e a responsabilidade dos trabalhos é sempre sua ou do Técnico que assina.
Conheço um caso em que alguém embriagado e com energia desligada em casa, foi mexer na caixa de coluna, ia ficando lá, e queimou um dos fusíveis na portinhola, a Administração teve de chamar o piquete, e o mesmo referiu que a responsabilidade se algo tivesse acontecido na coluna para alem de queimar o fusível seria da responsabilidade da Administração que teria de colocar a Coluna em condições para depois solicitar de novo a ligação, por isso está tudo dito.
Cpts.
Energy
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Contacto:

Primeiramente so pode realizar este tipo de intervenções quem estiver devidamente qualificado. Para tal deve encontrar se inscrito na dgeg como
técnico responsável onde obtem o seu nunero de tecnico que comprova que e capaz de realizar tais intervenções.

Relativamente a edp ou cme partimos do pressuposto que os seus técnicos ja se encontram qualificados para este tipo de intervenções de modo que penso ser desnecessário adicionar qualquer observação.

No entanto e sempre que tenha dúvidas pode solicitar o apoio dos piquetes onde estes costumam ser bastante acessiveis tanto no apoio tecnico como na parte da legislação onde por vezes encontramos algumas dificuldades.

Pessoalmente ja encontrei algumas situações complicadas e solicitei o apoio dos piquetes quais foram todos super tranquilos. Muitas vezes e suficiente para acalmar aqueles "donos dos predios" que so atrapalham.

Concluindo e referenciando a parte do acesso as caixas tenhamos em especial atencao o elevado risco de acidentes de modo que independentemente de quem e responsável estas devem permanecer inacessiveis sempre. Se estiver fechada e alguém for la meter as mãos e um problema dessa pessoa. De modo que recomendo que verifique sempre as fechaduras por forma a impedir o seu acesso sem ser com chave. Caso contrário e sempre um risco de responsabilidade da ultima pessoa que interviu.
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 12 jun 2011, 16:39
Been thanked: 12 times

Mensagem por projclvm »

Uma vez tive uma situação numa instalação em que não tinha energia, liguei para as avarias da EDP, de onde me disseram, que da caixa P100 (inclusivé) para a montante da instalação era responsabilidade do proprietário.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

projclvm Escreveu: 17 fev 2020, 21:12 Uma vez tive uma situação numa instalação em que não tinha energia, liguei para as avarias da EDP, de onde me disseram, que da caixa P100 (inclusivé) para a montante da instalação era responsabilidade do proprietário.
Boas
Essa foi também a resposta que foi dada a um cliente meu no local.
Cpts.
Energy
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Contacto:

Ja aqui o disse varias vezes...

A edp so e responsável pela chegada do ramal... E equipamentos de contagem...

Tudo o resto e propriedade do prédio....
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”