Disjuntor unipolar vs bipolar

RedSoul
Curioso
Curioso
Registado: 31 out 2007, 20:14

Disjuntor unipolar vs bipolar

Mensagem por RedSoul »

Qual é a vantagem de em vez de usar um disjuntor unipolar que só corta a fase, usar um bipolar que corta fase e neutro?
Fernando
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 02 nov 2007, 03:33
Contacto:

Re: Disjuntor unipolar vs bipolar

Mensagem por Fernando »

A principal vantagem é a segurança de não ficares enrascado quando de um defeito de terra.

Isto porque se tiveres um neutro á terra num determinado circuito, mesmo que tenhas o disjuntor deste desligado, o diferencial desse bloco de disjuntores nunca irá arrancar, pois o neutro está sempre activo.

Com o Bipolar podes anular esse circuito e continuar a trabalhar até poderes solucionar a problema.
sohc
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 03 dez 2007, 20:21

Mensagem por sohc »

Além disso também ajuda na detecção de qual o circuito que está a fazer disparar o diferencial a montante. Se não estiveres a cortar o neutro vais ter de andar a desligar o neutro de cada circuito para descobrir qual é que está com defeito.
lmp
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 13 nov 2007, 14:09

Mensagem por lmp »

Penso que este tipo de disjuntores, por razões várias, deveria ser obrigatório.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

eu penso que na França só é hábito usar esses disjuntores, mas não tenho como provar. Alguém que me reforce esta suspeição.
silva2008
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 29 mai 2008, 20:23

Mensagem por silva2008 »

ola

pois é verdade o bipolar oferece melhores e maiores garantias para um bom serviço

bom topico
Melhores cumprimentos
Massapina
Curioso
Curioso
Registado: 25 abr 2008, 13:54

Mensagem por Massapina »

Boa noite!

Isso de ser obrigatório o uso de disjuntores bipolares também já ouvi dizer que em França é obrigatório.

Também acho que devia ser obrigatório aqui.

Até já me aconteceu uma situação caricata: numa cozinha de uma moradia em que fui trocar uma tomada, eu desliguei o disjuntor da tomada em questão e depois levei um choque eléctrico do neutro. Fui averiguar como era possivel e descobri que o "animal" do electricista supostamente da EDP ou não, ligou a baixada na Caixa P100 sem verificar qual era a fase. Se por acaso o quadro estivesse equipado com disjuntores bipolares eu nunca tinha descoberto essa situação, mas também não tinha sido electrocutado. Ossos do oficio.

Cumprmentos.
rebelocruz
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 31 dez 2007, 17:22
Been thanked: 3 times

Mensagem por rebelocruz »

Massapina Escreveu:Boa noite!

Isso de ser obrigatório o uso de disjuntores bipolares também já ouvi dizer que em França é obrigatório.

Também acho que devia ser obrigatório aqui.

Até já me aconteceu uma situação caricata: numa cozinha de uma moradia em que fui trocar uma tomada, eu desliguei o disjuntor da tomada em questão e depois levei um choque eléctrico do neutro. Fui averiguar como era possivel e descobri que o "animal" do electricista supostamente da EDP ou não, ligou a baixada na Caixa P100 sem verificar qual era a fase. Se por acaso o quadro estivesse equipado com disjuntores bipolares eu nunca tinha descoberto essa situação, mas também não tinha sido electrocutado. Ossos do oficio.

Cumprmentos.
Boas

A mim ensinaram-me que o electricista deve ser sempre desconfiado, ou seja, antes de mexer deve confirmar com um aparalho de medir (Voltimetro).
Cpt

Rebelo Cruz
Massapina
Curioso
Curioso

Mensagem por Massapina »

Boas!

Isso quer dizer que você nunca levou um choque eléctrico.....

Além do mais o Voltimetro necessita de fase e neutro, e no meu caso concreto eu tinha de usar o Busca-Pólos no fio azul para saber isso, mas isso é uma situação única.

Cumprimentos.
rebelocruz
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 31 dez 2007, 17:22
Been thanked: 3 times

Mensagem por rebelocruz »

Massapina Escreveu:Boas!

Isso quer dizer que você nunca levou um choque eléctrico.....

Além do mais o Voltimetro necessita de fase e neutro, e no meu caso concreto eu tinha de usar o Busca-Pólos no fio azul para saber isso, mas isso é uma situação única.

Cumprimentos.
Boas

A minha resposta não era no sentido depreciativo, mas sim alertar para essas situações.
Quanto á autuilização do "busca polos" à que ter sempre em atenção que se no neutro existir uma pequena passagem este vai acender mas não quer dizer que o circuito esteja em tensão.
Quanto ao facto de um voltimetro necessitar de fase e neutro não é ciompletamente verdade pois posso sempre medir entre fase e terra.

Choques eléctricos? sim já apanhei exactamente por não ser desconfiado.
Cpt

Rebelo Cruz
Massapina
Curioso
Curioso

Mensagem por Massapina »

Boa tarde!

No caso do busca-pólos eu concordo consigo, mas se o neutro acender ai eu desconfio como é óbvio.

Quanto ao voltimetro também sei que posso usar a terra, no fim das contas o neutro é terra. Mas já me aconteceu mais do que uma vez que ao usar a terra em vez do neutro para verificar a presença da fase, o interruptor diferêncial me ir abaixo.

Cumprimentos.
Última edição por Massapina em 25 jul 2008, 07:28, editado 1 vez no total.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

Massapina Escreveu:Boa tarde!

No caso do busca-pólos eu concordo consigo, mas se o neutro acender ai eu desconfio como é óbvio.

Quanto ao voltimetro também sei que posso usar a terra, no fim das contas o neutro é terra. Mas já me aconteceu mais do que uma vez que ao usar a terra em vez do neutro para veificar a presença da fase, o interruptor diferêncial me ir abaixo.

Cumprimentos.

mas isso acontece com voltimetros com resistencia interna baixa, ao ponto de conumirem uma intensidade residual suficeinte para disparar o diferencial.

Por vezes até faço do multimetro um busca pólos, uma ponta de prova, encostada ao corpo (na mão) e a outra ponta como sonda, para verificar se existe potencial. Esse método só é possivel em equipamentos com resistencia interna elevada (se não a corrente que passa, pode electrocutar-nos) ou de bastante confiança construtiva (bada daqueles do "oriente")
justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Been thanked: 24 times

Mensagem por justme »

Olá,

Uma "achega":

Se o diferencial dispara com este teste isso é garantia de que o neutro e a terra estão a potenciais substâncialmente diferentes, o que não é situação normal.

Um abraço
justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Been thanked: 24 times

Mensagem por justme »

rebelocruz Escreveu:
Quanto á autuilização do "busca polos" à que ter sempre em atenção que se no neutro existir uma pequena passagem este vai acender mas não quer dizer que o circuito esteja em tensão.
Olá rebelo,

Esta situação tambem não é normal, pois indica uma d.d.p entre neutro e terra, bem substâncial.

Um abraço
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Has thanked: 17 times
Been thanked: 14 times
Contacto:

Mensagem por BLima »

Viva colegas,

A meu ver se o busca-pólos acende quando o encostamos ao neutro, parece-me a mim que podemos ter uma das seguintes situações:

- Um sistema trifásico desequilibrado para termos corrente pelo neutro

- Num sistema monofásico, a corrente é bastante elevada no neutro para que o potencial no ponto onde fazemos a medição esteja relativamente acima dos 0V (terra) para compensar a queda de tensão até ao PT.

Saudações,
BLima
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
Responder

Voltar para “Conceitos”