Quantos disjuntores posso ligar a um diferencial
Quantos disjuntores posso ligar a um diferencial
Bom dia,
Tenho a seguinte dúvida quantos disjuntores posso ligar a um diferencial?
Como existe o limite máximo de 8 tomadas por circuito suponho que deva existir um para diferenciais.
Desde já obrigado pelas vossas respostas.
Tenho a seguinte dúvida quantos disjuntores posso ligar a um diferencial?
Como existe o limite máximo de 8 tomadas por circuito suponho que deva existir um para diferenciais.
Desde já obrigado pelas vossas respostas.
-
- Velha Guarda
- Registado: 14 abr 2010, 19:15
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 75 times
Re: Quantos disjuntores posso ligar a um diferencial
Boas!
Nunca vi em nenhum lado impor um máximo. No entanto deve ser a instalação vista pelo lado funcional.
Cumps!
Nunca vi em nenhum lado impor um máximo. No entanto deve ser a instalação vista pelo lado funcional.
Cumps!
Gostava de colocar um diferencial extra mas o problema é que o quadro está cheio e não cabe mais equipamento já possuo 5 diferenciais e numa das fases precisava de colocar 14 disjuntores.
-
- Velha Guarda
- Registado: 14 fev 2010, 13:12
- Has thanked: 405 times
- Been thanked: 89 times
Pedro, ajuda e muito mas então estou tramado pois são 14 disjuntores de 16A que necessito de ligar ou seja não vou conseguir certificar a instalação.
O quadro é de uma habitação mas tem muitos equipamentos pois preferi ter um disjuntor independente para tomadas, iluminação e estores por divisão, a carga vai ser muito baixa de momento só temos contratados 6.9KW Trifásico e se precisarmos de mais será por causa do AVAC.
Só na cozinha são 10 disjuntores.
O quadro é de uma habitação mas tem muitos equipamentos pois preferi ter um disjuntor independente para tomadas, iluminação e estores por divisão, a carga vai ser muito baixa de momento só temos contratados 6.9KW Trifásico e se precisarmos de mais será por causa do AVAC.
-
- Velha Guarda
- Registado: 14 fev 2010, 13:12
- Has thanked: 405 times
- Been thanked: 89 times
boas. as vezes é bom colocar quadros parciais para dividir, por ex na cozinha convem por um . pode não justificar mas ajuda muito, mas a tendencia é por so um . e depois ficamos á rasca como é o caso. isto é uma opiniáo cump
Pedro,
Concordo mas já tenho quadros parciais o problema que tive foi que não pude mexer no original da casa e apenas consegui colocar dentro do armário um quadro de 32U ou seja como a casa tem 2 pisos, garagem, oficina o principal funciona basicamente como quadro de distribuição o que deu muito
trabalho e saiu caro a passar todo o R/C para o quadro da cozinha e aumentei este mas os 60U não chegam.
Concordo mas já tenho quadros parciais o problema que tive foi que não pude mexer no original da casa e apenas consegui colocar dentro do armário um quadro de 32U ou seja como a casa tem 2 pisos, garagem, oficina o principal funciona basicamente como quadro de distribuição o que deu muito
trabalho e saiu caro a passar todo o R/C para o quadro da cozinha e aumentei este mas os 60U não chegam.
Em França eles não permitem mais de 8 circuitos por diferencial.
A meu ver o que faz sentido é colocar circuitos de aparelhos externos, sujeitos a chuva, cada um num diferencial separado tipo combi (disjuntor+diferencial) que só ocupa 2 posições no quadro. Os circuitos internos que dão muito menos chatices podem-se agrupar até 6 ou 7 por diferencial monofásico (2 pólos) de 30mA.
A meu ver o que faz sentido é colocar circuitos de aparelhos externos, sujeitos a chuva, cada um num diferencial separado tipo combi (disjuntor+diferencial) que só ocupa 2 posições no quadro. Os circuitos internos que dão muito menos chatices podem-se agrupar até 6 ou 7 por diferencial monofásico (2 pólos) de 30mA.
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
BoasDelph Escreveu: 21 jan 2020, 15:00 Pedro, ajuda e muito mas então estou tramado pois são 14 disjuntores de 16A que necessito de ligar ou seja não vou conseguir certificar a instalação.
Qual a potencia que pretende certificar?
Cpts.
Energy
Energy
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
BoasDelph Escreveu: 21 jan 2020, 14:33 Gostava de colocar um diferencial extra mas o problema é que o quadro está cheio e não cabe mais equipamento já possuo 5 diferenciais e numa das fases precisava de colocar 14 disjuntores.
Pelo que depreendi e uma vez que diz que "numa das fases precisava de colocar 14 disjuntores" suponho que tem contagem em trifásico.
Depois refere que o aumento de potencia será no máximo para 10.35Kvas, ou seja 400/15A, se for em monofásico será 230/45A.
Não é muito aconselhável colocar 14 disjuntores num ID, tratando-se de uma habitação regulamentarmente nesta situação que refere nada o impede.
Cpts.
Energy
Energy
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 19 abr 2017, 15:34
- Has thanked: 12 times
- Been thanked: 83 times
- Contacto:
Como desconheço instalação em si e o tipo de quadro existente nao consigo entender o que realmente necessita.
Mas para resolver falta de espaço Coloque o geral como id 63A 300mA 4P.
Depois analisa as necessidades de proteção residual mais baixa e instala os ids de 30mA onde justificar.
Se puder partilhar esquemas ou fotos e útil para entender melhor.
Mas para resolver falta de espaço Coloque o geral como id 63A 300mA 4P.
Depois analisa as necessidades de proteção residual mais baixa e instala os ids de 30mA onde justificar.
Se puder partilhar esquemas ou fotos e útil para entender melhor.
Completanto a resposta há disjuntores+diferenciais tudo na mesma caixa, tanto de 4 pólos como de 2 pólos. Isso permite poupar espaço sem desvantagens a não ser monetárias.
Eventualmente também haverá alguns circuitos que pode juntar no mesmo disjuntor. Veja se logicamente faz sentido juntar algum par de circuitos. Por exemplo, iluminação de WC e Cozinha (se forem separados). Circuitos com consumos fraquinhos, que estejam separados sem grande razão... Isto não é bonito, mas se não há espaço...
Eventualmente também haverá alguns circuitos que pode juntar no mesmo disjuntor. Veja se logicamente faz sentido juntar algum par de circuitos. Por exemplo, iluminação de WC e Cozinha (se forem separados). Circuitos com consumos fraquinhos, que estejam separados sem grande razão... Isto não é bonito, mas se não há espaço...
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
Boas,
o único problema que pode existir será com a acumulação de correntes de fuga se os 14 circuitos forem de utilização frequente e simultânea, uma vez que a soma destas pode exceder o valor do Dif.
Ohmico
o único problema que pode existir será com a acumulação de correntes de fuga se os 14 circuitos forem de utilização frequente e simultânea, uma vez que a soma destas pode exceder o valor do Dif.
Ohmico
Mais uma vez obrigado pelas respostas
Não me tinha lembrado das correntes de fuga não vai haver muitos ligados em simultâneo mas mesmo assim vou voltar a verificar a distribuição destes pelas fases.
Quanto aos disjuntores+diferenciais prefiro os ID por fazes pois se houver uma passagem não há um corte de todas as fases.
A razão de serem tantos disjuntores na mesma fase é porque quero a curto prazo instalar painéis foto voltaicos e desenhei o quadro para ter todos os circuitos de iluminação e uma máquina de AVAC numa das fases, a ideia é a quando da instalação deste e baterias desligar esta fase da rede a pendurar esta no inversor/carregador ficando com um sistema offgrid para a iluminação e CCTV por sua vez a máquina de AVAC será ligada directamente ao quadro geral para não desperdiçar esta fase.
O quadro geral será preparado com um inversor bipolar SK601 para a separação.
Não sei se terei problemas por a terra ser comum ou há alguma norma que não o permita.
Não me tinha lembrado das correntes de fuga não vai haver muitos ligados em simultâneo mas mesmo assim vou voltar a verificar a distribuição destes pelas fases.
Quanto aos disjuntores+diferenciais prefiro os ID por fazes pois se houver uma passagem não há um corte de todas as fases.
A razão de serem tantos disjuntores na mesma fase é porque quero a curto prazo instalar painéis foto voltaicos e desenhei o quadro para ter todos os circuitos de iluminação e uma máquina de AVAC numa das fases, a ideia é a quando da instalação deste e baterias desligar esta fase da rede a pendurar esta no inversor/carregador ficando com um sistema offgrid para a iluminação e CCTV por sua vez a máquina de AVAC será ligada directamente ao quadro geral para não desperdiçar esta fase.
O quadro geral será preparado com um inversor bipolar SK601 para a separação.
Não sei se terei problemas por a terra ser comum ou há alguma norma que não o permita.