Gostaria de ter um feedback o que se anda a fazer por ai ?
Tenho um edificio de habitação multifamiliar, os contadores e energia estão todos num painel de centralização de contagem no R/Chão, os contadores de água e gás estão no piso da respectiva fracção.
Diz no manual ITED3 pag.66 que:
Para efeitos de telecontagem, recomenda-se a interligação do ATE aos armários dos contadores de água, gás e electricidade.
Presumo que seja para Telecontagens dos serviços comuns não podendo ligar aos contadores das fracções certo? ... ou posso ?
Na pag. 87 do mesmo manual diz que:
REDE INDIVIDUAL DE TUBAGENS
Recomenda-se a ligação do ATI aos contadores de água, gás e eletricidade, para efeito de telecontagem, bem como aos sistemas de videoporteiro, sistemas de domótica e televigilância
Ora para prever telecontagens para a água e o gás é fácil porque os contadores estão ao nivel dos pisos das frações já os contadores de energia estão todos no r/chão tenho de levar o ponto de rede para cada um dos contadores ?
Eu sei que os novos contadores inteligentes não precisam desta infraestrutura mas para cumprimento do manual ITED3 temos de prever.
https://www.edp.pt/particulares/apoio-c ... /faq-11235
E costumam passar também o cabo ou deixam só tubagem ?
Duvida sobre Telecontagens
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 dez 2009, 16:34
- Has thanked: 11 times
- Been thanked: 30 times
Re: Duvida sobre Telecontagens
Recomendação não é obrigação... Para a electricidade não faz qualquer sentido pôr, uma vez que há já vários anos que a telecontagem é sem fios...
-
- Curioso
- Registado: 07 jun 2011, 19:25
- Has thanked: 5 times
Re: Duvida sobre Telecontagens
Viva, "...mas para cumprimento do manual ITED3 temos de prever." -Não, uma vez que se trata de uma recomendação, não é obrigado a deixar esta tubagem.