Carregar Veiculo Eléctrico...
Re: Carregar Veiculo Eléctrico...
Venho mais uma vez vos dar aqui um update.
Após ter pedido. novamente, a outro electricista que viesse cá, este não apareceu...
Entretanto por mera curiosidade fiz o seguinte, peguei no cabo que vem da vareta de cobre que faz de terra e liguei directamente a ficha em que ligo o carregador. O carro rejeita o carregamento e desliga se do carregador, liguei pela ficha OBD e nos parâmetros de carregamentos diz que "Ground Resistance: 650 Ohms". Obviamente que o carro não gosta deste valor mas porquê uma resistência tão alta? Mau terra?
Após ter pedido. novamente, a outro electricista que viesse cá, este não apareceu...
Entretanto por mera curiosidade fiz o seguinte, peguei no cabo que vem da vareta de cobre que faz de terra e liguei directamente a ficha em que ligo o carregador. O carro rejeita o carregamento e desliga se do carregador, liguei pela ficha OBD e nos parâmetros de carregamentos diz que "Ground Resistance: 650 Ohms". Obviamente que o carro não gosta deste valor mas porquê uma resistência tão alta? Mau terra?
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
Antes de fazeres mais invenções, em que possas criar um acidente, não mexas em mais nada.
Já desligou o terra, possivelmente tornou a ligar.
Aconselho os membros do fórum a terem cuidado com as informações dadas.
Cump.
Mário
Antes de fazeres mais invenções, em que possas criar um acidente, não mexas em mais nada.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Não percebo o que pretende com esta resposta mas penso que acha que eu ando para aqui a mexer sem qualquer tipo de consciência do que possa acontecer. Eu removi esse fio terra pois sei que o edifício tem outros tantos ligados e verifiquei que realmente continuou a haver terra. Agora perigo? Perigo é aquela instalação de elétrica que é tudo ligado a todo o lado com qualquer tipo de cabo e muitas vezes sem disjuntores e diferenciais. Isso sim é um perigo. E não precisei que você me disse se que era perigoso...Mário Escreveu: 09 jan 2020, 19:45 Boas
Cump.
Mário
Eu vim fazer um conjunto de questões, quem achar que deve responder, que responda que eu agradeço.
Não tenho culpa que o meu senhorio se esteja a c*gar para o que a instalação tem ou deixa de ter, "bem vindo a Portugal". Ainda lhe digo mais, muito daqueles disjuntores e diferenciais que la estão, sairam do meu bolso assim como cabos e etc pois zelo pelo que nao aconteca nada de mal aos bens materiais que lá se encontram.
Não se chateeim uns com os outros que não vale a pena.
600 e tal Ohm de resistência de terra não é bom... basta pensar que com uma corrente de 30mA em cima disso tens um potencial de 18 Volts.
Essa instalação precisa de ser revista. Se tens acesso a um quintal podes fazer uma terra como deve ser, mas provavelmente o neutro tem problemas também. E as fases idem, mas essas desde que tenham vagamente uma sinusoide, com fontes comutadas a coisa até funciona.
Há nenhuma entidade que se possa chamar para intimar o senhorio a ter de reparar a instalação elétrica? Tipo inspeção do gás?...
600 e tal Ohm de resistência de terra não é bom... basta pensar que com uma corrente de 30mA em cima disso tens um potencial de 18 Volts.
Essa instalação precisa de ser revista. Se tens acesso a um quintal podes fazer uma terra como deve ser, mas provavelmente o neutro tem problemas também. E as fases idem, mas essas desde que tenham vagamente uma sinusoide, com fontes comutadas a coisa até funciona.
Há nenhuma entidade que se possa chamar para intimar o senhorio a ter de reparar a instalação elétrica? Tipo inspeção do gás?...
rnbc Escreveu: 09 jan 2020, 21:40 Não se chateeim uns com os outros que não vale a pena.
Para fazer uma terra como deve ser, devo meter a vareta no chão a alguma profundidade específica? É que tenho na parte de trás um pequeno espaço onde não tem nada, so terra.
A instalação tem de ser revista sim senhora, ate lá vou tentando por disjuntores e mudar os cabos para espessuras corretas...
Penso que a unica maneira seria mesmo vir ca um tecnico ou engenheiro nestas coisas e por tudo direito e depois apresentar a conta ao senhorio.
Dependendo do solo para fazer uma terra como deve ser pode bastar enterrar uma vareta 30-40cm no chão (se for tipo pântano) ou então podes ter de enterrar várias a uma profundidade considerável e regar o chão regularmente, se for tipo deserto ou o solo for rochoso.
Só medindo a resistência de terra e fazendo algumas experiências é que se pode determinar como fazer uma boa terra num determinado sítio.
Eu tenho uma para fazer em casa e para já está meio atamancada. Mas um dia destes vou ter de lançar mãos à obra... já percebi que vou no meu caso ter de enterrar umas 3 ou 4 varetas até 2 metros de profundidade para ficar com 100 Ohm mesmo no verão quando a terra está seca... Não me apetecia cavar e furar, mas vai ter de ser
Só medindo a resistência de terra e fazendo algumas experiências é que se pode determinar como fazer uma boa terra num determinado sítio.
Eu tenho uma para fazer em casa e para já está meio atamancada. Mas um dia destes vou ter de lançar mãos à obra... já percebi que vou no meu caso ter de enterrar umas 3 ou 4 varetas até 2 metros de profundidade para ficar com 100 Ohm mesmo no verão quando a terra está seca... Não me apetecia cavar e furar, mas vai ter de ser

Qual séria a resistência desejada? Abaixo dos 100 Ohms?rnbc Escreveu: 09 jan 2020, 22:09 Dependendo do solo para fazer uma terra como deve ser pode bastar enterrar uma vareta 30-40cm no chão (se for tipo pântano) ou então podes ter de enterrar várias a uma profundidade considerável e regar o chão regularmente, se for tipo deserto ou o solo for rochoso.
Eu tenho uma para fazer em casa e para já está meio atamancada. Mas um dia destes vou ter de lançar mãos à obra... já percebi que vou no meu caso ter de enterrar umas 3 ou 4 varetas até 2 metros de profundidade para ficar com 100 Ohm mesmo no verão quando a terra está seca... Não me apetecia cavar e furar, mas vai ter de ser![]()
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 19 abr 2017, 15:34
- Has thanked: 12 times
- Been thanked: 83 times
- Contacto:
Atenção à corrente de passo. O topo da vareta deve estar no minimo a 60 cm do pavimento.
O valor ideal sera o mais proximo do zero. No entanto nao deve exceder os 100 ohms.
E preciso analisar o tipo de solo existente e realizar medicoes por forma a entender qual o tipo de instalação necessária para obter o valor mais baixo possível.
Entretanto tente arranjar forma de analisar a sua instalação para perceber quais as intervenções necessárias independentemente de quem e o responsável pela mesma. O quanto antes por forma a evitar acidentes.
O valor ideal sera o mais proximo do zero. No entanto nao deve exceder os 100 ohms.
E preciso analisar o tipo de solo existente e realizar medicoes por forma a entender qual o tipo de instalação necessária para obter o valor mais baixo possível.
Entretanto tente arranjar forma de analisar a sua instalação para perceber quais as intervenções necessárias independentemente de quem e o responsável pela mesma. O quanto antes por forma a evitar acidentes.
- Mário
- Team Apoio
Boas " K1ck09"
Contacta a https://www.analitica.pt/?gclid=EAIaIQo ... gLRNPD_BwE
para fazer uma Inspeção electrica à instalação.
Cump.
Mário
Contacta a https://www.analitica.pt/?gclid=EAIaIQo ... gLRNPD_BwE
para fazer uma Inspeção electrica à instalação.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
- Mário
- Team Apoio
Por isso é que escrevi para o pessoal ter cuidado.
Cump.
Mário
Cump.
Mário
- Mário
- Team Apoio
Tópico fechado.
Team Apoio
Mário
Team Apoio
Mário