Atualização de inscrição na DGEG

Responder
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Has thanked: 12 times
Been thanked: 83 times
Contacto:

Atualização de inscrição na DGEG

Mensagem por lcmmonteiro »

Boa tarde fórum.

Apesar de este tema já ter sido por várias vezes abordado aqui neste fórum e de uma forma geral creio que ainda está muito confuso, pessoalmente ainda não consegui entender nem obter as informações necessárias sobre a atualização da inscrição de técnicos na DGEG qual, já à mais de dois anos, fui informado que seria necessário para a renovação da inscrição frequentar ações de formação até Agosto de 2020 ou teriam que ser submetidos a exame na DGEG os técnicos que não cumprão este requisito.

Após vários contactos junto da DGEG, onde e mais uma vez por escrito nunca respondem, em todos os contactos via telefone ou presensialmente nunca obtive uma resposta clara e precisa. Fato é que já estamos em Janeiro e num pulinho chegamos a Agosto e continuamos no vazio da incógnita.

Recentemente li um artigo no site lexpoint qual falam sobre este tema - https://www.lexpoint.pt/Default.aspx?Pa ... 2Gumn0vJuM

Atualização de técnicos

Os técnicos responsáveis por instalações elétricas de serviço particular, regularmente inscritos nos serviços competentes a 15 de agosto, bem como os inspetores que prestem serviços nessa data, podem manter-se no exercício das respetivas atividades sem necessidade de cumprir os novos requisitos de qualificações.

Devem, no entanto, frequentar, até 15 de agosto de 2020, formação de atualização ministrada por entidade formadora certificada pela DGEG.

A DGEG publicita no seu site, listagens das entidades instaladoras, dos técnicos responsáveis pelo projeto, pela execução e pela exploração de instalações elétricas de serviço particular estabelecidos em território nacional ou que aqui operem em regime de livre prestação de serviços e das entidades inspetoras de instalações elétricas reconhecidas, estabelecidas em território nacional ou que aqui operem em regime de livre prestação de serviços.

Agora pergunto eu:

qualquer acção de formação é suficiente?

qual a duração minima ?

Mais informo que algumas das entidades listadas no site da DGEG ou não existem ou não respondem, tais quais destaco a psicoformação e a yellow planet...

Sinto-me bastante confuso e mais ainda na ausência de uma resposta por parte da DGEG, onde e após varios emails enviados já à vários meses não obtenho resposta...
maxxis
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 abr 2009, 22:34
Has thanked: 34 times
Been thanked: 15 times

Re: Atualização de inscrição na DGEG

Mensagem por maxxis »

Boa noite,

Desloquei-me à cerca de 2 semanas à DGEG, com essa mesma questão.

Fui simpaticamente atendido por uma senhora que me informou que não existe ainda qualquer informação nem sobre o local de formação nem qual é a formação em concreto, nada de nada...

Aliás nem existe qualquer previsão, apenas me disse para não me preocupar.

Cumprimentos
maxxis
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 abr 2009, 22:34
Has thanked: 34 times
Been thanked: 15 times

Mensagem por maxxis »

Já em setembro tinha contactado e recebi o seguinte e-mail
Anexos
email.png
email.png (229.59 KiB) Visto 1009 vezes
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Has thanked: 12 times
Been thanked: 83 times
Contacto:

Mensagem por lcmmonteiro »

A cerca de 2 anos o que me disseram e que qualquer formacao de curta duracao nas areas de energia seria suficiente.

Mas nao encontro nada que me possa ajudar a entender...

As entidades adws formadoras que contactei tambem nao sabem responder visto que a portaria ainda nao saiu....

Estou a espera de chegar a Agosto e ver o que vai acontecer... Pessoalmente nao estou muito preocupado na medida em que continuo a procura de algumas formações embora esteja difícil encontrar mas acredito que va gerar alguma polémica e aflição a alguns... Com algo que deveria ser simples
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”