joao-pt Escreveu: 01 jan 2020, 16:48
Estive a reler o tópico todo e ao longo do tópico foram dadas novas informações e ficou tudo muito mais confuso relativamente à questão inicial.
Vou deixar aqui umas sugestões e questões-respostas. Espero não me ter escapado algum pormenor.
1 - Tens um contrato de 6,9 kVA trifásico, certo?
1.1- Nunca vais conseguir carregar a 32A, se utilizares uma fase apenas para o carregamento, é possível que consigas pouco mais do que 10A. Isto considerando apenas o limitador de potência instalado.
2 - Que alternativas tens para carregares a mais do que 10A?
2.1 - Aumentas a potência contratada. (já se percebeu não ser possível por parte do senhorio)
2.2 - Alteras o contrato para monofásico. (já se percebeu não ser possível por parte do senhorio)
2.3 - Instalas um equipamento para "converter" parte da potência trifásica em monofásica. (economicamente não é viável, dava para carregares o carro nos postos de carregamento durante anos)
3 - Tens um carro para carregar com um carregador Khons 32A na instalação tal como ela se encontra. Não consegues carregar porque em qualquer limite de corrente (6A, 8A, 10A, 16A ou 32A ) o carregador deixa de carregar e dá o erro de "Power Leak! Please Check!", certo? Não tens manual porque o vendedor não o disponibilizou e o apoio do vendedor perante o erro obtido é nenhum, certo?
3.1 - Testa o carregador noutra instalação, isto se ainda não foi testado. Se funcionar corretamente passa para os pontos seguintes. Caso dê o mesmo erro, já sabes onde está o problema.
3.2 - O carregamento do carro já foi feito com outro carregador nessa ou noutra instalação e não deu qualquer erro, certo?
3.3 - Tenta perceber junto dos vizinhos se têm notado problemas na rede, onde se nota mais facilmente é na iluminação, ruído dos motores e equipamentos mais sensíveis que se desligam.
3.4 - Liga o carregador e coloca a carregar a 10A (ou mesmo 16A), com o multímetro vê se a tensão vai caindo e qual o valor da queda. Por exemplo de 230V para 200V.
Obrigado pelo Q&A, vou só responder a perguntas colocadas por si e colocar outras questões.
1- Sim
2- Neste momento, nenhuma. Sempre que o carregador bloqueia, tenho de desligar o carregador e voltar a ligar, já estou a 5 dias a fazer isto e só consegui 65%(já esteve mais longe dos 100%

)
3- Não propriamente mas sim, passo a explicar. O carro não carrega a 6A, logo 6A é para esquecer. A 8A e a 10A carrega mas ao fim de determinado tempo(aleatório) bloqueia e diz "Power Leak! Please Check!". A 16A e a 32A, independentemente se a instalação suporta ou não esta corrente, o carregador começa a carregar, a corrente sobe, a tensão desce e mais ou menos perto dos 8A, bloqueia e apresenta novamente o mesmo erro. Eu sei a corrente e a tensão usada durante o carregamento, pois o carregador mostra isso no display dele
*
3.1- Já testei em mais três sítios com os seguintes resultados:
- Numa instalação sem terra, o carro recusa se logo a carregar!
- Noutra instalação com uma potencia contrata de 3,45kVA, o que acontece no meu local nos 16A e 32A, acontece a qualquer corrente seleccionada(8A ou 10A).
- Noutra instalação industrial partilhada por vários armazéns, o que acontece no meu local, acontece exactamente igual.
3.2- O carro já foi carregado por o dono anterior com uma wallbox de 32A trifásica, e o carro sempre carregou bem!
3.3- Se eu ligar o meu aspirador ou o compressor, as luzes reduzem a intensidade por uns segundos e volta ao normal, o mesmo acontece se o vizinho de cima ligar o aspirador. Penso que por aqui dá para perceber que realmente existe uma queda.
3.4- A 10A, com uma tensão a começar a 230V, cai para 220V. A 16A começa a 230V e cai para 215V.
Mais info que possa ser importante:
- Com o carro a carregar a 10A ou 8A no meu espaço e através da ficha OBD2 dele, ligo o carro ao telemóvel e numa app(CanZE) vou a secção do carregamento e lá numa zona diz: Charging Status: Leakage Current. Terá alguma coisa a ver?
- O vizinho do lado tem um espaço de fiação(linhas de costura) e reparo que durante as horas em que a loja esta em funcionamento, o carregador a 10A, bloqueia quase de 30 em 30 minutos ou ate menos, e quando ele fecha a loja, costuma aguentar pelo menos 1h e já consegui com que aguenta se quase 3h. Horas de ponta(quando está toda a gente em casa) a tensão sem estar em carregamento chega perto dos 215V.
- A instalação eléctrica é uma desgraça simplesmente, até dá nojo olhar para ela, desde de fios terra ligados directamente ao neutro(que eu já pus direito, pus uma vareta de cobre no chão, passei o cabo correto para fio terra e pus a instalação toda com terra),a ter 5 cabos a ligar a cada fase(sem disjuntor) e cada um desses cabos liga a uma união, em que nessa união ligam mais outros 5 cabos e por isso, por fase sou capaz de ter 30 cabos ligados, no mínimo, que desaparecem no meio da parede e nunca mais são vistos em lado nenhum(pelo menos no meu espaço). Cada fio do suposto cabo que vem do contador da EDP é mais fino do que 2mm, de certeza(tenho cabo mais "grosso" a passar para tomadas). Tenho tomadas no mesmo espaço que não correspondem a instalação desse espaço, mas sim a instalação do espaço ao lado.
Se eu tirar este cabo terra que esta ligada a vareta, chego a ter 90V nos fios terra(medido entre terra-neutro) e são daqueles que dá para tremer

.
- Se o carro estiver a carregar e eu ligar o aspirador ou compressor, o carregador bloqueia instantaneamente.
- Pus uma tomada em casa, com cabo para 32A(4mm), disjuntor de 32A, escolhi a melhor fase(medi a tensão), pus tudo direitinho, a instalação em casa é nova, com cabos de espessura correta e tudo ligado correctamente, tenho contratado mais de 10kVA(não sei ao certo quanto, mas sei que é mais que 10kVA, tenho 5 aquecedores 1500w sempre ligados, logo tem de ser mais) e a qualquer corrente que escolha no carregador(seja 8A ou seja 32A), passado 5 minutos, o carregador bloqueia e dá o mesmo erro.
Eu neste momento quero uma solução, tenho o carro parado já a quase um mês, ligo para electricistas(que instalam wallbox's e etc) para vir cá e ninguém cá põe os pés, por isso está visto que vou ter de ser eu, com a vossa ajuda, a descobrir realmente o que se passa, se é o carregador que está todo marado ou se tenho realmente alguma fuga de corrente...
Vou experimentar hoje, no espaço do antigo dono, por a carregar com o meu carregador o meu carro, sei que lá carregou o meu com wallbox e já carregou outros carros com carregadores portáteis.
*Continuo com a mesma duvida, se o carregador funciona entre os 110V aos 230V, independentemente da tensão que esteja, desde que entre esses valores, o carro deveria carregar, certo? Se sim, não o faz, logo por esta ideia pode se chegar a conclusão que da tensão não é! Se não, porque razão dá erro de Power Leak e não de Undervolting?
Quanto ao manual, não tenho nada, e a solução ao erro obtido é substituir o meu carregador por outro novo.