Carregar Veiculo Eléctrico...

K1ck09
Curioso
Curioso
Registado: 28 dez 2019, 00:13

Re: Carregar Veiculo Eléctrico...

Mensagem por K1ck09 »

lcmmonteiro Escreveu: 30 dez 2019, 20:37 Apesar de não conhecer a sua instalação elétrica nem que tipo de tomada e/ou cabo alimenta esse circuito há algo no seu discurso que também me faz ficar confuso...

Ora se tem uma tomada de 32A monofásica, como vai escolher a melhor fase? Vai ao quadro mede com uma pinça qual a fase que tem menos carga e muda o cabo desse circuito?

Repare numa coisa que à partida é uma limitação e sem a alterar nada poderá fazer.... se a sua potência contratada é de apenas 10A por fase nunca irá conseguir ter 16A em nenhuma tomada, pelo menos não continuamente.. poderá eventualmente ter durante algum tempo até que o DCP limite e corte.

Em circuitos com tomadas de 16A o seu carregador irá andar na ordem dos 12A.

Com 10A por fase não há muito a fazer e por mais que o repitam é o seu limite!! Ponto!

Só tem duas alternativas:

ou tenta o aumento de potência e garante a potência necessária para realizar tal carregamento.

ou então eu nem devia dizer isto mas é o que às vezes apetece dizer e desde já peço desculpa a todo o fórum, tem que "fugir" ao seu DCP, pois de outra forma nunca terá mais do que os 10A disponíveis.

Recomendo que experimente o seu carregador numa outra instalação que tenha disponível mais do que 16A e confirme se realmente funciona a 100%.
Vou me tentar explicar melhor, a tomada(Tomada monofásica Azul de 32A Femea) esta presa a parede da qual sai um cabo monofásico(de 3 fios, cada um de 4mm2), em que o fio azul liga ao neutro, o fio amarelo e verde liga ao terra e o castanho a um disjuntor de 32 A. Este disjuntor esta ligado a um pente trifásico. Este pente esta ligado à saída de um disjuntor diferencial de 40A de 4 pólos. Quando me refiro a ver a melhor fase, pego no multímetro, coloco o negativo no neutro e vejo qual das fases tem maior tensão. Depois durante os meus testes, vi a fase com maior tensão e pus o disjuntor de 32A na posição do pente respectiva aquela fase.
Eu no carregador tenho possibilidade de escolher a "amperagem" que eu quero, posso por: 6, 8, 10, 16 e 32 amperes.

A minha questão anterior foi:
Desliguei tudo do pente que sai do diferencial(não existe nada ligado a corrente, nada!), apenas entra no diferencial um cabo trifásico(que vem do contador da luz da EDP), no pente agora vazio, com um multímetro escolho a fase com maior tensão e colo na respectiva posição do pente o disjuntor que liga à tomada. Visto que tenho contratado 6,9kVA, o que equivale a 10A por fase, logo na tomada tenho 10A(teoricamente), porque é que quando ligo o carregador e selecciono para carregar a 10A(nunca passa dos 9,7A no carregador), passado alguns minutos o carregador bloqueia e diz "Power Leak! Please Check!"?
O mesmo acontece quando selecciono 8A no carregador, simplesmente demora mais tempo para dar erro(30 a 45 minutos), supostamente se tenho 10A na tomada e o carregador só esta a usar 8A, tenho 2A ainda disponíveis, como pode o carregador bloquear por falta de "potencia"?
maxxis
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 abr 2009, 22:34
Has thanked: 34 times
Been thanked: 15 times

Mensagem por maxxis »

O carregador está ligado no quadro parcial?
Se sim no quadro principal tem todos os disjuntores desligados (excepto o que alimenta para o parcial claro).

Cumprimentos
rnbc
Curioso
Curioso
Registado: 26 dez 2017, 04:49
Has thanked: 5 times
Been thanked: 1 time

Mensagem por rnbc »

A questão do "leak" quer dizer que tens uma fuga para a terra. É o termo que se usa em inglês. O teu carregador pelos vistos tem proteção diferencial e é mais sensível do que o diferencial que tens em casa. Há um problema com o isolamento do circuito algures. Boa sorte a despistar isso... compra um diferencial de 10mA e vai testando em vários pontos ao longo do circuito até perceberes em que segmento tens a fuga. Depois deve ser só trocar esse segmento.

Em relação à potência, e visto que só tens 10A por fase, o carro não permite carregamento trifásico? O Zoe permite, os Tesla também. Podes limitar isso a 3*6A ou coisa parecida.

Tens aqui uma lista de carros com algumas opções de carregamento que eles suportam, e muitos suportam "3 Phase".

https://evconnectors.com/ev-plug-renault-zoe-cable

A tendência no futuro é quase todos virem a suportar porque colocar 22kW num carregador de rua é básico em trifásico e permite carregar muito mais depressa do que 7.4kW monofásico. A rede elétrica também agradece porque fica com as cargas mais equilibradas.

Equipamento que consuma 3 fases e gere uma saída monofásica não conheço, mas há equipamento que consome 3 fases de forma 99% balanceada e com 99% de fator de potência (carga resistiva quase pura em estrela) e gera uma saída trifásica que pode ser usada "à vontade do freguês", com factores de potência e desbalanceamentos bastante maus. Infelizmente são UPS industriais e custam o mesmo que um automóvel... portanto não servem. Se alguém conhecer equipamento barato para fazer isto, dão-se alvíssaras.
K1ck09
Curioso
Curioso

Mensagem por K1ck09 »

rnbc Escreveu: 31 dez 2019, 00:33 A questão do "leak" quer dizer que tens uma fuga para a terra. É o termo que se usa em inglês. O teu carregador pelos vistos tem proteção diferencial e é mais sensível do que o diferencial que tens em casa. Há um problema com o isolamento do circuito algures. Boa sorte a despistar isso... compra um diferencial de 10mA e vai testando em vários pontos ao longo do circuito até perceberes em que segmento tens a fuga. Depois deve ser só trocar esse segmento.

Em relação à potência, e visto que só tens 10A por fase, o carro não permite carregamento trifásico? O Zoe permite, os Tesla também. Podes limitar isso a 3*6A ou coisa parecida.

Tens aqui uma lista de carros com algumas opções de carregamento que eles suportam, e muitos suportam "3 Phase".

https://evconnectors.com/ev-plug-renault-zoe-cable

A tendência no futuro é quase todos virem a suportar porque colocar 22kW num carregador de rua é básico em trifásico e permite carregar muito mais depressa do que 7.4kW monofásico. A rede elétrica também agradece porque fica com as cargas mais equilibradas.

Equipamento que consuma 3 fases e gere uma saída monofásica não conheço, mas há equipamento que consome 3 fases de forma 99% balanceada e com 99% de fator de potência (carga resistiva quase pura em estrela) e gera uma saída trifásica que pode ser usada "à vontade do freguês", com factores de potência e desbalanceamentos bastante maus. Infelizmente são UPS industriais e custam o mesmo que um automóvel... portanto não servem. Se alguém conhecer equipamento barato para fazer isto, dão-se alvíssaras.
Existe alguma maneira de descobrir essa tal fuga usando o multímetro?
Sim o carro permite carregamento trifásico até 22kW mas optei por um monofásico pois também da para carregar com a ficha normal e desta forma se precisar de carregar em algum lado tenho sempre onde ligar e também por ser mais barato um bom bocado do que um trifásico.
rnbc
Curioso
Curioso

Mensagem por rnbc »

K1ck09 Escreveu: 31 dez 2019, 01:06Existe alguma maneira de descobrir essa tal fuga usando o multímetro?
Sim, se o teu multímetro medir correntes alternas da ordem dos microampéres ou milliampéres.

O que me ocorre é colocar o multímetro no meio do circuito de terra (em série) em vários pontos até detectar onde a fuga acontece.

Não sei se há pinças amperimétricas capazes de medir correntes tão baixas? Isso evitava ter de andar a sacar fios fora e meter o multímetro no meio...
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 02 out 2014, 21:42
Been thanked: 191 times

Mensagem por joao-pt »

Estive a reler o tópico todo e ao longo do tópico foram dadas novas informações e ficou tudo muito mais confuso relativamente à questão inicial.

Vou deixar aqui umas sugestões e questões-respostas. Espero não me ter escapado algum pormenor.

1 - Tens um contrato de 6,9 kVA trifásico, certo?
1.1- Nunca vais conseguir carregar a 32A, se utilizares uma fase apenas para o carregamento, é possível que consigas pouco mais do que 10A. Isto considerando apenas o limitador de potência instalado.

2 - Que alternativas tens para carregares a mais do que 10A?
2.1 - Aumentas a potência contratada. (já se percebeu não ser possível por parte do senhorio)
2.2 - Alteras o contrato para monofásico. (já se percebeu não ser possível por parte do senhorio)
2.3 - Instalas um equipamento para "converter" parte da potência trifásica em monofásica. (economicamente não é viável, dava para carregares o carro nos postos de carregamento durante anos)

3 - Tens um carro para carregar com um carregador Khons 32A na instalação tal como ela se encontra. Não consegues carregar porque em qualquer limite de corrente (6A, 8A, 10A, 16A ou 32A ) o carregador deixa de carregar e dá o erro de "Power Leak! Please Check!", certo? Não tens manual porque o vendedor não o disponibilizou e o apoio do vendedor perante o erro obtido é nenhum, certo?
3.1 - Testa o carregador noutra instalação, isto se ainda não foi testado. Se funcionar corretamente passa para os pontos seguintes. Caso dê o mesmo erro, já sabes onde está o problema.
3.2 - O carregamento do carro já foi feito com outro carregador nessa ou noutra instalação e não deu qualquer erro, certo?
3.3 - Tenta perceber junto dos vizinhos se têm notado problemas na rede, onde se nota mais facilmente é na iluminação, ruído dos motores e equipamentos mais sensíveis que se desligam.
3.4 - Liga o carregador e coloca a carregar a 10A (ou mesmo 16A), com o multímetro vê se a tensão vai caindo e qual o valor da queda. Por exemplo de 230V para 200V.
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas
O senhorio não tem nada haver com a potência contratada. Se queres alterar para monofásico, e se for possível a EDP ter disponibilidade para os kvA que queres só tens que alterar o quadro e fazer novo contrato.
Mas chama um técnico de electricidade

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
rnbc
Curioso
Curioso

Mensagem por rnbc »

O quadro é do senhorio e obviamente não pode ser alterado sem autorização dele. Pelos vistos quem paga a luz também é o senhorio... o contrato deve estar em nome dele.

O melhor é mesmo ver se o problema é do carregador: se funcionar bem noutras instalações não é. Depois caso o carregador esteja bom é ver se há fugas para a terra, porque é disso que o carregador parece queixar-se.

Segundo já li há uns meses o Renault Zoe é conhecido por ter fugas elevadas para a terra e alguns carregadores embirram com isso, incluindo postos públicos. O próprio carro é temperamental nos carregadores que aceita...

Dada a impossibilidade mexer no quadro e no contrato a melhor opção será carregar em trifásico 3*6A o que dá uns bastante jeitosos 4140 Watts e impõe cargas mínimas nos cabos, o que ajuda numa instalação antiga.

Boa sorte com isso...
K1ck09
Curioso
Curioso

Mensagem por K1ck09 »

joao-pt Escreveu: 01 jan 2020, 16:48 Estive a reler o tópico todo e ao longo do tópico foram dadas novas informações e ficou tudo muito mais confuso relativamente à questão inicial.

Vou deixar aqui umas sugestões e questões-respostas. Espero não me ter escapado algum pormenor.

1 - Tens um contrato de 6,9 kVA trifásico, certo?
1.1- Nunca vais conseguir carregar a 32A, se utilizares uma fase apenas para o carregamento, é possível que consigas pouco mais do que 10A. Isto considerando apenas o limitador de potência instalado.

2 - Que alternativas tens para carregares a mais do que 10A?
2.1 - Aumentas a potência contratada. (já se percebeu não ser possível por parte do senhorio)
2.2 - Alteras o contrato para monofásico. (já se percebeu não ser possível por parte do senhorio)
2.3 - Instalas um equipamento para "converter" parte da potência trifásica em monofásica. (economicamente não é viável, dava para carregares o carro nos postos de carregamento durante anos)

3 - Tens um carro para carregar com um carregador Khons 32A na instalação tal como ela se encontra. Não consegues carregar porque em qualquer limite de corrente (6A, 8A, 10A, 16A ou 32A ) o carregador deixa de carregar e dá o erro de "Power Leak! Please Check!", certo? Não tens manual porque o vendedor não o disponibilizou e o apoio do vendedor perante o erro obtido é nenhum, certo?
3.1 - Testa o carregador noutra instalação, isto se ainda não foi testado. Se funcionar corretamente passa para os pontos seguintes. Caso dê o mesmo erro, já sabes onde está o problema.
3.2 - O carregamento do carro já foi feito com outro carregador nessa ou noutra instalação e não deu qualquer erro, certo?
3.3 - Tenta perceber junto dos vizinhos se têm notado problemas na rede, onde se nota mais facilmente é na iluminação, ruído dos motores e equipamentos mais sensíveis que se desligam.
3.4 - Liga o carregador e coloca a carregar a 10A (ou mesmo 16A), com o multímetro vê se a tensão vai caindo e qual o valor da queda. Por exemplo de 230V para 200V.
Obrigado pelo Q&A, vou só responder a perguntas colocadas por si e colocar outras questões.
1- Sim

2- Neste momento, nenhuma. Sempre que o carregador bloqueia, tenho de desligar o carregador e voltar a ligar, já estou a 5 dias a fazer isto e só consegui 65%(já esteve mais longe dos 100% :D )

3- Não propriamente mas sim, passo a explicar. O carro não carrega a 6A, logo 6A é para esquecer. A 8A e a 10A carrega mas ao fim de determinado tempo(aleatório) bloqueia e diz "Power Leak! Please Check!". A 16A e a 32A, independentemente se a instalação suporta ou não esta corrente, o carregador começa a carregar, a corrente sobe, a tensão desce e mais ou menos perto dos 8A, bloqueia e apresenta novamente o mesmo erro. Eu sei a corrente e a tensão usada durante o carregamento, pois o carregador mostra isso no display dele*

3.1- Já testei em mais três sítios com os seguintes resultados:
- Numa instalação sem terra, o carro recusa se logo a carregar!
- Noutra instalação com uma potencia contrata de 3,45kVA, o que acontece no meu local nos 16A e 32A, acontece a qualquer corrente seleccionada(8A ou 10A).
- Noutra instalação industrial partilhada por vários armazéns, o que acontece no meu local, acontece exactamente igual.

3.2- O carro já foi carregado por o dono anterior com uma wallbox de 32A trifásica, e o carro sempre carregou bem!

3.3- Se eu ligar o meu aspirador ou o compressor, as luzes reduzem a intensidade por uns segundos e volta ao normal, o mesmo acontece se o vizinho de cima ligar o aspirador. Penso que por aqui dá para perceber que realmente existe uma queda.

3.4- A 10A, com uma tensão a começar a 230V, cai para 220V. A 16A começa a 230V e cai para 215V.

Mais info que possa ser importante:
- Com o carro a carregar a 10A ou 8A no meu espaço e através da ficha OBD2 dele, ligo o carro ao telemóvel e numa app(CanZE) vou a secção do carregamento e lá numa zona diz: Charging Status: Leakage Current. Terá alguma coisa a ver?
- O vizinho do lado tem um espaço de fiação(linhas de costura) e reparo que durante as horas em que a loja esta em funcionamento, o carregador a 10A, bloqueia quase de 30 em 30 minutos ou ate menos, e quando ele fecha a loja, costuma aguentar pelo menos 1h e já consegui com que aguenta se quase 3h. Horas de ponta(quando está toda a gente em casa) a tensão sem estar em carregamento chega perto dos 215V.
- A instalação eléctrica é uma desgraça simplesmente, até dá nojo olhar para ela, desde de fios terra ligados directamente ao neutro(que eu já pus direito, pus uma vareta de cobre no chão, passei o cabo correto para fio terra e pus a instalação toda com terra),a ter 5 cabos a ligar a cada fase(sem disjuntor) e cada um desses cabos liga a uma união, em que nessa união ligam mais outros 5 cabos e por isso, por fase sou capaz de ter 30 cabos ligados, no mínimo, que desaparecem no meio da parede e nunca mais são vistos em lado nenhum(pelo menos no meu espaço). Cada fio do suposto cabo que vem do contador da EDP é mais fino do que 2mm, de certeza(tenho cabo mais "grosso" a passar para tomadas). Tenho tomadas no mesmo espaço que não correspondem a instalação desse espaço, mas sim a instalação do espaço ao lado.
Se eu tirar este cabo terra que esta ligada a vareta, chego a ter 90V nos fios terra(medido entre terra-neutro) e são daqueles que dá para tremer :D :D :D .
- Se o carro estiver a carregar e eu ligar o aspirador ou compressor, o carregador bloqueia instantaneamente.
- Pus uma tomada em casa, com cabo para 32A(4mm), disjuntor de 32A, escolhi a melhor fase(medi a tensão), pus tudo direitinho, a instalação em casa é nova, com cabos de espessura correta e tudo ligado correctamente, tenho contratado mais de 10kVA(não sei ao certo quanto, mas sei que é mais que 10kVA, tenho 5 aquecedores 1500w sempre ligados, logo tem de ser mais) e a qualquer corrente que escolha no carregador(seja 8A ou seja 32A), passado 5 minutos, o carregador bloqueia e dá o mesmo erro.

Eu neste momento quero uma solução, tenho o carro parado já a quase um mês, ligo para electricistas(que instalam wallbox's e etc) para vir cá e ninguém cá põe os pés, por isso está visto que vou ter de ser eu, com a vossa ajuda, a descobrir realmente o que se passa, se é o carregador que está todo marado ou se tenho realmente alguma fuga de corrente...
Vou experimentar hoje, no espaço do antigo dono, por a carregar com o meu carregador o meu carro, sei que lá carregou o meu com wallbox e já carregou outros carros com carregadores portáteis.

*Continuo com a mesma duvida, se o carregador funciona entre os 110V aos 230V, independentemente da tensão que esteja, desde que entre esses valores, o carro deveria carregar, certo? Se sim, não o faz, logo por esta ideia pode se chegar a conclusão que da tensão não é! Se não, porque razão dá erro de Power Leak e não de Undervolting?
Quanto ao manual, não tenho nada, e a solução ao erro obtido é substituir o meu carregador por outro novo.
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 02 out 2014, 21:42
Been thanked: 191 times

Mensagem por joao-pt »

K1ck09 Escreveu: 04 jan 2020, 01:44
joao-pt Escreveu: 01 jan 2020, 16:48 (...)
(...)
(...)
- Noutra instalação com uma potencia contrata de 3,45kVA, o que acontece no meu local nos 16A e 32A, acontece a qualquer corrente seleccionada(8A ou 10A).
- Noutra instalação industrial partilhada por vários armazéns, o que acontece no meu local, acontece exactamente igual.
(...)
Li todo o texto mas este ponto chamou-me à atenção. O teu carregador ainda não funcionou corretamente em nenhuma instalação, certo?

Pela aplicação CanZE já se percebeu que o erro do carregador possivelmente será por uma fuga de corrente. Não sei de que forma está a ser feita essa medição e qual a ponderação tida para disparar o erro.

Desligando tudo, mesmo tudo, na instalação e deixando apenas o carro a carregar também dá erro?

Pelo restante texto, parece-me uma instalação a precisar de ser vista. Saber o valor da terra de proteção, instalação de diferenciais, instalação de disjuntores, perceber para onde vão os condutores todos e se estão corretamente dimensionados, etc.
K1ck09
Curioso
Curioso

Mensagem por K1ck09 »

joao-pt Escreveu: 04 jan 2020, 11:15
K1ck09 Escreveu: 04 jan 2020, 01:44
joao-pt Escreveu: 01 jan 2020, 16:48 (...)
(...)
(...)
(...)
Li todo o texto mas este ponto chamou-me à atenção. O teu carregador ainda não funcionou corretamente em nenhuma instalação, certo?

Pela aplicação CanZE já se percebeu que o erro do carregador possivelmente será por uma fuga de corrente. Não sei de que forma está a ser feita essa medição e qual a ponderação tida para disparar o erro.

Desligando tudo, mesmo tudo, na instalação e deixando apenas o carro a carregar também dá erro?

Pelo restante texto, parece-me uma instalação a precisar de ser vista. Saber o valor da terra de proteção, instalação de diferenciais, instalação de disjuntores, perceber para onde vão os condutores todos e se estão corretamente dimensionados, etc.
Certo.

Vou exprimentar essa ideia a ver se resolve algo.

O CanZE também diz que a resistência à terra é de 80Ohms
rnbc
Curioso
Curioso

Mensagem por rnbc »

Já mediste a tensão neutro-terra?

Dado que neste caso existem quedas de tensão apreciáveis nos cabos é possível que a tensão neutro-terra ande pelos 15-20 volts o que é completamente inaceitável. É possível que o carregador não goste disso e identifique como sendo uma fuga para a terra.

Também é possível que o carregador seja uma trampa... visto que não funciona em lado nenhum.

A queixa parte mesmo do carregador (na realidade um simples adaptador para ligar ao carro) ou é do equipamento que gera DC dentro do carro e transmite essa queixa ao carregador, onde ela é mostrada? Quer-me parecer que é o carro que se queixa. O que é que a Renault diz? Já ouvi dizer mal do conversor AC-DC dentro do Zoe...
K1ck09
Curioso
Curioso

Mensagem por K1ck09 »

rnbc Escreveu: 04 jan 2020, 23:03 Já mediste a tensão neutro-terra?

Dado que neste caso existem quedas de tensão apreciáveis nos cabos é possível que a tensão neutro-terra ande pelos 15-20 volts o que é completamente inaceitável. É possível que o carregador não goste disso e identifique como sendo uma fuga para a terra.

Também é possível que o carregador seja uma trampa... visto que não funciona em lado nenhum.

A queixa parte mesmo do carregador (na realidade um simples adaptador para ligar ao carro) ou é do equipamento que gera DC dentro do carro e transmite essa queixa ao carregador, onde ela é mostrada? Quer-me parecer que é o carro que se queixa. O que é que a Renault diz? Já ouvi dizer mal do conversor AC-DC dentro do Zoe...
A tensão entre neutro-terra é de 4 a 5V. Por curiosidade tirei os fios terra todos do pente onde se aperta, e mal tire um fio desses do tal pente a tensão nesses fios (entre terra-neutro) é entre 30V e 90V, suponho que não seja nada normal mas como quando esta ligado ao tal pente, esta energia é toda descarregada na terra. Apenas 4 dos 15 fios tem tensão de 0V, o resto anda entre os tais 30V e 90V

Pelo que sei a KHONS é chinesa e usa componente fabricados por outras empresas chinesas.

A queixa vem mesmo do carregador. O carro quando se queixa, desliga a ficha, acende uma luz vermelha por cima da entrada da ficha no carro e acende luz de erro no ecrã do carro e diz "Problema no Carregamento" ou algo assim parecido. O sistema de carregamento do Zoe é temperamental e odeia especialmente falta de terra ou "pouca" terra.
rnbc
Curioso
Curioso

Mensagem por rnbc »

K1ck09 Escreveu: 04 jan 2020, 23:24 A tensão entre neutro-terra é de 4 a 5V. Por curiosidade tirei os fios terra todos do pente onde se aperta, e mal tire um fio desses do tal pente a tensão nesses fios (entre terra-neutro) é entre 30V e 90V, suponho que não seja nada normal mas como quando esta ligado ao tal pente, esta energia é toda descarregada na terra. Apenas 4 dos 15 fios tem tensão de 0V, o resto anda entre os tais 30V e 90V

Pelo que sei a KHONS é chinesa e usa componente fabricados por outras empresas chinesas.

A queixa vem mesmo do carregador. O carro quando se queixa, desliga a ficha, acende uma luz vermelha por cima da entrada da ficha no carro e acende luz de erro no ecrã do carro e diz "Problema no Carregamento" ou algo assim parecido. O sistema de carregamento do Zoe é temperamental e odeia especialmente falta de terra ou "pouca" terra.
Esses 30 a 90 Volts são provavelmente devidos a acoplamento capacitivo ou indutivo. Como a resistência do multímetro é muito elevada (10 MOhm típico, no mínimo 1MOhm) medes isso, mas se tocares no fio provavelmente não sentes nada e a tensão desce porque tu serves de terra.

Com o carro a carregar a 8 A qual é a tensão entre o neutro e a terra? São só 4 ou 5 Volts?

Pede emprestados outros carregadores, para ver se também dão problemas. Experimenta um trifásico também, porque no caso da tua instalação será melhor: correntes mais baixas, menor tensão no neutro porque a corrente de neutro será próxima de zero, e provavelmente menores fugas para a terra devido à soma vetorial das correntes de fase ser nula. Se usares 6 A em trifásico vais carregar a 4140 Watt.

Essa instalação elétrica tem ar de ter problemas graves... se calhar não só em casa mas no edifício todo e na rua... mas como não a podes mudar tens de viver com ela.
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

A instalação elétrica tem que estar de acordo com as normas em vigor.
A rede eléctrica tem que estar de acordo com o que está estabelecido para a qualidade da energia.
Chama um técnico de electricidade.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Bloqueado

Voltar para “Problemas Elétricos”