Disjuntor dispara - Shelly 1 e comutador de escada

Responder
Moliko
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 30 abr 2011, 01:13

Disjuntor dispara - Shelly 1 e comutador de escada

Mensagem por Moliko »

Boa dia caros forista
Preciso de uma ajuda
Comprei uns Shelly 1 para automatizar as luzes do exterior de minha casa.
Tenho um problema que preciso de ajuda
Tenho uma luzes com comutador de escada com um interruptor na cozinha e outro na garagem. A fase que alimenta estas luzes pertence ao quadro da garagem (a casa tem um quadro geral e 3 subquadros - piso 1, cozinha e garagem).
Dado que o fio para a lâmpada sai do comutador da cozinha optei por instalar o shelly nesse comutador.
Para alimentar o Shelly, fui buscar o neutro à caixa de derivação das luzes do quadro da cozinha e a fase ao interruptor de uma luz da cozinha (que estão na mesma caixa - trata-se de uma caixa tripla com 3 interrutores).
Depois de tudo ligado, o Shelly tem corrente e é detetado na aplicação, tudo configurado, OK. Quando acciono o shelly ou quando ligo no comutador de escada o quadro da cozinha (e apenas o da cozinha!) dispara.
O quadro da garagem não dispara!
Qual é o problema? É ter ido "buscar" a fase e o neutro para alimentar o Shelly a um disjuntor num quadro e o Shelly estar a controlar uma fase / lâmpada que está noutro quadro??
Solução?
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 02 out 2014, 21:42
Been thanked: 191 times

Re: Disjuntor dispara - Shelly 1 e comutador de escada

Mensagem por joao-pt »

O que dispara é o disjuntor ou o diferencial? Possivelmente é o diferencial por estares a usar diferenciais de quadros diferentes. Se é o disjuntor, alguma das ligações ficou em curto-circuito. Se é o diferencial, possivelmente é pelo motivo que referi.
Moliko
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por Moliko »

O que dispara é o disjuntor geral do quadro da cozinha. O diferencial da iluminação da cozinha (onde fui buscar o neutro e a fase para alimentar o Shelly) não dispara sozinho.
Mas tudo o resto não dispara (nem o quadro geral nem o quadro da garagem). Aliás apercebi-me disso quando dei conta que o shelly tinha corrente no fio que ia do comutador de escada para a lâmpada mesmo depois do disjuntor ter disparado. A sorte foi ter ido testar com um busca-pólos antes de tudo.

Contudo, removendo os fios da lâmpada que ligam no shelly e acionando o shelly na aplicação, ouve-se o relé a funcionar e o diferencial da cozinha não dispara.
Há aqui algo relacionado com o shelly ser alimentado por um diferencial de um quadro e os comutadores de escada estarem ligados num quadro totalmente diferente ?
Eu fui buscar a fase para ao shelly a um interruptor de luz e o neutro à caixa de derivação. Mas são ambos do mesmo diferencial (iluminação na cozinha). Fará diferença?
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por joao-pt »

Se é o disjuntor, como dizes, tens alguma coisa em curto-circuito. Se o Shelly aparece é porque está bem alimentado mas nas ligações deves estar a juntar a fase com o neutro.

Evita ir buscar a fase a um lado e o neutro a outro, daqui a uns tempos precisas de fazer manutenção e não te lembras disso, quando te lembrares pode ser tarde.
Moliko
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por Moliko »

OK
Hoje à noite já vou alterar e vou buscar a fase e o neutro à caixa de derivação. Depois vou testar. Caso o problema persista acho que vou ter de ir buscar a fase e o neutro ao quadro da garagem de modo a ficar tudo no mesmo diferencial
Moliko
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por Moliko »

Bem novidades:

Fui buscar o neutro e a fase à caixa de derivação e o problema continua. O Shelly liga-se, é detetado, tudo certinho. Quando o acciono na aplicação ou quando uso o comutador de escada, tanto na cozinha como na garagem, o disjuntor da cozinha dispara. Seguem fotos

O disjuntor que dispara é o nº 1 (aquele hager CDC440P). O diferencial onde o Shelly está ligado é o 5
IMG_20191216_223308_resized_20191216_104941404[5578].jpg
Ligação do Shelly no comutador da cozinha. O L1 é a fase e o N é o neutro que fui buscar à caixa de derivação que liga ao diferencial nº 5
O fio preto ligado ao SW do Shelly liga ao comutador onde antes ligada a lampada. No 0 do Shelly liga o fio que vai para a lampada (segue no mesmo tubo para o comutador da garagem
79425526_897328607330978_99295108398055424_n.jpg
O outro comutador na garagem. Dá para ver o fio preto da lampada atrás, que passa e segue para a lâmpada
80094704_2718428721512774_3512524267277254656_n.jpg
Moliko
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por Moliko »

Começo a achar que vou ter de tentar instalar o Shelly no comutador da garagem. O fio preto está lá pelo que tenho o O e o SW. A fase tb tenho porque é lá que entra a fase dos comutadores de escada. Vou ter de ir buscar um neutro à caixa de derivação de onde vem a fase... o problema é que o meu sinal de rede na garagem é minimo, tenho receio que o Shelly não se ligue à rede.
dennisboy
Curioso
Curioso
Registado: 15 dez 2019, 14:28
Has thanked: 1 time

Mensagem por dennisboy »

Boa noite esse sistema esta a ser alimentado com a mesma fase? Tanto alimentação para o comutador de escada e para o shelly
Porque tem um quadro parcial na garagem e outro na cozinha e vejo um diferencial trifásico.
Moliko
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por Moliko »

Boas
São fases diferentes.
A instalação eletrica da casa foi pensada em trifásico apesar de atualmente estar a ser fornecida pela EDP em monofásico
Contudo, o quadro geral está segmentado em 3 (quadro piso 1, quadro cozinha, quadro garagem).
Deduzo que a ideia era ter o piso 0 (excluindo cozinha e exterior) + piso 1 numa fase, cozinha + exterior noutra fase, garagem noutra fase.

O Shelly estava a ser alimentado por uma fase do quadro da cozinha, mas a controlar um comutador de escada que estava noutra fase no quadro da garagem. Não funciona!
Entretanto fui ao comutador que estava na garagem, fui buscar a fase e o neutro à caixa de derivação que estava imediatamente por cima e ficou tudo a funcionar sem falhas. Felizmente o sinal de wifi chega à garagem (graças ao Tplink Deco).
Apesar do problema estar resolvido, gostava de saber pq é que o disjuntor disparava.
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por joao-pt »

Se o que está a disparar é o n.º1, então é o diferencial. Possivelmente tens aí problemas de fase e/ou neutro de diferenciais diferentes.

Coloca tudo como estava e começa de novo. Se o Shelly vai ser usado na cozinha, é lá que o colocas e tanto o neutro como a fase têm de pertencer ao circuito da cozinha.
Moliko
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por Moliko »

Optei por ligar o Shelly na garagem. Assim ficou com a fase de alimentação no mesmo diferencial e quadro que as lampadas que pretendia controlar.
Está a trabalhar sem qualquer problema.
O problema era claramente estar a controlar uma fase ligado a um diferencial trifásico e a ser alimentado por uma fase de outro diferencial
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”