Projecto de Iluminação Pública
Projecto de Iluminação Pública
Caros colegas, mais uma vez venho junto de vós na tentativa de obter alguma orientação. Foi-me solicitada a execução de um projecto de iluminação pública. O troço não é muito grande e não me parece que seja algo muito complexo. A questão é que é o primeiro projecto deste tipo que vou fazer e estou algo perdido em relação aos passos a seguir. Já solicitei à EDP os pontos de alimentação disponíveis no local e vou ter acesso a essa informação amanhã logo de manhã. Agora a partir daqui, qual o passo seguinte? Começo a definir a localização dos postes, calculo a queda de tensão no cabo e faço a separação das alimentações com armários?
Outro problema passa pela Memória Descritiva. O meu problema não é tanto escreve-la, mas ter um "fio condutor" da estrutura necessária dos pontos a referir.
Agradecia toda a ajuda que puderem dispensar pois tenho prazos apertados, na realidade são extremamente apertados.
Outro problema passa pela Memória Descritiva. O meu problema não é tanto escreve-la, mas ter um "fio condutor" da estrutura necessária dos pontos a referir.
Agradecia toda a ajuda que puderem dispensar pois tenho prazos apertados, na realidade são extremamente apertados.
- rebelocruz
- Quadro de Honra
- Registado: 31 dez 2007, 17:22
- Been thanked: 3 times
Re: Projecto de Iluminação Pública
Boas
Relativamente ao tipo de luminárias, normalmente é a EDP a definir.
Quanto à rede de iluminação publica não leva (ou não levava) armários, e era a EDP que definia o tipo de cabos, normalmente o VAV 4G10 ou 3x16+10.
A rede de IP era alimentada aparti de um PT ou então de um outro circuito de IP existente.
Deixo um projecto elaborado em 2003, mas não tenho a memória.
Relativamente ao tipo de luminárias, normalmente é a EDP a definir.
Quanto à rede de iluminação publica não leva (ou não levava) armários, e era a EDP que definia o tipo de cabos, normalmente o VAV 4G10 ou 3x16+10.
A rede de IP era alimentada aparti de um PT ou então de um outro circuito de IP existente.
Deixo um projecto elaborado em 2003, mas não tenho a memória.
- Anexos
-
- Prj 2ºCategoria.rar
- (242.26 KiB) Transferido 1070 vezes
Cpt
Rebelo Cruz
Rebelo Cruz
Muito obrigado, já é um começo. Neste caso leva armários pois não é um loteamento e sim uma iluminação de via. Leva os armários como ponto de ligação entre cada troço e o PT que o vai alimentar. Aliás, será nesse mesmo armário que devo colocar as protecções correcto?
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 jan 2008, 17:00
- Has thanked: 1 time
Deixo aqui um exemplo recente. Mas sei que tenho aqui algo melhor, mas só em papel ainda, nao está em Word (mas estou a trabalhar nisso
)
OBRA: INFRAESTRUTURAS ELÉCTRICAS DA
LOCAL:
REQUERENTE:
MORADA DO REQUERENTE:
1.2) Constituição das infraestruturas de alimentação
As infraestruturas projectadas têm origem em infraestruturas já existentes e pretendem alimentar XXXXX, e garantir a iluminação pública da estrada de acesso aos mesmos. As infraestruturas projectadas têm em conta as já existentes pretendendo também fazer o aproveitamento possível das já existentes.
1.3) Desenvolvimento da construção das infraestruturas de alimentação
De acordo com indicações do proprietário, o desenvolvimento da construção das infraestruturas de alimentação far-se-á numa só fase. A execução das respectivas obras será definido logo após à aprovação do presente projecto.
1.4) Regulamentos de acesso
Na elaboração do presente projecto tomou-se em consideração as recomendações da EDP – Distribuição de Energia SA, assim como as normas e regulamentos em vigor, nomeadamente:
• Regulamento de Segurança de Rede de Distribuição de Energia Eléctrica em Baixa Tensão
2) INSTALAÇÕES PROJECTADAS
As instalações que constituem este projecto são essencialmente as seguintes:
• Rede de Iluminação Pública
• Rede de Baixa Tensão
2.1) REDE DE DISTRIBUIÇÃO EM BAIXA TENSÃO
2.1.1) Características da Rede
A Rede de Baixa Tensão (BT) será aérea com cabos instalados em apoios de betão, localizados conforme peças desenhadas em anexo. Os cabos a utilizar serão os indicados em peças desenhadas correspondentes. Ao longo da bainha exterior da protecção dos cabos, de forma indelével e bem legível, deverá existir inscrita a seguinte indicação:
Fabricante – Tipo de Cabo – Nº e Secção dos Condutores – Ano de Fabrico
A inscrição deve ser contínua (ou seja, não deve ocorrer mais de 0,5m de cabo sem marcação) e não deverá conduzir á diminuição da espessura ou estanquicidade da bainha exterior de protecção. Os cabos serão do tipo LXS 4x25+16 mm2.
Caso seja rede subterrânea é cabo LSVAV 4x16
2.1.2) Armários de Distribuição de Rede de BT
Os armários de distribuição serão do tipo Y, em invólucro de material isolante, com altura de 875mm, largura 800mm, profundidade 360mm, equipados com 2 triblocos T2 e 4 triblocos de T00. Norma de referência EDP: DMA-C62-801/N (MAI 03).
Os armários de distribuição serão instalados em maciços com características e dimensões de acordo com o estipulado na referida Norma. Deverão possuir fechaduras mestradas.
Julgo que os mais utilizados agora são os tipo W
2.2) REDE DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA
Conforme indicado nas peças desenhadas, a iluminação será instalada nos apoios da rede eléctrica.
As colunas, os aparelhos de iluminação, respectivos suportes e lâmpadas serão do tipo corrente no Município, nomeadamente:
• Lâmpadas: VSAP de 70W ou 100 W
• Luminárias (Zona de Alta Poluição): luminária fechada (com difusor), graus de protecção mínimos:
o Compartimento de acessórios: IP43; IK08
o Compartimento óptico: IP65; IK08
• Braços: braços em tubo de ferro galvanizado, de acordo com o projecto tipo da Direcção Geral de Energia
Os cabos da rede de iluminação pública serão do mesmo tipo que os da rede de baixa tensão.
3) LIGAÇÕES À TERRA
3.1) COLUNAS DE ILUMINAÇÃO
A ligação á terra deve ser efectuada em todas as colunas de Iluminação Pública, ligando-se o neutro da rede ao eléctrodo de terra através de cabo VV 1x35mm2, com bainha exterior preta e isolamento azul, através de ligação do terminal do neutro do bloco de terminais do quadro de alimentação da luminária.
O valor da resistência global da terra deve ser igual ou inferior a 50 Ohm. O fuste da coluna deve ser ligado também á terra através da ligação do terminal de neutro ao terminal de terra existente na coluna, ao nível do quadro eléctrico de coluna de Iluminação Publica, através de cabo H07V-R de 16mm2 de secção.
3.2) TERMINAÇÕES
A ligação á terra das armaduras dos cabos que entram e saem das colunas deve ser feita de acordo com as instruções dos fabricantes e o tipo de iluminação. As armaduras devem ser ligadas à terra através de trança de cobre estanhado de 16mm2 de secção (14x5,1mm).
Nos troços da rede de IP estabelecida entre colunas, as armaduras dos cabos devem ser ligadas á terra nas duas extremidades. Exceptua-se a esta regra o primeiro troço, estabelecido entre o PT e a primeira coluna, em que a ligação à terra se fará no quadro eléctrico de coluna de IP da coluna, sendo a extremidade do lado do PT isolada (caso geral).
Nos casos particulares, se o PT for dotado de terra única, as armaduras dos cabos ente o PT e a primeira coluna serão ligados à terra do lado do PT.
3.3) JUNÇÕES
Nas junções deverá ser dada continuidade às bainhas dos cabos, de acordo com os métodos prescritos pelos fabricantes, sendo a continuidade normalmente feita através de trança de cobre de 16mm2, malha ou condutor de terra.
4) NOTAS FINAIS
Qualquer dúvida suscitada no presente projecto, após contacto com o técnico responsável, serão ultrapassadas com base nas NORMAS REGULAMENTARES das Instalações, assim como a execução deverá obedecer sempre às NORMAS do DISTRIBUIDOR PÚBLICO LOCAL.
O técnico,

OBRA: INFRAESTRUTURAS ELÉCTRICAS DA
LOCAL:
REQUERENTE:
MORADA DO REQUERENTE:
1.2) Constituição das infraestruturas de alimentação
As infraestruturas projectadas têm origem em infraestruturas já existentes e pretendem alimentar XXXXX, e garantir a iluminação pública da estrada de acesso aos mesmos. As infraestruturas projectadas têm em conta as já existentes pretendendo também fazer o aproveitamento possível das já existentes.
1.3) Desenvolvimento da construção das infraestruturas de alimentação
De acordo com indicações do proprietário, o desenvolvimento da construção das infraestruturas de alimentação far-se-á numa só fase. A execução das respectivas obras será definido logo após à aprovação do presente projecto.
1.4) Regulamentos de acesso
Na elaboração do presente projecto tomou-se em consideração as recomendações da EDP – Distribuição de Energia SA, assim como as normas e regulamentos em vigor, nomeadamente:
• Regulamento de Segurança de Rede de Distribuição de Energia Eléctrica em Baixa Tensão
2) INSTALAÇÕES PROJECTADAS
As instalações que constituem este projecto são essencialmente as seguintes:
• Rede de Iluminação Pública
• Rede de Baixa Tensão
2.1) REDE DE DISTRIBUIÇÃO EM BAIXA TENSÃO
2.1.1) Características da Rede
A Rede de Baixa Tensão (BT) será aérea com cabos instalados em apoios de betão, localizados conforme peças desenhadas em anexo. Os cabos a utilizar serão os indicados em peças desenhadas correspondentes. Ao longo da bainha exterior da protecção dos cabos, de forma indelével e bem legível, deverá existir inscrita a seguinte indicação:
Fabricante – Tipo de Cabo – Nº e Secção dos Condutores – Ano de Fabrico
A inscrição deve ser contínua (ou seja, não deve ocorrer mais de 0,5m de cabo sem marcação) e não deverá conduzir á diminuição da espessura ou estanquicidade da bainha exterior de protecção. Os cabos serão do tipo LXS 4x25+16 mm2.
Caso seja rede subterrânea é cabo LSVAV 4x16
2.1.2) Armários de Distribuição de Rede de BT
Os armários de distribuição serão do tipo Y, em invólucro de material isolante, com altura de 875mm, largura 800mm, profundidade 360mm, equipados com 2 triblocos T2 e 4 triblocos de T00. Norma de referência EDP: DMA-C62-801/N (MAI 03).
Os armários de distribuição serão instalados em maciços com características e dimensões de acordo com o estipulado na referida Norma. Deverão possuir fechaduras mestradas.
Julgo que os mais utilizados agora são os tipo W
2.2) REDE DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA
Conforme indicado nas peças desenhadas, a iluminação será instalada nos apoios da rede eléctrica.
As colunas, os aparelhos de iluminação, respectivos suportes e lâmpadas serão do tipo corrente no Município, nomeadamente:
• Lâmpadas: VSAP de 70W ou 100 W
• Luminárias (Zona de Alta Poluição): luminária fechada (com difusor), graus de protecção mínimos:
o Compartimento de acessórios: IP43; IK08
o Compartimento óptico: IP65; IK08
• Braços: braços em tubo de ferro galvanizado, de acordo com o projecto tipo da Direcção Geral de Energia
Os cabos da rede de iluminação pública serão do mesmo tipo que os da rede de baixa tensão.
3) LIGAÇÕES À TERRA
3.1) COLUNAS DE ILUMINAÇÃO
A ligação á terra deve ser efectuada em todas as colunas de Iluminação Pública, ligando-se o neutro da rede ao eléctrodo de terra através de cabo VV 1x35mm2, com bainha exterior preta e isolamento azul, através de ligação do terminal do neutro do bloco de terminais do quadro de alimentação da luminária.
O valor da resistência global da terra deve ser igual ou inferior a 50 Ohm. O fuste da coluna deve ser ligado também á terra através da ligação do terminal de neutro ao terminal de terra existente na coluna, ao nível do quadro eléctrico de coluna de Iluminação Publica, através de cabo H07V-R de 16mm2 de secção.
3.2) TERMINAÇÕES
A ligação á terra das armaduras dos cabos que entram e saem das colunas deve ser feita de acordo com as instruções dos fabricantes e o tipo de iluminação. As armaduras devem ser ligadas à terra através de trança de cobre estanhado de 16mm2 de secção (14x5,1mm).
Nos troços da rede de IP estabelecida entre colunas, as armaduras dos cabos devem ser ligadas á terra nas duas extremidades. Exceptua-se a esta regra o primeiro troço, estabelecido entre o PT e a primeira coluna, em que a ligação à terra se fará no quadro eléctrico de coluna de IP da coluna, sendo a extremidade do lado do PT isolada (caso geral).
Nos casos particulares, se o PT for dotado de terra única, as armaduras dos cabos ente o PT e a primeira coluna serão ligados à terra do lado do PT.
3.3) JUNÇÕES
Nas junções deverá ser dada continuidade às bainhas dos cabos, de acordo com os métodos prescritos pelos fabricantes, sendo a continuidade normalmente feita através de trança de cobre de 16mm2, malha ou condutor de terra.
4) NOTAS FINAIS
Qualquer dúvida suscitada no presente projecto, após contacto com o técnico responsável, serão ultrapassadas com base nas NORMAS REGULAMENTARES das Instalações, assim como a execução deverá obedecer sempre às NORMAS do DISTRIBUIDOR PÚBLICO LOCAL.
O técnico,
Muito obrigado, já é um ponto de partida. Vou pegar nesta estrutura de memória e completá-la para o projecto em questão. Se entretanto alguém tiver alguma sugestão para completar esta memória, ou uma mais completa e não se importar de partilhar, agradeço.
-
- Quadro de Honra
- Registado: 22 out 2007, 22:10
- Has thanked: 4 times
- Been thanked: 89 times
Aqui tem uma folha de cálculo para a queda de tensão
http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... ens%C3%A3o
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
Mais uma boa ajuda. Só não consegui foi ainda decifrar o funcionamento da folha. Há campos que não sei o que escrever. Já agora, a queda de tensão admissível é de 3%?
Problema resolvido com a folha de cálculo. O problema não estava na folha mas sim no programa que eu estava a usar. Agora, no Excel já aparece tudo direitinho.
é só para confirmar que o que a EDP normalmente usa agora é cabo LSVAV 4x16 e armários tipo W, tal como diz na MD aqui apresentada! 

-
- Curioso
- Registado: 21 mai 2008, 18:10
Uma dúvida:amoreira Escreveu:Aqui tem uma folha de cálculo para a queda de tensão
Antigamente utilizavam-se cabos com dois condutores para a iluminação pública e eram do tipo LXS 4x50+2x16 ou LXS 4x70+2x16. Certo?
É verdade que os condutores de iluminação pública incorporados no cabo podiam ser identificados como P1 ou P2, sendo os primeiros para as luminárias que iluminavam durante toda a noite e os segundos para a redução de iluminação a partir de uma determinada hora da noite?
Bom Dia,
Uma vez que já solicitou á EDP os pontos de alimentação disponivél, pode dizer-me como o fez/disponibilizar o contacto, pois enviei um fax para ele há mais de um mês e não tive resposta e na linha de atendimento dizem sempre "que a resposta será dada o mais rapidamente possivél", ou seja não informam nada.
Obrigada
Paula
Uma vez que já solicitou á EDP os pontos de alimentação disponivél, pode dizer-me como o fez/disponibilizar o contacto, pois enviei um fax para ele há mais de um mês e não tive resposta e na linha de atendimento dizem sempre "que a resposta será dada o mais rapidamente possivél", ou seja não informam nada.
Obrigada
Paula
smonteiro Escreveu:Caros colegas, mais uma vez venho junto de vós na tentativa de obter alguma orientação. Foi-me solicitada a execução de um projecto de iluminação pública. O troço não é muito grande e não me parece que seja algo muito complexo. A questão é que é o primeiro projecto deste tipo que vou fazer e estou algo perdido em relação aos passos a seguir. Já solicitei à EDP os pontos de alimentação disponíveis no local e vou ter acesso a essa informação amanhã logo de manhã. Agora a partir daqui, qual o passo seguinte? Começo a definir a localização dos postes, calculo a queda de tensão no cabo e faço a separação das alimentações com armários?
No meu caso tive uma reunião com o responsável da distribuição da zona em questão.
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 jan 2008, 17:00
amigos...a EDP anda um cancro autêntico! é atrasos atrás de atrasos, e não importa se temos dinheiro para pagar as licenças e obras a pronto, o resultado é igual: ESPERAR SENTADO!PGaspar Escreveu:Bom Dia,
...
pois enviei um fax para ele há mais de um mês e não tive resposta e na linha de atendimento dizem sempre "que a resposta será dada o mais rapidamente possivél", ou seja não informam nada.
Obrigada
Paula
...
foi-me confidenciado por um funcionário da EDP que eles não têm capacidade de resposta por falta de pessoal, mas que não colocam novos funcionários. Foi feita uma reestruturação da empresa onde perderam inúmeros processos, simplesmente! Quando dão autorização para avançar a obra, é o sub-empreiteiro da EDP que vai efectuar o trabalho, mas.... tb eles não têm capacidade de resposta, por falta de meios e de pessoal! Logo, atrasos e mais atrasos!
isto é incrível, é o que vos digo... ainda há pouco tempo liguei para a EDP da zona a procurar saber informações dum processo que tinha enviado cerca de 2 meses antes, o resultado foi que não tinha dado entrada esse processo na EDP.. pois pois... depois de um chefe qualquer ter conversado comigo, mas assim meio irritado já, e afirmar que não tinham nada, afinal de contas o processo lá apareceu e uma semana depois já o tinha em andamento.
está muito complicado trabalhar com a EDP, as coisas fazem-se, mas é preciso MUITO tempo... e isto é geral ao país pelo que sei!
Learning is the goal!!
-
- Velha Guarda
- Registado: 14 jan 2014, 22:57
- Been thanked: 5 times
Bom dia!
Desenterrando um pouco este tópico faço uma pergunta...
Qual é aproxidamente a distância máxima que a mesma rede de iluminaçlão pública pode atingir?
Qual é aproxidamente a distância máxima que a mesma rede de iluminaçlão pública pode atingir?
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Não existe limite. É preciso é cumprir as quedas de tensão e pode chegar a um ponto, que é muito caro ter um rede extensa.Pimenta Escreveu:Bom dia!
Outra limitação tem a ver com a potência de curto-circuito disponivel. Quanto mais pequena, menor deverá ser a rede. Sendo do tipo TN, os fusiveis depois têm dificuldade em desactivar o troço em caso de avaria, se for muito cumprida.