Olá a todos,
De eletricidade percebo muito ou pouco, ou nada, e tenho uma dúvida quando à diferença entre dois disjuntores e o seu funcionamento no quadro de minha casa.
Poderiam explicar, por favor, a diferença entre o disjuntor geral, do lado esquerdo, e o disjuntor não diferencial, do lado direito.
Teriam também uma ideia do que poderia dispara um ou o outro?
Muito obrigado!
Duvida sobre o funcionamento do quadro
- maxxis
- Velha Guarda
- Registado: 02 abr 2009, 22:34
- Has thanked: 34 times
- Been thanked: 15 times
Re: Duvida sobre o funcionamento do quadro
O disjuntor não diferencial do lado direito é da companhia de eletricidade e limita a potência que tem contratada, ou seja não permite consumir o que quer mas sim aquilo que paga e aquilo para que a instalação elétrica foi dimensionada. O geral da esquerda é um interruptor diferencial e serve para proteger a sua casa e pessoas, desliga assim que deteta uma corrente anormal, um defeito numa máquina por exemplo.Amaral88 Escreveu: 09 dez 2019, 19:27 Olá a todos,
De eletricidade percebo muito ou pouco, ou nada, e tenho uma dúvida quando à diferença entre dois disjuntores e o seu funcionamento no quadro de minha casa.
Poderiam explicar, por favor, a diferença entre o disjuntor geral, do lado esquerdo, e o disjuntor não diferencial, do lado direito.
Teriam também uma ideia do que poderia dispara um ou o outro?
Muito obrigado!
Um controla a potência que tem em casa e outro protege.
- maxxis
- Velha Guarda
- Registado: 02 abr 2009, 22:34
- Has thanked: 34 times
- Been thanked: 15 times
Re: Duvida sobre o funcionamento do quadro
Já agora o botão laranja tem um T gravado, significa TESTE e serve para verificar que o mesmo se encontrar a funcionar corretamente. Ao pressionar o mesmo deve disparar