Condensadores electroliticos
-
- Electricista de 3ª
- Registado: 17 ago 2010, 23:41
- Has thanked: 7 times
- Been thanked: 1 time
Re: Condensadores electroliticos
Mario, já me disseram que podia ser os rolamentos da bomba, se ligar direto ela arranca, o condensador parece ser novo, poderá estar estragado ou ser curto? Obrigado
joedualmar
Aprender até morrer...
Aprender até morrer...
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
Se for rolamentos tens que ouvir o ruído deles (gripados) ou estão presos.
O condensador parecer, não é nada. Ou está bom, ou não está. Se for visível que esteja arrebentado, ou o cheiro a ácido, então está avariado, mas medindo tens a certeza do estado do condensador.
Como é uma bomba vê se tens prisão, vê se tens filtro limpo ou se está roto.
Cump.
Mário
Não sei o que chamas ligar directo. Se ligar directo, é teste em bancada, e se está bom, está bom.joedualmar Escreveu: 01 dez 2019, 18:03 Mario, já me disseram que podia ser os rolamentos da bomba, se ligar direto ela arranca, o condensador parece ser novo, poderá estar estragado ou ser curto? Obrigado
Se for rolamentos tens que ouvir o ruído deles (gripados) ou estão presos.
O condensador parecer, não é nada. Ou está bom, ou não está. Se for visível que esteja arrebentado, ou o cheiro a ácido, então está avariado, mas medindo tens a certeza do estado do condensador.
Como é uma bomba vê se tens prisão, vê se tens filtro limpo ou se está roto.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Electricista de 3ª
Mario quando se refere ao filtro, é o da água? obrigado
joedualmar
Aprender até morrer...
Aprender até morrer...
- Mário
- Team Apoio
Sim, se estiver roto pode ter passado "lixo" ou haver incrustação. A bomba é de agua quente ou fria?
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Electricista de 3ª
é de água quente, dado estar numa bomba de calor baixa temperatura
joedualmar
Aprender até morrer...
Aprender até morrer...
- Mário
- Team Apoio
Se a bomba for das que penso, não têm rolamentos, mas sim "mancais, ou casquilhos" em "carvão, teflon". É a própria água que faz a lubrificação. Mas como dizes que com um arame dás movimento na ventoinha, já não pode ser das que descrevi.joedualmar Escreveu: 01 dez 2019, 22:55 é de água quente, dado estar numa bomba de calor baixa temperatura
-
- Electricista de 3ª
poderá ter a ver com o caudal da água? Posso tentar colocar um condensador ligeiramente mais forte? Obrigado
joedualmar
Aprender até morrer...
Aprender até morrer...
- Mário
- Team Apoio
Boas
O condensador é sempre especifico a cada motor (serie de fabrico). Podes ter um motor da marca "A" que usa 10mf a 450V, e podes ter outro (da mesma marca mas série diferente) que usa 60mf a 230V.
São diferentes, e nunca podes trocar os condensadores ( valor em os mf e ou a tensão)
Não mexas no valor do condensador!joedualmar Escreveu: 01 dez 2019, 23:06 poderá ter a ver com o caudal da água? Posso tentar colocar um condensador ligeiramente mais forte? Obrigado
O condensador é sempre especifico a cada motor (serie de fabrico). Podes ter um motor da marca "A" que usa 10mf a 450V, e podes ter outro (da mesma marca mas série diferente) que usa 60mf a 230V.
São diferentes, e nunca podes trocar os condensadores ( valor em os mf e ou a tensão)
-
- Aprendiz
- Registado: 09 mar 2019, 13:13
Uma pequena nota: Se fosse um condensador de compensação do factor de potencia ( que se liga em paralelo - ou derivação - com o motor ) não haveria necessidade de ser ( ou suportar ) de 450V. Eu diria que a julgar por esse valor de tensão, o condensador é de arranque, pois costuma ser esse o valor da tensão dos condensadores usados para esse fim. De acrescentar que uma fotografia, esquema ou diagrama das ligações seria bastante útil...
Em relação ao valor do condensador, se for de arranque, não será esclarecedor medir a sua capacidade com um multímetro, pois ela varia com a corrente que o percorre. Já um teste em carga do condensador em série com uma resistência de baixo valor ohmico, seria mais elucidativo do estado do condensador. Teria que "soltar" o condensador e liga-lo à tal resistência, por exemplo um aquecedor, cuja resistência teria que medir previamente com o multímetro. Por exemplo, um termoventilador de 2000W costuma ter uma resistencia de cerca de 26 ohms ( em frio ), que pode ser usado no teste.
Se o condensador estiver "bom", fazendo então as contas para 12.5uf, a tensão medida aos terminais do aquecedor seria cerca de 23V ( considerando a tensão da rede de 230V ...)
Na pratica, a capacidade do condensador vai decrescendo com o uso, seja pelo numero de ciclos, seja pelos picos de tensão a que esteve sujeito ( que estragam bem mais que as horas que esteve em serviço... ), pela frequência da corrente, temperatura, humidade, etc etc
Espero ter contribuido para esclarecer algumas duvidas que houvessem.
Em relação ao valor do condensador, se for de arranque, não será esclarecedor medir a sua capacidade com um multímetro, pois ela varia com a corrente que o percorre. Já um teste em carga do condensador em série com uma resistência de baixo valor ohmico, seria mais elucidativo do estado do condensador. Teria que "soltar" o condensador e liga-lo à tal resistência, por exemplo um aquecedor, cuja resistência teria que medir previamente com o multímetro. Por exemplo, um termoventilador de 2000W costuma ter uma resistencia de cerca de 26 ohms ( em frio ), que pode ser usado no teste.
Se o condensador estiver "bom", fazendo então as contas para 12.5uf, a tensão medida aos terminais do aquecedor seria cerca de 23V ( considerando a tensão da rede de 230V ...)
Na pratica, a capacidade do condensador vai decrescendo com o uso, seja pelo numero de ciclos, seja pelos picos de tensão a que esteve sujeito ( que estragam bem mais que as horas que esteve em serviço... ), pela frequência da corrente, temperatura, humidade, etc etc
Espero ter contribuido para esclarecer algumas duvidas que houvessem.
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Un do Condensador de arranque:
- ligado permanente: 400V
- ligado temporário: 230V (desligado por meio de relé volti ou amperimétrico, ou interruptor centrifugo)
- ligado permanente: 400V
- ligado temporário: 230V (desligado por meio de relé volti ou amperimétrico, ou interruptor centrifugo)