Boa tarde colegas,
Foi-me proposta a realização de um projecto eléctrico destinado a Aolojamento Local e surgiram-me algumas duvidas.
O prédio é consituido por várias fracções (igual a um edificio de habitação).
No meu entender, sendo o prédio destinado a alojamento local, o mesmo enquadra-se nas RTIEBT como Edificio Recebendo Publico - Empreendimento Turistico certo? (um quadro de entrada e um quadro por piso a distribuir para cada fracção)
Se tiver de considerá-lo desta forma, o Dono pediu-me que previsse a possibilidade de no futuro alguem adquirir umas das fracções.
As minhas duvidas são:
1 - O alojamento local é enquadrado no estabelecimento turistico?
2-Qual a melhor forma de prever no futuro a aquisição de umas das fracções por uma pessoa.
(Estava a pensar em deixar um tubo de reserva do quadro de Entrada para cada fracção)
3 - Caso alguem no futuro compre uma fracção é possivel adicionar um contador? isso implica alterar o Quadro de entrada para um Q. de Colunas?
Agradeço desde já as vossas respostas e comentários.
Cumprimentos,
Sérigo
Prédio para alojamento local
-
- Curioso
- Registado: 11 jan 2019, 15:46
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Re: Prédio para alojamento local
BoasSérgio.P.S Escreveu: 30 nov 2019, 18:30 Boa tarde colegas,
Foi-me proposta a realização de um projecto eléctrico destinado a Aolojamento Local e surgiram-me algumas duvidas.
O prédio é consituido por várias fracções (igual a um edificio de habitação).
No meu entender, sendo o prédio destinado a alojamento local, o mesmo enquadra-se nas RTIEBT como Edificio Recebendo Publico - Empreendimento Turistico certo? (um quadro de entrada e um quadro por piso a distribuir para cada fracção)
Se tiver de considerá-lo desta forma, o Dono pediu-me que previsse a possibilidade de no futuro alguem adquirir umas das fracções.
As minhas duvidas são:
1 - O alojamento local é enquadrado no estabelecimento turistico?
2-Qual a melhor forma de prever no futuro a aquisição de umas das fracções por uma pessoa.
(Estava a pensar em deixar um tubo de reserva do quadro de Entrada para cada fracção)
3 - Caso alguem no futuro compre uma fracção é possivel adicionar um contador? isso implica alterar o Quadro de entrada para um Q. de Colunas?
Agradeço desde já as vossas respostas e comentários.
Cumprimentos,
Sérigo
Talvez criar uma zona técnica, deixar um Q. Colunas equipado com reservas que no futuro possam alimentar eventuais novos locais de consumo no edifício.
Deixar um tubo de 32/40mm de cada fração para essa zona técnica para no futuro permitir criar novos locais de consumo sem recurso a obras de Construção Civil.
Cpts.
Energy
Energy
-
- Curioso
Obrigado pela resposta Energy.
Parece-me ser a melhor solução.
Cumpz
Sérgio
Parece-me ser a melhor solução.
Cumpz
Sérgio
-
- Quadro de Honra
- Registado: 22 out 2007, 22:10
- Has thanked: 4 times
- Been thanked: 89 times
Uma vez que a legislação não tem a figura de "Edifício para alojamento local" porque não fazer de raiz a instalação eléctrica como se de um edifício de habitação multi familiar se trata-se ? ... assim fica preparado para tudo, alugar, arrendar ou venda
Vê a legislação em anexo.
Vê a legislação em anexo.
- Anexos
-
- guia-alojamento-local-fev-2019.pdf
- (1.32 MiB) Transferido 81 vezes
-
- Lei 62_2018.pdf
- (312.37 KiB) Transferido 77 vezes
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
-
- Velha Guarda
- Registado: 14 abr 2010, 19:15
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 75 times
Boas!
Quanto a isso só o cliente pode saber o que quer. Se uma instalação coletiva com várias frações para depois as vender ou apenas 1 para Alojamento local.
Também já tive isto em mãos, ou seja, o cliente queria fazer um alojamento local e se não desse retorno iria vender algumas ou todas as frações.
Neste caso teve-se que optar por instalar tudo como se fosse um edifício de habitação multifamiliar e deixar preparada tubagem para os requisitos de um alojamento local, como por exemplo deteção automárica de incêncios e controlo de acessos.
Cumps!
Quanto a isso só o cliente pode saber o que quer. Se uma instalação coletiva com várias frações para depois as vender ou apenas 1 para Alojamento local.
Também já tive isto em mãos, ou seja, o cliente queria fazer um alojamento local e se não desse retorno iria vender algumas ou todas as frações.
Neste caso teve-se que optar por instalar tudo como se fosse um edifício de habitação multifamiliar e deixar preparada tubagem para os requisitos de um alojamento local, como por exemplo deteção automárica de incêncios e controlo de acessos.
Cumps!
-
- Curioso
Agradeço a todos pelas respostas e pela informação adicional da legislação.
Vou desenvolver o projecto como um Edificio de Habitação.
Cumprimentos
Sérgio
Vou desenvolver o projecto como um Edificio de Habitação.
Cumprimentos
Sérgio