O que me trás ate vós é uma situação incrível para a qual não arranjo resposta.
Perto do Natal tive uma surpresa o quadro disparou mas não do geral da EDP mas sim no disjuntor geral do quadro
Fiz todas as experiências possíveis e imaginárias e o disjuntor só conseguia ficar ligado desde que algumas fases da casa ficassem desligadas (de referir que habito numa moradia de 3 pisos). Ex. se desligasse a CV o 1º andar e o RC funcionavam se trocasse e desligasse sempre um dos pisos os outros 2 funcionavam sem problemas.
Comecei depois a experimentar desligar só algumas disjuntores e cheguei á conclusão que no caso do disjuntor da CV onde está ligada a luz da CV e quintal (está ligado o motor da piscina) se este ficasse desligado tinha electricidade na casa sem problemas.
Mas então descubro também tenho uns painéis solares que me montaram em JUNHO que também se encontram no exterior em que montaram com um cabo eléctrico e que vem ligar numa tomada que se encontra no sótão e fiz a seguinte experiência:
desligava os painéis da tomada e todo o sistema funcionava . Mal ligava os painéis a tomada o sistema ia abaixo, depois com uma extençaõ tentei ligar no 1º andar e no RC e acontecia sempre o mesmo o disjuntor desligava automaticamente
É de dar em doido já reclamei a empresa instaladora que verificou a caixa de ligação que se encontrava no exterior e dizem que está seca ??????
A verdade é que o disjuntor vai a baixo sempre que chove (logo tem de ser algo no exterior certo).
Mais estranho passadas umas horas depois de parar de chover o sistema funcionava sem problemas, começa a chover passadas umas horas o disjuntor dispara.
Verifiquei em casa os frigoríficos e maquinas algumas tomadas e parece estar tudo OK
Pela explicação posso depreender que o problema esta no exterior ?????? Em virtude de o disjuntor este demonstra que existe uma passagem de neutro/terra isso pode acontecer com chuva ????
Aguardo vossas preciosas opinioes e conselhos
Obrigada