Focos e comutador de escada
Focos e comutador de escada
Boa tarde
Tenho uma cozinha actualmente em renovação e pretendia colocar uns focos específicos com sistema que permite 3 opções de luz diferentes consoante o número de cliques no interruptor (https://www.leroymerlin.pt/Produtos/Ilu ... F_17976560. No entanto, como temos 2 portas e nem sempre entramos ou saímos pela mesma, pretendia usar um comutador de escada. Foi-me dito que não seria possível com aqueles focos e que a alternativa era um interruptor único. Isso é mesmo assim ou há alguma possibilidade de ser usado o sistema de comutador com os focos em questão?
Obrigado
Tenho uma cozinha actualmente em renovação e pretendia colocar uns focos específicos com sistema que permite 3 opções de luz diferentes consoante o número de cliques no interruptor (https://www.leroymerlin.pt/Produtos/Ilu ... F_17976560. No entanto, como temos 2 portas e nem sempre entramos ou saímos pela mesma, pretendia usar um comutador de escada. Foi-me dito que não seria possível com aqueles focos e que a alternativa era um interruptor único. Isso é mesmo assim ou há alguma possibilidade de ser usado o sistema de comutador com os focos em questão?
Obrigado
Re: Focos e comutador de escada
Obrigado pela ajuda. É que a pessoa que trata da parte elétrica da obra disse à minha mulher que não dava para usar aqueles focos e o comutador de escada. Eu, apesar de leigo na matéria fiquei com as minhas dúvidas e por isso vim aqui pedir uma 2a opinião.
Já agora corrijam-me se não for assim: em vez de um clique ligar e o seguinte desligar como numa lâmpada normal com comutador (o que acontecia antigamente), agora um clique liga o modo 1 do foco e se quiser desligar, seja naquele ou no outro interruptor, tenha que passar pelos modos 2 e 3 primeiro, certo?
Já agora corrijam-me se não for assim: em vez de um clique ligar e o seguinte desligar como numa lâmpada normal com comutador (o que acontecia antigamente), agora um clique liga o modo 1 do foco e se quiser desligar, seja naquele ou no outro interruptor, tenha que passar pelos modos 2 e 3 primeiro, certo?
- Varejo
- Team Apoio
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 12 times
Boas, com um click liga o modo 1, se "desligar" naturalmente vai apagar, não passa para mais nenhum modo.
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
A questão é que num sistema de um só interruptor, sem comutador, estes focos alternam entre os 3 modos através do número de cliques do mesmo (1 clique - modo 1, 2 cliques - modo 2, 3 cliques - modo 3 e 4 cliques - desligar). Não há possibilidade de desligar directamente antes de passar pelos 3 modos.
O que está a dizer é que se eu meter o foco em modo 1 num interruptor do comutador e for ao outro clicar ele vai desligar directo?
O que está a dizer é que se eu meter o foco em modo 1 num interruptor do comutador e for ao outro clicar ele vai desligar directo?
Ou não entendi a descrição do problema ou o funcionamento não é como descrevem. Segundo percebi funciona com interruptor e se assim é, funciona com comutação escada. A sequência de funcionamento deve ser: desligado->modo1->desligado->modo2->desligado->modo3->desligado. Se a sequência for a que dizem: desligado->modo1->modo2->modo3->desligado, então não funciona com interruptor como descrito no problema.
No Leroy Merlin têm um foco destes em exposição. Ligado a um único interruptor. Cada movimento do interruptor alterna o funcionamento do foco, ou seja e sequencialmente: interruptor para baixo, desligado/ interruptor para cima, ligado modo 1/ para baixo, ligado modo 2/ para cima, ligado modo 3/ para baixo, desligado. Mas isto é em sistema de interruptor único. A questão é: é possível este foco funcionar num sistema de comutador de escada com 2 interruptores? Espero ter conseguido esclarecer melhor o tipo de funcionamento do foco.
Arranja o manual de instruções/instalação do equipamento que será mais fácil responder.
Só se estiver disponível na net, porque se eu não puder instalar estes focos não faz grande sentido estar a comprá-los... Se conseguir encontrar coloco aqui.
Na loja se calhar arranjam um manual ou deixam pelo menos tirar umas fotografias com o telemóvel. Na internet apenas encontras a etiqueta do produto que me faz concluir que funciona com comutação escada. Eu não conheço esse produto em específico e no manual pode estar escrito algo diferente da etiqueta. Em princípio seria: entradas (fase e neutro), saídas modo V1 (+ e -), modo V2 (+ e -) e modo total (V1 + V2).
Etiqueta do produto:
Etiqueta do produto:
Boa noite
Antes de mais, tenho que pedir desculpa porque cometi um lapso. Hoje tive oportunidade de me deslocar ao Leroy Merlin e ver de novo o interruptor em funcionamento. E efectivamente ele funciona na sequência desligado->modo1->desligado->modo2->desligado->modo3->desligado. Entretanto também perguntei a um funcionário da área da electricidade se aquele foco daria para usar com um comutador de escada e ele confirmou que sim, tal como já haviam dito aqui. De qualquer modo, como posso devolver caso haja algum problema, trouxe já os focos e assim posso ver o manual à vontade e tirar fotos. Tendo em conta o que havia sido dito e a (pouca) informação extra que se possa tirar das fotos, sempre se confirma que posso chatear a cabeça ao tipo que vai tratar da electricidade para meter estes focos?
Antes de mais, tenho que pedir desculpa porque cometi um lapso. Hoje tive oportunidade de me deslocar ao Leroy Merlin e ver de novo o interruptor em funcionamento. E efectivamente ele funciona na sequência desligado->modo1->desligado->modo2->desligado->modo3->desligado. Entretanto também perguntei a um funcionário da área da electricidade se aquele foco daria para usar com um comutador de escada e ele confirmou que sim, tal como já haviam dito aqui. De qualquer modo, como posso devolver caso haja algum problema, trouxe já os focos e assim posso ver o manual à vontade e tirar fotos. Tendo em conta o que havia sido dito e a (pouca) informação extra que se possa tirar das fotos, sempre se confirma que posso chatear a cabeça ao tipo que vai tratar da electricidade para meter estes focos?

Sim, tal como já tinha referido, são compatíveis com comutação escada. Fala com o eletricista, explica que pretendes uma comutação escada nessa divisão.
Ele sabe que é com comutação de escada. Aliás, era o que já lá estava. Cá para mim não percebeu exactamente o tipo de foco que era e por isso disse logo que não dava... Pode ser que agora com o foco em mãos já se faça alguma luz!
Muito obrigado pela ajuda!
Muito obrigado pela ajuda!