2 dúvidas: potência das lâmpadas, potência numa só tomada

Responder
Rodas
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 15 jun 2008, 13:03

2 dúvidas: potência das lâmpadas, potência numa só tomada

Mensagem por Rodas »

Olá malta...

Bom tenho 2 dúvidas para vos colocar.

1º Gostava que me indicassem quais são os tipos de lâmpadas utilizadas na iluminação de ruas e estradas em Portugal... Isto é se serão MH, HPS, MV e já agora as potencias utilizadas por essas lâmpadas.

2º Gostava de saber quantos watts (W) é possível ligar a uma tomada... isto sabendo que a tomada é alimentada pelo cabo normal.... por exemplo... posso ligar uma torradeira (1500 W), uma chaleira eléctrica (2200 W), maquina de fazer pipocas (1500 W) etc...

Agora ate que potência posso eu ter ligado a uma simples tomada sem a estar a danificada a própria e o cabo.

Desde já um muito obrigado a quem ler e a quem me souber responder... :D
nuno_pereira
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 14 dez 2007, 20:15

Re: 2 dúvidas: potência das lâmpadas, potência numa só tomada

Mensagem por nuno_pereira »

Rodas Escreveu:Olá malta...

Bom tenho 2 dúvidas para vos colocar.

1º Gostava que me indicassem quais são os tipos de lâmpadas utilizadas na iluminação de ruas e estradas em Portugal... Isto é se serão MH, HPS, MV e já agora as potencias utilizadas por essas lâmpadas.

2º Gostava de saber quantos watts (W) é possível ligar a uma tomada... isto sabendo que a tomada é alimentada pelo cabo normal.... por exemplo... posso ligar uma torradeira (1500 W), uma chaleira eléctrica (2200 W), maquina de fazer pipocas (1500 W) etc...

Agora ate que potência posso eu ter ligado a uma simples tomada sem a estar a danificada a própria e o cabo.

Desde já um muito obrigado a quem ler e a quem me souber responder... :D

Boas
Quantos as lampadas aconselho uma visita aos sites das marcas mais conhecidas, quem melhor que eles para lhe dar essa indicaçao
quanto as tomadas se o cabo for de secção 2,5 mm que é o aconselhavel, entre 3000 w e 3500 w para ficar com uma margem de segurança, mas tem que se certeficar que o circuito nao tem mais tomadas e se tiver que potencias estao ligadas nelas
Um abraço
Rodas
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por Rodas »

hehehe nuno_pereira... obrigadão pelas respostas... já agora existe alguma ferramenta onde uma pessoa pode ver qual a potencia que um determinado secção de cabo aguenta...

Colocando as determinadas variáveis....

Penso que são comprimento, secção do cabo.... (e mais não sei)...

De forma a poder facilitar a vida :D

Outra coisa se eu comprar uma bobine de 2,5 mm e descarnar o cabo entendes.... e enrolar duas pontas de forma a que formem um único cabo... tipo um cabo multifilar mas com dois fios de 2,5mm cada 1... depois de devidamente isolado é possível obter mais que esses 3500 W de potencia visto que o cabo tem uma secção maior????

Desculpem lá estas ideias malucas mas e para fazer umas experiencias... só gostava de ter um aconselhamento da vossa parte primeiro…

Abraço Rodas :D :D :D :D :D
Fernando
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 02 nov 2007, 03:33
Contacto:

Mensagem por Fernando »

Se dizes que é para fazer experiências, não vou falar no ser lógico ou não :twisted:

Claro que podes juntar varios cabos para aumentar a secção, no entanto o mais lógico é colocares um único cabo com a secção pretendida.

Se o caso que falas, da tomada, é uma situação real, tens de ter em conta que mesmo aumentando o cabo e subindo o poder de corte do disjuntor, tb terás de alterar a tomada

Porque senão o cabo aguenta, o disjuntor não vai disparar, e a tomada vai fazer concorrência ás torradas :mrgreen:

Abraços
Rodas
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por Rodas »

Oi fernando...

Adorei o teu comentario LOL brutal a parte das torradas.... obrigado pelo mesmo...

Abraço
Responder

Voltar para “Dúvidas”