Bornes de ligação ponteira estriados Hager

Responder
Delph
Curioso
Curioso
Registado: 04 set 2018, 12:39
Has thanked: 4 times

Bornes de ligação ponteira estriados Hager

Mensagem por Delph »

Caros tenho que ligar um quadro parcial e verifiquei que os bornes de ligação são muito compridos e julgo que ficam mais seguros se cortados, existe alguma norma que não permita fazer isso?
Bornes_HagerA.jpg
Bornes_HagerB.jpg
Obrigado.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Re: Bornes de ligação ponteira estriados Hager

Mensagem por ENERGY »

Boas
As ponteiras desses bornes são próprias para cortar de acordo com a necessidade de forma que não fique a parte ativa visivel.
Pode também ligar diretamente com ponteiras duplas isoladas em vez desses bornes de ligação.
Cpts.
Energy
Delph
Curioso
Curioso

Mensagem por Delph »

Energy,

Obrigado pela resposta, as ponteiras foram colocadas no interruptor para ser mais vísivel o comprimento facilitando a foto, elas serão utilizadas para alimentar os pentes das fases, sinceramente não gosto delas e ficam feias e não necessito de duplas mas a hager só tem destas, mas disseram-me que para ficar correcto tinha que as colocar em vez de aparafusar a ponteira em conjunto com o pente.

Já agora uma dúvida o quadro é trifásico e a uma das fazes tenho que ligar 2 diferenciais que ficam afastados um do outro, posso ligar do interruptor de corte ao primeiro diferencial e daí repicar para o segundo ou têm que sair 2 fios do interruptor?

Desde já obrigado.
Mario Lopes
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 12 jan 2011, 14:37
Been thanked: 14 times

Mensagem por Mario Lopes »

Pode fazer como entender, desde que o cabo que sai do corte geral cumpra com a corrente de serviço prevista para o Q.E. Agora a meu ver bem feito saem os dois do Corte geral. Poupar 1 metro de fio ???
Delph
Curioso
Curioso

Mensagem por Delph »

Obrigado pela resposta, depois de analisar o quadro cheguei a essa conclusão e coloquei ambos a sairem do corte geral.

Como referi não gosto dos bornes e são muito caros, uns electricistas dizem para os utilizar e outros que não é necessário mas ao reposicionar um diferencial acabo de comprovar que o aperto é muito mais sólido com bornes do que com ponteiras que cada vez que são reapertadas dão um pouco de si.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Delph Escreveu: 18 set 2019, 15:51 Obrigado pela resposta, depois de analisar o quadro cheguei a essa conclusão e coloquei ambos a sairem do corte geral.

Como referi não gosto dos bornes e são muito caros, uns electricistas dizem para os utilizar e outros que não é necessário mas ao reposicionar um diferencial acabo de comprovar que o aperto é muito mais sólido com bornes do que com ponteiras que cada vez que são reapertadas dão um pouco de si.
Boas
Eu uso ponteiras duplas e para mim é mais pratico, pois tenho apenas um aperto e não vários apertos para 2 condutores, como acontece nos bornes.
Cpts.
Energy
Delph
Curioso
Curioso

Mensagem por Delph »

Obrigado pelo conselho vocês é que são os profissionais se não tivesse gasto mais de 60€ em terminais colocava as ponteiras.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Delph Escreveu: 18 set 2019, 22:07 Obrigado pelo conselho vocês é que são os profissionais se não tivesse gasto mais de 60€ em terminais colocava as ponteiras.
Boas
Com 60€ dava para comprar muitos sacos de ponteiras isoladas de 6mm
Cpts.
Energy
Delph
Curioso
Curioso

Mensagem por Delph »

Se houver interessados tenho um saco de 10 bornes duplos Hager que vendo por 20€ :)

http://www.hager.pt/catalogo-de-produto ... a/9623.htm
fabio2gaspar
Curioso
Curioso
Registado: 28 jun 2010, 11:01
Has thanked: 1 time
Been thanked: 1 time

Mensagem por fabio2gaspar »

Delph Escreveu: 14 set 2019, 21:12 Energy,

Obrigado pela resposta, as ponteiras foram colocadas no interruptor para ser mais vísivel o comprimento facilitando a foto, elas serão utilizadas para alimentar os pentes das fases, sinceramente não gosto delas e ficam feias e não necessito de duplas mas a hager só tem destas, mas disseram-me que para ficar correcto tinha que as colocar em vez de aparafusar a ponteira em conjunto com o pente.
-Pode usar ponteiras sem qualquer problema. Eu quando as uso em conjunto com os pentes, tiro o isolamento da ponteira e fica só o cobre.
-Pode num ponto de ligação, juntar fios de calibre diferente desde que não ultrapasse mais do que uma medida, por exemplo, fio de 10 com fio de 6.
-Em relação ao aperto, praticamente toda a gente aperta em demasia as ligações (eu inclusive). Os fabricantes nos documentos técnicos dos disjuntores, diferenciais, etc, apresentam o aperto que deve ser utilizado e se usarem uma chave dinamometrica vão ver que isto bate certo :)
FGaspar
Delph
Curioso
Curioso

Mensagem por Delph »

Eu possuo uma chave dinamométrica e confesso que também apertei tudo acima do recomendado pelo fabricante que estou a usar hager, utilizo um berbequim bosh que tem 40nm e coloco no 4 e os cabos de 1.5 ficam completamente espalmados quase em ponto de rotura, alguns terei que cortar a ponta e apertar normalmente. Como tenho os bornes vou usar estes para a próxima pergunto antes de comprar.

Não sei se é regulamentar mas os bornes deram muito jeito para ligar 2 neutros directamente à saída de um diferencial que protege 2 disjuntores de AVAC.
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas
Delph Escreveu: 24 set 2019, 01:45 Eu possuo uma chave dinamométrica e confesso que também apertei tudo acima do recomendado pelo fabricante que estou a usar hager, utilizo um berbequim bosh que tem 40nm e coloco no 4 e os cabos de 1.5 ficam completamente espalmados quase em ponto de rotura, alguns terei que cortar a ponta e apertar normalmente.
Apertaste com 40Nm?

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Mario Lopes
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 12 jan 2011, 14:37
Been thanked: 14 times

Mensagem por Mario Lopes »

Boas, 4 kg é aperto demais, eles recomendam 2 kg. Aperto demais poderá danificar o interior do disjuntor.
Delph
Curioso
Curioso

Mensagem por Delph »

Concordo 4Nm é demais o valor exacto que recomendam é 2.8 NM

http://www.hager.pt/files/download/0/73 ... DC240P.pdf
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”