Diferenciais
Diferenciais
Que diferenciais devem ser usados para:
Motores de estores
Motores de portões
Avac
Tomadas de bancada de cozinha
Eu pretendo colocar tudo com 30mA mas como vi uma instalação certificada em que colocaram 300mA nas tomadas de balção e 30mA nas das máquinas estou na dúvida.
Motores de estores
Motores de portões
Avac
Eu pretendo colocar tudo com 30mA mas como vi uma instalação certificada em que colocaram 300mA nas tomadas de balção e 30mA nas das máquinas estou na dúvida.
- alfaxander
- Curioso
- Registado: 19 jul 2018, 10:20
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 3 times
Re: Diferenciais
Conselho, meta tudo a 30mA, use apenas 300mA para iluminação normal. Assim fica tudo "seguro".Delph Escreveu: 20 set 2019, 14:59 Que diferenciais devem ser usados para:
Motores de estores
Motores de portões
Avac

-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boasalfaxander Escreveu: 20 set 2019, 16:36Conselho, meta tudo a 30mA, use apenas 300mA para iluminação normal. Assim fica tudo "seguro".Delph Escreveu: 20 set 2019, 14:59 Que diferenciais devem ser usados para:
Motores de estores
Motores de portões
Avac
Atenção que na iluminação exterior, iluminação de wcs com base de duche, banheiras, tomadas em wcs, tomadas nos exteriores, termoacumuladores, etc, é obrigatório proteção diferencial de 0.30mA
Cpts.
Energy
Energy
Energy agora é que me lixou, nas tomadas de WC, chão aquecido eléctrico e desembaciadores de espelhos coloquei 10mA mas a iluminação das I.S. está com 300mA, vou ligar esta ao diferencial dos estores ou caso os cabos não cheguem colocar um diferencial de 30mA.
Tudo o que é exterior está com 30mA e no caso dos dois AVAC e motor do portão coloquei disjuntores com corte de fase e neutro.
Obrigado pelas informações estão a ser de extrema utilidade.
Tudo o que é exterior está com 30mA e no caso dos dois AVAC e motor do portão coloquei disjuntores com corte de fase e neutro.
Obrigado pelas informações estão a ser de extrema utilidade.
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Os diferenciais devem ser aplicados, com o calibre adequado ao valor da resistência do terra do local e ao valor máximo da tensão que deve aparecer nas massas metálicas.
Pode existir casos onde somos obrigados a colocar diferenciais de alta-sensibilidade (<=30ma).
Cuidado com as generalidades.
Pode existir casos onde somos obrigados a colocar diferenciais de alta-sensibilidade (<=30ma).
Cuidado com as generalidades.
-
- Velha Guarda
- Registado: 12 jan 2011, 14:37
- Been thanked: 14 times
Viva Energy deve haver algum engano. Sensibilidade de 0,3 mA desconheço. Queria dizer 30 mA certamente. Eu não recomendo usar diferenciais de 30 mA para tudo. Não sei como tem o Q.E. electrificado mas AVAC 300 mA. Motores de estores depende. Caso o estore seja metálico 30 mA se for em pvc 300mA. Portão da rua 30mA dedicado. Deverá electrificar o Q.E. de modo a que a continuidade de serviço não fique comprometida. Se pendurar tudo num diferencial de 30mA pode ter problemas com disparos.
-
- Team Apoio
BoasMario Lopes Escreveu: 21 set 2019, 17:44 Viva Energy deve haver algum engano. Sensibilidade de 0,3 mA desconheço. Queria dizer 30 mA certamente. Eu não recomendo usar diferenciais de 30 mA para tudo. Não sei como tem o Q.E. electrificado mas AVAC 300 mA. Motores de estores depende. Caso o estore seja metálico 30 mA se for em pvc 300mA. Portão da rua 30mA dedicado. Deverá electrificar o Q.E. de modo a que a continuidade de serviço não fique comprometida. Se pendurar tudo num diferencial de 30mA pode ter problemas com disparos.
Sim "Mario Lopes" obrigado pela correção, queria dizer 30mA e como está escrito é 300mA.
Eu também não recomendo 30mA para tudo, porque em alguns casos significaria que o ID estaria quase sempre a disparar.
Como já aqui foi referido, à que ter também em atenção os valores da Terra Geral, mas como estes valores de terra podem variar bastante ao longo das varias épocas do ano, à que ter também em conta essas variações de valores.
Cpts.
Energy
Energy
-
- Team Apoio
ENERGY Escreveu: 20 set 2019, 22:06Boasalfaxander Escreveu: 20 set 2019, 16:36Conselho, meta tudo a 30mA, use apenas 300mA para iluminação normal. Assim fica tudo "seguro".Delph Escreveu: 20 set 2019, 14:59 Que diferenciais devem ser usados para:
Motores de estores
Motores de portões
Avac
Atenção que na iluminação exterior, iluminação de wcs com base de duche, banheiras, tomadas em wcs, tomadas nos exteriores, termoacumuladores, etc, é obrigatório proteção diferencial de 30mA
Cpts.
Energy
Energy
O electricista que começou a instalação recusou-se a colocar diferenciais de 10mA afirmando que passam o tempo todo a disparar. A casa está construída sobre um pinhal com um solo com muita areia a alguma pedra, a primeira vareta de terra só a consegui enfiar 1.8mt e a terra não ficou em condições, coloquei uma segunda e não voltei a efectuar a medida da terra pois tenho uma terceira para colocar e só quando o fizer meço mas neste momento como as IS são as únicas divisões prontas penduro tudo nelas com o diferencial de 10mA e nunca disparou uma única vez, passei o fim de semana e hoje a pintar com uma máquina airless que consome 3500W, tendo ligado numa segunda casa de banho um calorífico de 3000W mais uma ventoinha industrial e nunca disparou.
A razão de não dispensar um diferencial de 10mA é simples a minha mulher guarda o secador de cabelo dentro do lavatório…
A razão de pendurar tudo num diferencial do quadro geral é porque só tinha espaço para colocar um quadro de 32U e o circuito é trifásico alimentando 5 quadros parciais por isso só no corte geral + 5 disjuntores tenho 24U ocupados, sobrando 8 para diferencial, disjuntor portão, iluminação exterior, iluminação hall e tomadas do hall, ou seja 0, consigo libertar 4U se pendurar um dos quadros num quadro parcial.
A razão de não dispensar um diferencial de 10mA é simples a minha mulher guarda o secador de cabelo dentro do lavatório…

A razão de pendurar tudo num diferencial do quadro geral é porque só tinha espaço para colocar um quadro de 32U e o circuito é trifásico alimentando 5 quadros parciais por isso só no corte geral + 5 disjuntores tenho 24U ocupados, sobrando 8 para diferencial, disjuntor portão, iluminação exterior, iluminação hall e tomadas do hall, ou seja 0, consigo libertar 4U se pendurar um dos quadros num quadro parcial.
-
- Team Apoio
BoasDelph Escreveu: 24 set 2019, 02:12 O electricista que começou a instalação recusou-se a colocar diferenciais de 10mA afirmando que passam o tempo todo a disparar. A casa está construída sobre um pinhal com um solo com muita areia a alguma pedra, a primeira vareta de terra só a consegui enfiar 1.8mt e a terra não ficou em condições, coloquei uma segunda e não voltei a efectuar a medida da terra pois tenho uma terceira para colocar e só quando o fizer meço mas neste momento como as IS são as únicas divisões prontas penduro tudo nelas com o diferencial de 10mA e nunca disparou uma única vez, passei o fim de semana e hoje a pintar com uma máquina airless que consome 3500W, tendo ligado numa segunda casa de banho um calorífico de 3000W mais uma ventoinha industrial e nunca disparou.
A razão de não dispensar um diferencial de 10mA é simples a minha mulher guarda o secador de cabelo dentro do lavatório…![]()
Nos Q,E os espaços contabilizam-se em módulos e não em Us
Porque não coloca disjuntores tripolares a proteger os diversos Q.E.P e os parciais têm de ser todos trifásicos?
Se não conseguir valores aceitáveis na terra geral com uso de varetas, pode optar pode optar por usar chapas cobreadas, etc.
Cpts.
Energy
Energy