Valor de avença de Técnico Responsável pela Exploração

nokPT
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 set 2008, 22:45
Been thanked: 2 times

Re: Valor de avença de Técnico Responsável pela Exploração

Mensagem por nokPT »

No caso como o goldenspitfire descreveu, e que já me aconteceu semelhantes.
Achas que o cliente está preocupado com os teu avisos e a próxima não fornecemos? Que próxima, ele antes de te adjudicar a primeira, já sabe que não haverá próxima. Não está nem estará minimamente preocupado, e se paras a obra por falta de pagamentos até é bom para ele, porque ele pode usar isso contra ti para justificar multas e etc...

O facto de dizer que o cliente não pode vender o material que forneceste até o ter pago e etc... não é válido (pelo que eu creio).

Tu vendes um compressor a um instalador que o monta numa instalação do cliente final, a partir do momento que esteja montado no cliente final e que o cliente final pague ao instalador, não é teu nem do instalador é do cliente final, mesmo que o instalador não te pague não o podes recuperar. Já aconteceu connosco, porque o cliente final não pode ficar prejudicado, porque pagou, é a lei. Já nos aconteceu, chegou a tribunal e népias.

Conheço um exemplo (não aconteceu connosco mas com um colega), fez uma máquina e meteu no meio do programa uma pequena rotina que se não pagasse ao fim de 90 dias a máquina sentava-se. Chegou os 90 dias (mais coisa, menos coisa) a máquina parou, o cliente que já estava com a corda na garganta, não pagou e meteu o fornecedor em tribunal por prejuízos de produção, ficou provado que a máquina não estava paga, mesmo assim a lei entende que uma coisa não tem nada a ver com a outra e o fornecedor teve que indemnizar o cliente.

É lamentável, mas é a nossa triste realidade. Ou não arriscamos ou levamos cada pancada, tudo legalmente claro, porque se o cliente falir podemos abater 25% da factura em IRC e os outros 75%? E os juros, porque já pagamos IVA e Pagamentos especiais por conta de valores errados?
Ricardo Timóteo
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

Aberturas de credito, garantias bancárias, seguros de caução.

Mas há sempre risco, é negócio.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
goldenspitfire
Curioso
Curioso
Registado: 04 abr 2008, 21:03

Mensagem por goldenspitfire »

Boa noite, conforme a hora e o local onde se encontrem :)

Se existisse a tal lista negra que falei, os caloteiros seriam identificados e como tal os fornecedores teriam a opção de não fornecer. O mecanismo seria idêntico ao usado pelo Banco de Portugal para os cheques carecas. Penso que o caloteiro não teria interesse em ficar queimado no mercado.

Qual a vossa opinião?
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas

Eu não tenho problema, dado que é uma area muito especifica da nossa industria onde actuo.

Mas tenho quem manda o cheque, antes de ir fazer a intervenção.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
goldenspitfire
Curioso
Curioso

Mário

Posso saber qual a tua área de actuação?

Na minha área que é construção civil, infelizmente estou demasiado exposto ao estado de espírito do cliente.

Cumprimentos
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas goldenspitfire

A minha em 1º é manutenção "Máquinas Industriais (compressores de ar e para liquefação), mecânica, electricidade, refrigeração, pneumática," a área por ordem de valores é; alimentar, química, cosmética, e depois industrias em geral desde que haja compressor, e o cliente queira, e eu também, lá irei. Posso disser que uma revisão num compressor na area alimentar ronda os 5.000€ (110Kw) para cima, e tenho 3 a 4 dias para executar o serviço (não são 8 horas dia ),(tenho um de 315Kw que é de 20.000€ o custo da revisão, não se fala em reparação , o maior tem 550Kw pesa 3200 Kg (o motor) e só tem 14 correias), só para esticar e alinhar tens cerca de 2 horas.

As ferramentas, muitas são especificas, (feitas por indicação nossa). Cilindros hidráulicos para a remoção de polis e para a sua montagem, enfim é uma area diferente.

Por isto o meu caso é muito especifico, os lubrificantes têm que ser H1, as juntas têm que ser H1 tudo tem que estar aprovado, não se pode utilizar "oleos" lubrificantes ditos normais nem no caso dos pastosos.

Porque a segurança é em 1º lugar e falamos de produtos alimentares, ou seja na "segurança alimentar". Eu posso garantir que nas fábricas de produtos alimentares onde executo serviços, a segurança alimentar é a 1ª ordem.
Quando por vezes se fala que determinada agua "engarrafada" estava impropria e houve quem se sentisse mal, posso afirmar que não pode ser, a ser, não pode acontecer só numa ou até em 10 garrafas o problema, num caso destes 99,99999 das vezes é contrafação ou sabotagem.

Aí da Madeira, tive cá um elemento compressor que era duma decapagem, para reparar.

Cump.
Mário
goldenspitfire
Curioso
Curioso

Bons dias Mário,

Realmente são áreas completamente diferentes.
Penso que na tua área o mais importante é a relação de confiança, porque afinal de contas, o cliente deposita nas tuas mãos um equipamento que custa uns largos milhares de euros e muito mais importante do que isso é a fiabilidade da intervenção. Se porventura o cliente optasse por uma manutenção mais barata e executada por um perfeito desconhecido, isso poderia significar a paragem da linha de produção e um prejuizo de largos milhares de euros.

Quando fala-se de construção civil a música é outra, porque o que prevalece é a lei do mais forte, ou seja a do cliente.
O cliente sabe que o fornecedor está limitado. Se as coisas correrem como ele quer pode ser que ainda pague, mas se ele estiver mal intencionado, não paga e se o assunto for levado para tribunal, aquilo vai se arrastar tanto no tempo e as custas judiciais serão tão elevadas que não vale a pena.
Pensando bem, a construção civil já existe à muitos anos e se as coisas não funcionam é porque os intervenientes assim o pretendem. Os explorados querem continuar a ser explorados.
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas

É como digo cada caso é um caso.
Se na tua área de actuação (Madeira) construção, os electricistas fossem uma classe unida, não havia necessidade de andarem a "tirar" clientes uns aos outros, mas se fossem unidos, aí o caso mudava de figura.
Quando alguém pedisse preço para uma obra, todos sabiam quem costuma trabalhar com ele, e era simples, "Oh fulano, o construtor está-me a pedir preço para uma obra, podes dizer se há algo com ele?"

Não é necessário falarem de preços, porque cada um tem um custo diferente de outro (mas é tudo aproximado). Quando se fala em união dos electricistas, temos duas classes, os que trabalham por conta propria, e os por contra de outrem.

Verifica o seguinte, já se tentou marcar um almoço (do forum) que não foi avante, marcou-se um segundo quando da FIL e não fomos muitos, pode ser que no teu caso (Madeira) consigas a união que aqui não há, mas não desanimes.

Cump.
Mário
nokPT
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 set 2008, 22:45
Been thanked: 2 times

Mensagem por nokPT »

Isto está a ser um Off-Topic brutal, mas continuando.

É como diz o Mário é muito complicado, vai haver sempre alguém mais incauto ou mais desesperado e vai haver sempre alguém disposto a "lixa-lo".

Podes ter a sorte de conseguir unir o pessoa aí porque é uma zona muito pequena, mas no continente somos muitos.

Na minha opinião, tens que te defender e quem se quiser enforcar que se enforque. Porque é muito bonito facturar mas nós vivemos com o que recebemos não com o que facturamos. É preferível cortar, escolher e ter menos clientes mas dormir à noite e ter a vidinha controlada com funcionários e fornecedores do que ficarmos iguais a eles a dever a toda a gente e sempre com a corda na garganta.
Ricardo Timóteo
goldenspitfire
Curioso
Curioso

Boas tardes,

Caros colegas, estava eu aqui a pensar no esforço que uma pessoa faz para conseguir equilibrar as contas e de repente lembrei-me de uma coisa que gostaria de partilhar convosco.

Já repararam que desde que o governo alterou a cobrança do IVA, que as empresas começaram a cair que nem moscas.
Senão vejamos.
Ficou definido que na construção civil o IVA é devido pelo adquirente quando possuidor de contabilidade organizada, acontece que os subempreiteiros para adquirirem os materiais, tem que pagar IVA e não conseguem fazer a compensação do mesmo porque não o cobram aos clientes (que são os empreiteiros).
Ou seja se considerarmos que os materiais representam cerca de 60% da facturação, aqui na Madeira 9% do valor do IVA vai embora com a aquisição dos materiais.
Não admira que as empresas fiquem descapitalizadas.
Porque será que o governo não quer ver isto?

Cumprimentos
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas

É uma tentativa do gov. para saber quem factura o quê e a quem, estão a tentar que passe tudo a contabilidade organizada.

Se o gov. quiser controlar todo o iva eu digo como;

Tudo o que o contribuinte pagar seja dedutível nos impostos, se vou de férias a fact. do hotel sirva para deduzir na totalidade do iva, se comprar cigarros que sirva também, o parquímetros, portagens, etc..

Cump.
Mário
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

Era bom não era
muras
Curioso
Curioso
Registado: 05 nov 2008, 00:15
Has thanked: 8 times

Mensagem por muras »

Boa Tarde a todos,
retornando ao tópico têm noção dos preços praticados actualmente?

por exemplo
Potências inferiores a 100 kVA

Potências entre 100 e a 250 kVA

Potências entre 250 e 630 kVA

Desde já Obrigado!
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”