Liguem um analisador de energia, na minha opinião é por aí que devem começar. Se o valor é assim tão elevado poderá ser interessante instalarem uma bateria de condensadores o quanto antes.
Nem precisam de ser puramente indutivas para isso acontecer. Essa instalação merece que instalem um analisador de energia para perceberem melhor o que se está a passar e tentarem reduzir o valor da fatura.
Quanto paga de energia reactiva, em média, mensalmente?
O melhor procedimento será ligar um analisador de rede durante uns dias e através dessas medições dimensionar uma bateria de condensadores para fazer a compensação correcta do factor de potência da instalação. No entanto é preciso ter vários aspectos em consideração: potência do transformador (se for o caso), taxa de distorção harmónica em corrente e tensão, etc.
Esta duvida prende se a uma questão que me foi colocada e não soube responder!!
A instalação pelo que percebi é uma instalação de estaleiro de obra, onde há mais empreiteiros, cada um com o seu contador/instalação independente e todos eles pagam ao dono de obra os consumos mensais, tal como nós pagamos mensalmente pelo consumo nas nossas casas!!
A energia, pelo que percebi é a registada no contador, onde a reativa é maior do que a activa (por exemplo: 1234 kW; 2000 kVAr), logo são os valores pagos.
a questão se calhar é minha, pois eu não estou a ver como é possível a reactiva ultrapassar a activa, partindo do princípio que todos os equipamentos que consomem reactiva fazem-no ao mesmo tempo que consomem activa.
Daí a minha duvida!!
A única explicação que vejo, e não sei se é possível, é o contador realizar contagem já com o factor multiplicativo referente ao escalão, mas não sei como funciona a contagem!!!!