Portinhola
- eng_jersilva
- Velha Guarda
- Registado: 01 fev 2008, 14:51
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 17 times
Portinhola
boas pessoal.
tou aqui com uma pequena dúvida em relação a q tipo de portinhola hei-de usar.
para uma potencia de 27.6KVA qual a portinhola a usar, P100 ou P400!????
obrigado pela vossa ajuda.
abraço joão silva
tou aqui com uma pequena dúvida em relação a q tipo de portinhola hei-de usar.
para uma potencia de 27.6KVA qual a portinhola a usar, P100 ou P400!????
obrigado pela vossa ajuda.
abraço joão silva
Abraço
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Jers@Portugalmail.com
Re: Portinhola
João, penso que tenha de ser uma P-400 e mesmo assim é mesmo á queima
Isto se fiz bem as contas
Fiz mal as contas
isto dá 60A/Fase
Basta uma P-100
Podes sempre optar por uma P-250 para futuro "digo eu"
Isto se fiz bem as contas

Fiz mal as contas

Basta uma P-100
Podes sempre optar por uma P-250 para futuro "digo eu"

Última edição por Fernando em 16 jul 2008, 14:52, editado 1 vez no total.
- eng_jersilva
- Velha Guarda
hummmmmmmm o que carago!!! lolol falei agora com uma gajo da edp e ele disse que era uma P100 lolol. q a P400 era para potencias superiores a 40kva!!!!!!!!!!!
agora tou na duvida!!!
agora tou na duvida!!!
Abraço
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Jers@Portugalmail.com
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Jers@Portugalmail.com
- eng_jersilva
- Velha Guarda
ja agora dix me la como são esse calculos!!!!!!!!???
Abraço
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Jers@Portugalmail.com
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Jers@Portugalmail.com
eng_jersilva Escreveu:ja agora dix me la como são esse calculos!!!!!!!!???
Preguiça

Fis as contas aqui: http://www.generalwest.com.br/c2.php
-
- Velha Guarda
- Registado: 02 dez 2007, 14:24
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 8 times
Boas a todos colegas faiscas! em resposta ao pedido eu faço assim as contas,
27,6KVA transformo em 27600W divido por 22OV que dá 125.45A e depois divido
por três fases que dá 41,81 Amp.por fase. existe mais formas de encontrar mas esta é facil.
Por isso pode por uma P100 c/corta circuitos ZR Fuziveis de rolo de 50A atenção que nem todas as portinholas servem, uma que questumo a meter e dá e da AL
P100 mas á mais no mercado.
Cump:
por três fases que dá 41,81 Amp.por fase. existe mais formas de encontrar mas esta é facil.
Por isso pode por uma P100 c/corta circuitos ZR Fuziveis de rolo de 50A atenção que nem todas as portinholas servem, uma que questumo a meter e dá e da AL
Cump:
-
- Velha Guarda
- Registado: 02 jan 2008, 12:22
Maneira correcta de calcular:
I=P/U
I=27600/(sqrt(3)x400)=39,8 A
sqrt é a raiz quadrada
I=P/U
I=27600/(sqrt(3)x400)=39,8 A
sqrt é a raiz quadrada
-
- Quadro de Honra
- Registado: 22 out 2007, 22:10
- Has thanked: 4 times
- Been thanked: 89 times
CAOR Escreveu:Boas a todos colegas faiscas! em resposta ao pedido eu faço assim as contas,
Cump:
Para Trifásico:
kVA/0,692=amp
Para Monofásico:
kVA/0,23=amp
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
Boa tarde!
Não é por nada, mas aqui na minha zona eu coloquei uma P250 e quando chegou lá a EDP mandou retirá-la com o argumento de não ser homologada pela EDP. O responsável em causa disse-me que a EDP só autoriza caixas P100 e P400, e eu por fim acabei por pôr uma P100, como me foi me aconselhado.
O que aqui não tem lógica é as P250 serem vendidas se a EDP não as quer, e no meu caso comprei uma equipada e certificada pela e empresa que a pôs no mercado.
É o país que temos, temos dos mais variados produtos a serem cá vendidos sem serem homologados/certificados.
Cumprimentos.
Não é por nada, mas aqui na minha zona eu coloquei uma P250 e quando chegou lá a EDP mandou retirá-la com o argumento de não ser homologada pela EDP. O responsável em causa disse-me que a EDP só autoriza caixas P100 e P400, e eu por fim acabei por pôr uma P100, como me foi me aconselhado.
O que aqui não tem lógica é as P250 serem vendidas se a EDP não as quer, e no meu caso comprei uma equipada e certificada pela e empresa que a pôs no mercado.
É o país que temos, temos dos mais variados produtos a serem cá vendidos sem serem homologados/certificados.
Cumprimentos.
-
- Quadro de Honra
- Registado: 22 out 2007, 22:10
- Has thanked: 4 times
- Been thanked: 89 times
Se calhar o problema não estava na portinhola ser P250, mas sim ser um equipamento sem qualidade comprovada.Massapina Escreveu:Boa tarde!
Cumprimentos.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
Viva colegas, o cálculo do colega Moreira está correcto, posso ajudá-lo a compreender:
Potência Monofásica -> Corrente p/ Fase (ùnica) = Potência / Tensão Simples , logo Corrente (A) = Potência (kVA) / [0.4/raiz(3)] (kV) <=> I(A) = P(kVA)/0.23094 (aproximadamente 231 V).
Potência Trifásica - > Corrente p/ Fase (A) = Potência (kVA) / ( raiz(3) * Tensão Composta) (kV) <=> I (A) = Potência (kVA) / 0.693 (aproximadamente 690 V).
Para cálculos expeditos, que não envolvam muita precisão, podemos considerar o seguinte:
Sistema Monofásico - 4.3 A por cada kVA
Sistema Trifásico - 1.44 A por cada kVA
Um Abraço.
Potência Monofásica -> Corrente p/ Fase (ùnica) = Potência / Tensão Simples , logo Corrente (A) = Potência (kVA) / [0.4/raiz(3)] (kV) <=> I(A) = P(kVA)/0.23094 (aproximadamente 231 V).
Potência Trifásica - > Corrente p/ Fase (A) = Potência (kVA) / ( raiz(3) * Tensão Composta) (kV) <=> I (A) = Potência (kVA) / 0.693 (aproximadamente 690 V).
Para cálculos expeditos, que não envolvam muita precisão, podemos considerar o seguinte:
Sistema Monofásico - 4.3 A por cada kVA
Sistema Trifásico - 1.44 A por cada kVA
Um Abraço.
Sempre disposto a aprender e partilhar experiências com outros profissionais desta área.
-
- Curioso
- Registado: 27 jun 2008, 20:05
Caros companheiros, as P250 já não se podem usar pois a EDP não as aceita, podem comprovar lendo as directivas de Baixa tensão da EDP, lá vem expresso que só se aceitam portinholas de 100A e 400A.
Quanto á potência em questão dá 40A logo P100, e ainda fica com bastante folga.
Quanto á potência em questão dá 40A logo P100, e ainda fica com bastante folga.
Boa noite!
Obrigado por esclarecer essa situação, uma vez ter acontecido comigo, e eu ter mencionado aqui neste forúm e tinha ficado com a ideia que só eu é que sabia disso!
Cumprimentos.
Obrigado por esclarecer essa situação, uma vez ter acontecido comigo, e eu ter mencionado aqui neste forúm e tinha ficado com a ideia que só eu é que sabia disso!
Cumprimentos.