Tensão de 20V entre neutro e terra!!!
- LinceS@T
- Velha Guarda
- Registado: 21 jan 2008, 22:54
- Localização: Évora - Engº de Energia e Sistemas de Potência e Automação
Re: Tensão de 20V entre neutro e terra!!!
Em questões de electricidade, isto trata-se de uma ciência exacta, logo demonstrada matemáticamnete por isso não basta dizer que fiz isto ou aquilo sem o saber demonstrar, os electrões fluêm de uma fonte de energia e voltam sempre à mesma, logo eles devem circular sempre nos condutores activos, fases e neutro. Para existir uma fuga de corrente entre estes condutores e condutor de protecção que desestabilize a rede é necessário uma elevada corrente de fuga (várias dezenas de amperes) e perante isto estou com um curto-circuito fase/terra.
Amigo ohmico a tua reparação fáz todo o sentido, se melhorasses as terras só por si não resolvias o problema, tiveste que eleminar as respectivas fugas.
Cumprimentos
Amigo ohmico a tua reparação fáz todo o sentido, se melhorasses as terras só por si não resolvias o problema, tiveste que eleminar as respectivas fugas.
Cumprimentos
Saber não ocupa espaço.
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 79 times
Boas,
fico muito grato por, na sua douta sabedoria, ter reconhecido que resolvi o problema.
Por mim este assunto está encerrado.
cump
ohmico
fico muito grato por, na sua douta sabedoria, ter reconhecido que resolvi o problema.
cump
ohmico
Oláohmico Escreveu:Boas,
cump
ohmico
Quantos as terras está tudo ok .....mas quanto a essa passagem no fogão lá da cantina ...essa instalação era mesmo velha ..????
Cumprimentos
Bacalhau (pascoal)
parece-me que o problema só pode ter duas causas...
a ligação neutro não está em boas condições ou passa por algum cabo juntamente com as três fases de grande potençia o que origina uma indução sobre o neutro...
ou então a ligação á terra está com grandes problemas ou tambem sofre uma grande indução devido á diferença de potençial em longas distançias de cabo...
se utilizarem um lampada piloto 220v em que o comando faz retorno pelo cabo de alimentação, em que o neutro terá que atravessar esse mesmo cabo, a lampada ascenderá mesmo sem a presença do mesmo a meia intensidade...
trata-se de indução a entrar pelo fio terra ou neutro em cabos longos ou ligações defeituosas..
a ligação neutro não está em boas condições ou passa por algum cabo juntamente com as três fases de grande potençia o que origina uma indução sobre o neutro...
ou então a ligação á terra está com grandes problemas ou tambem sofre uma grande indução devido á diferença de potençial em longas distançias de cabo...
se utilizarem um lampada piloto 220v em que o comando faz retorno pelo cabo de alimentação, em que o neutro terá que atravessar esse mesmo cabo, a lampada ascenderá mesmo sem a presença do mesmo a meia intensidade...
trata-se de indução a entrar pelo fio terra ou neutro em cabos longos ou ligações defeituosas..
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 09 ago 2019, 16:33
pedro_mendes Escreveu: 09 set 2009, 19:56 20 Volts entre neutro e terra queima tudo que é electrónica, o maximo dos maximos 5 Volts.
Relativamente ao que pode ser, diga-me uma coisa o quadro que alimenta já tem terra certo!hora temos 2 terras diferentes!pode ser muito bem disso!
Ou então para tirar as duvidas 1 desligar esse terra da máquina, depois medir, se continuar com esses problema é desligar os terras todos e ir pondo um por um e medir em simultânio e ver qual a linha que traz o problema, depois é ver qual é o problema. Mas eu duvido desse terra, terras diferentes na mesma instalação causa desfazamento entre eles.
Cumprimentos, Pedro Mendes
Pedro, você pode me informar em qual documentação consigo encontrar esse padrão máximo de 5 Volts?
-
- Velha Guarda
- Registado: 12 jan 2011, 14:37
- Been thanked: 14 times
Boas,
Não axo que isso tenha a ver com a terra. Por acaso já mediu a tensão no arranque da respectiva máquina? Se é a principal carga, não fará cair a tensão e com isso aumentar a corrente nas placas electrónicas?
Não axo que isso tenha a ver com a terra. Por acaso já mediu a tensão no arranque da respectiva máquina? Se é a principal carga, não fará cair a tensão e com isso aumentar a corrente nas placas electrónicas?
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas Mário. Lopes,
O tema é de 2010
Cump.
Mário
O tema é de 2010
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Velha Guarda
- Registado: 12 jan 2011, 14:37
- Been thanked: 14 times
Ahh pois é, como ultimo post antes do meu é recente não reparei nas datas anteriores. Já agora tinha ficado bem ter apresentado a resolução do problema.
Em todo o caso obg.
Em todo o caso obg.