Ora viva aos electro internautas.
Tenho conhecimento que existem instalações eléctricas com cabo entubado em tubo de alumínio (definido de projecto). Ainda não consegui arranjar uma vantagem para a sua utilização, pelo contrário (necessidade de ligar a própria tubagem à terra).
Onde é que esta tubagem é utilizada e qual a sua vantagem?
Obrigado.
LF
Tubagem de alumínio?
Re: Tubagem de alumínio?
Colega,
Se a instalação for classificada como BE3 ( ambiente explosivo ) toda a canalização deverá ter IK10 e ser condutora, dai a utilização do tubo de aço ou aluminio.
Esta é uma das hipoteses possiveis para a utilização que referiste.
Se a instalação for classificada como BE3 ( ambiente explosivo ) toda a canalização deverá ter IK10 e ser condutora, dai a utilização do tubo de aço ou aluminio.
Esta é uma das hipoteses possiveis para a utilização que referiste.
Luís Fernandes Escreveu:Ora viva aos electro internautas.
Tenho conhecimento que existem instalações eléctricas com cabo entubado em tubo de alumínio (definido de projecto). Ainda não consegui arranjar uma vantagem para a sua utilização, pelo contrário (necessidade de ligar a própria tubagem à terra).
Onde é que esta tubagem é utilizada e qual a sua vantagem?
Obrigado.
LF
-
- Curioso
- Registado: 13 mai 2008, 23:22
Viva PJP.
Obrigado pela resposta. Agradecia no entanto que me esclarecesses onde se encontra essa indicação. No RTIEBT, em artº 482.1.1, não apresenta essas exigências.
Cumprimentos,
LF
Obrigado pela resposta. Agradecia no entanto que me esclarecesses onde se encontra essa indicação. No RTIEBT, em artº 482.1.1, não apresenta essas exigências.
Cumprimentos,
LF
Por exemplo, num armazém onde trabalham com porta paletes e empilhadores
os circuitos a baixo do 1.5Mts dão muito jeito passarem entubados em alumínio.
Amachuca, mas não danifica os cabos
os circuitos a baixo do 1.5Mts dão muito jeito passarem entubados em alumínio.
Amachuca, mas não danifica os cabos

-
- Curioso
- Registado: 13 mai 2008, 23:22
Caro Fernando,
Existem os tubos ERFE, ERM e outros, com uma forte resistência mecânica, mais baratos e não condutores. Penso que a solução do tubo de alumínio, não está relacionado com uma forte necessidade resistência mecânica (M0).
LF
Existem os tubos ERFE, ERM e outros, com uma forte resistência mecânica, mais baratos e não condutores. Penso que a solução do tubo de alumínio, não está relacionado com uma forte necessidade resistência mecânica (M0).
LF