Boa tarde,
Solicitava aos entendidos o favor de me esclarecer se são obrigatórias serem protegidas por interruptor diferencial no quadro:
- os circuitos de iluminação em painel led (a luminária tem um aparelho que abaixa a tensão para 12 ou 24 volts que depois alimentam o painel de leds)
- os circuitos de iluminação com luminárias da classe II.
Obrigado a quem me responder
Protecção diferencial em circuitos de iluminação led e em armaduras lasse II
Re: Protecção diferencial em circuitos de iluminação led e em armaduras lasse II
Interruptor diferencial deve ter toda a instalação, possivelmente estarás a confundir com ter condutor de proteção ou não.
Re: Protecção diferencial em circuitos de iluminação led e em armaduras lasse II
Obrigado pela resposta.
Mas se a luminária led é ligada a tensão de segurança de 12 ou 24 volts para que serve o diferencial?
Por outro lado nestas luminárias painel led devem ser ligadas com o fio de terra?
Nas de classe II não se deve ligar.
Ora se não se liga o fio de terra para quê o diferencial?
Isto para mim é um pouco confuso.
Mas se a luminária led é ligada a tensão de segurança de 12 ou 24 volts para que serve o diferencial?
Por outro lado nestas luminárias painel led devem ser ligadas com o fio de terra?
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 19 abr 2017, 15:34
- Has thanked: 12 times
- Been thanked: 83 times
- Contacto:
A maioria das iluminarias sejam Led fluorescente ou halogéneo Teem transformadores. Mas todas elas são alimentadas por 230v ac.
Toda a instalação residencial deve ser protegida por diferenciais por forma a proteger os humanos.
Quanto às classes de isolamento se já são classe 2 não necessitam de ligação ao condutor terra até porque já garantem a sua protecção uma vez que são construídas em materiais isolantes.
Toda a instalação residencial deve ser protegida por diferenciais por forma a proteger os humanos.
Quanto às classes de isolamento se já são classe 2 não necessitam de ligação ao condutor terra até porque já garantem a sua protecção uma vez que são construídas em materiais isolantes.
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
BoasRiamar Escreveu: 25 jul 2019, 22:06 Obrigado pela resposta.
A Instalação Elétrica tem de estar preparada para receber equipamentos da classe I ou da Classe II, logo instalação com condutores de proteção e a respetiva proteção Diferencial, hoje uma instalação que tem ligado um equipamento da classe II nada indica que amanhã não venha a ter ligado um equipamento da classe I.
Cpts.
Energy
Energy
Entendido, obrigado.
-
- Curioso
- Registado: 12 mai 2008, 11:55
No esquema TT entendo que todos circuitos devem ter protecção diferencial, à excepção dos quadros eléctricos que se forem de classe II, não precisam de ser alimentados com protecção diferencial. Se forem de classe I precisam.