Hoje estive com um cliente que pretende orçamento para eletrificar habitação antiga (Monte alentejano).
A habitação tem sido alimentada ate ao momento por um gerador com 3000 W que se encontra numa pequena casa de maquinas.
A EDP já colocou cablagem até a Portinhola e Contador, no muro do portão de entrada que se encontra a 120 metros de distancia da habitação.
já foram abertas valas até a casa das maquinas onde se encontra o gerador.
O cliente pretende que seja instalada a cablagem desde a portinhola e contador até a um suposto quadro elétrico que iria ficar na casa das maquinas (para substituir gerador) e desse quadro elétrico iria então alimentar o quadro elétrico ja existente na habitação.
É aqui que de facto fiquei com duvidas quanto a "legalidade" desta suposta ligação. Até ao momento sempre fiz a tradicional alimentação ( da portinhola até ao quadro de entrada da habitação) e depois para quadros parciais e anexos. Mas o que esta aqui a ser pedido é exatamente o oposto.
A partida a minha ideia é rejeitar esta obra, mas gostaria de saber a vossa opinião antes de o fazer pois posso estar simplesmente a ver mal a coisa.
Pedi para ver o quadro elétrico e as condições elétricas da habitação, e o cliente gentilmente disse que só depois de mostrar orçamento

Mas fora este (pequeno grande) pormenor, realmente queria tirar a duvida em cima apresentada.
Junto em anexo um pequeno desenho para exemplificar a situação.