Bom dia,
Na sala da minha nova moradia as tomadas do coaxial e de rede estão num local que não me interessa e por isso queria mudá-las de sítio.
Quanto às tomadas elétricas é simples, faço uma derivação, mas em relação às de rede e coaxial qual a melhor solução? Sendo que a moradia tem ATI e, segundo o ITED, a instalação deve ser em estrela (penso eu), por isso não deve ser correto colocar ali tomadas de passagem ou derivadores. Terei que passar novos cabos de rede e coaxial diretos do ATI para o novo local que pretendo para as tomadas? Ou estou a fazer uma grande confusão?
Por isso vim pedir ajuda, obrigado.
Deixo a imagem das tomadas e já agora aquela tampa do lado esquerdo ao lado da coaxial é para a fibra?
Obrigado mais uma vez.
Mudar de local tomadas TV e rede
Mudar de local tomadas TV e rede
- Anexos
-
- P_20190622_151436_vHDR_Auto.jpg (35.88 KiB) Visto 1569 vezes
-
- Velha Guarda
- Registado: 14 abr 2010, 19:15
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 75 vezes
Re: Mudar de local tomadas TV e rede
Boas!
As tomadas que tens na foto devem ser da "ZAP". Foi deixado uma roseta para a fibra ótica (esquerda).
Quanto aos cabos, se os comprimentos não forem suficientes para as novas localizações, terás de instalar novos.
Cumps!
As tomadas que tens na foto devem ser da "ZAP". Foi deixado uma roseta para a fibra ótica (esquerda).
Quanto aos cabos, se os comprimentos não forem suficientes para as novas localizações, terás de instalar novos.
Cumps!
Gil82 agradeço a resposta.
A minha dúvida é se não posso derivar da tomada coaxial existente para outra, se for possível apenas precisava do cabo coaxial que vai da tomada atual para a tomada no novo local.
Penso que com as de rede será mais complicado mas essas talvez não sejam necessárias porque tenho o WiFi disponibilizado pelo router e assim fico online em qualquer parte da moradia, estou correto?
A minha dúvida é se não posso derivar da tomada coaxial existente para outra, se for possível apenas precisava do cabo coaxial que vai da tomada atual para a tomada no novo local.
Penso que com as de rede será mais complicado mas essas talvez não sejam necessárias porque tenho o WiFi disponibilizado pelo router e assim fico online em qualquer parte da moradia, estou correto?
-
- Quadro de Honra
- Registado: 22 out 2007, 22:10
- Enviou: 4 vezes
- Agradecimento recebido: 89 vezes
Não é permitido a derivação de uma tomada de TV para outra tomada de TV, assim como não pode mudar as tomadas de TV e deixar as tomadas de rede onde estão terá de mudar o conjunto todo (ZAP).joao01 Escreveu: 24 jun 2019, 22:48 Gil82 agradeço a resposta.
Em alternativa se tiver reservas no ATI pode optar por manter estas tomadas onde estão e acrescentar as tomadas no local pretendido.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
Agradeço a resposta, vou ver então se consigo passar direto do ATI até ao novo local, mas já agora permitam-me colocar outra dúvida.
Se eu colocar o ONT (meo fibra) no ATI eu não vou necessitar da tomada coaxial junto à TV, uma vez que do ONT posso injetar o sinal de TV, através do ATI, em todas as tomadas coaxiais da casa. Está correto este meu pensamento?
Se for assim apenas precisava das tomadas de rede junta à TV, correto?
Se eu colocar o ONT (meo fibra) no ATI eu não vou necessitar da tomada coaxial junto à TV, uma vez que do ONT posso injetar o sinal de TV, através do ATI, em todas as tomadas coaxiais da casa. Está correto este meu pensamento?
Se for assim apenas precisava das tomadas de rede junta à TV, correto?
-
- Quadro de Honra
- Registado: 22 out 2007, 22:10
- Enviou: 4 vezes
- Agradecimento recebido: 89 vezes
Penso que sim o único senão é que caso pretenda instalar antenas TDT em detrimento do sinal de um operador precisa sempre de uma tomada coaxial.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica