Romodelacao de quadro/instalação elétrica.
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 02 mar 2019, 01:46
Romodelacao de quadro/instalação elétrica.
Boa noite.
Tal como o título indica, estou a fazer, ( a iniciar,”projectar” ) , a remodelação do sistema elétrico duma casa, bem como do quadro, uma instalação com perto de 40 anos, quase toda feita a 1,5mm2, e que por esse mesmo motivo já teve alguns condutores queimados por causa da baixa secção dos mesmos, quando lhes apresentaram uma placa de indução.
E por esse motivo vou instalar cabo novo em toda a casa.
Como a casa é uma vivenda com 3 pisos, estou a projectar 2 quadros, o principal para a casa em si,e outro para a garagem e anexo, até porque a garagem tem alguns equipamentos de algum consumo, exemplo máquina de soldar de 200A, compressor etc etc.
O problema é que estou de mãos atadas dado que a instalação nas paredes é de apenas 16mm de diâmetro, portanto na cozinha estou feito dado que para o forno/fogão/termo acumulador/máquinas, uma secção de 3G6mm passará há justa, e fechou a loja.
A iluminação irei instalar em 1.5mm
Tomadas da casa a 2.5mm
Cozinha e garagem a 4mm
Entretanto no quadro principal, andei a ler vários tópicos aqui é a minha ideia será:
Já tenho instalado 1 diferencial de 40A e 300ma, serve tudo na casa, sendo o diferencial da EDP de 30A, que irei manter para iluminação e as tomadas de quartos e sala, ligado a disjuntores para interromper/desligar os circuitos independentemente.
Cozinha irá levar um de 40A e 30ma para ter a sensibilidade referida por vocês, ligado a disjuntores independentes para as máquinas, fogão e forno.
Na garagem irei instalar outro diferencial, ainda não sei é de que amperagem, entretanto amanhã público um esboço do que penso fazer.
Digam de vossa justiça.
Cumprimentos
Bruno
Tal como o título indica, estou a fazer, ( a iniciar,”projectar” ) , a remodelação do sistema elétrico duma casa, bem como do quadro, uma instalação com perto de 40 anos, quase toda feita a 1,5mm2, e que por esse mesmo motivo já teve alguns condutores queimados por causa da baixa secção dos mesmos, quando lhes apresentaram uma placa de indução.
E por esse motivo vou instalar cabo novo em toda a casa.
Como a casa é uma vivenda com 3 pisos, estou a projectar 2 quadros, o principal para a casa em si,e outro para a garagem e anexo, até porque a garagem tem alguns equipamentos de algum consumo, exemplo máquina de soldar de 200A, compressor etc etc.
O problema é que estou de mãos atadas dado que a instalação nas paredes é de apenas 16mm de diâmetro, portanto na cozinha estou feito dado que para o forno/fogão/termo acumulador/máquinas, uma secção de 3G6mm passará há justa, e fechou a loja.
A iluminação irei instalar em 1.5mm
Tomadas da casa a 2.5mm
Cozinha e garagem a 4mm
Entretanto no quadro principal, andei a ler vários tópicos aqui é a minha ideia será:
Já tenho instalado 1 diferencial de 40A e 300ma, serve tudo na casa, sendo o diferencial da EDP de 30A, que irei manter para iluminação e as tomadas de quartos e sala, ligado a disjuntores para interromper/desligar os circuitos independentemente.
Cozinha irá levar um de 40A e 30ma para ter a sensibilidade referida por vocês, ligado a disjuntores independentes para as máquinas, fogão e forno.
Na garagem irei instalar outro diferencial, ainda não sei é de que amperagem, entretanto amanhã público um esboço do que penso fazer.
Digam de vossa justiça.
Cumprimentos
Bruno
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 19 abr 2017, 15:34
- Has thanked: 12 times
- Been thanked: 83 times
- Contacto:
Re: Romodelacao de quadro/instalação elétrica.
Vai criar um circuito a 6mm para vários equipamentos?
Se vai criar um quadro.novo porque razao não cria circuitos individuais?
Vai usar o limitador da edp para proteger circuitos de iluminação? ??
Se a casa tem 3 andares deve criar um quadro.parcial por.piso bem como um parcial para a garagem e anexo com condutores devidamente seccionados e protegidos de forma correta.
Relativamente a máquina de soldar ela pode operar até 200A mas o real consumo dela não deve andar nem a um terço do valor de soldadura. ..
Isto vai aqui uma confusão. ...
Se vai criar um quadro.novo porque razao não cria circuitos individuais?
Vai usar o limitador da edp para proteger circuitos de iluminação? ??
Se a casa tem 3 andares deve criar um quadro.parcial por.piso bem como um parcial para a garagem e anexo com condutores devidamente seccionados e protegidos de forma correta.
Relativamente a máquina de soldar ela pode operar até 200A mas o real consumo dela não deve andar nem a um terço do valor de soldadura. ..
Isto vai aqui uma confusão. ...
-
Boas caro Monteiro.
Obrigado pela resposta, tenho andado literalmente a bater com a cabeça nas paredes...
Infelizmente vim a descobrir que esta remodelação vai ser muito difícil, basicamente estou lixado, o tubo de passagem é um simples VD de 10mm interiores !!
Vi-me grego para passar os cabos para a garagem, sendo que até tive de passar a fase por outro tubo, pois 2x4mm + 1x2,5mm raspa no tubo e tive uma passagem entre os condutores, portanto passar os condutores para a cozinha vai ser uma aventura....
De resto tal como referi anteriormente, a casa terá:
Quadro principal
Quadro auxiliar na garagem
E provavelmente na cave também.
Obrigado pela resposta, tenho andado literalmente a bater com a cabeça nas paredes...
Infelizmente vim a descobrir que esta remodelação vai ser muito difícil, basicamente estou lixado, o tubo de passagem é um simples VD de 10mm interiores !!
Vi-me grego para passar os cabos para a garagem, sendo que até tive de passar a fase por outro tubo, pois 2x4mm + 1x2,5mm raspa no tubo e tive uma passagem entre os condutores, portanto passar os condutores para a cozinha vai ser uma aventura....
De resto tal como referi anteriormente, a casa terá:
Quadro principal
Quadro auxiliar na garagem
E provavelmente na cave também.
-
- Técnico Dedicado
- Contacto:
Perdi-me novamente...
Entao uma remodelação ou renovação não inclui tubagens novas??
Pretende realizar uma remodelação aproveitando as tubagens existentes já com décadas???
Não se meta nisso.....
Entao uma remodelação ou renovação não inclui tubagens novas??
Pretende realizar uma remodelação aproveitando as tubagens existentes já com décadas???
Não se meta nisso.....
-
O simples motivo para não ir mexer nas tubagens/paredes é que trabalhos de estuque como o que está feito aqui em casa, poucos o farão hoje em dia, o dono da casa era construtor.
A casa tem perto de 50 anos e é como se tivesse 15,húmidade zero, estuque a cair zero, e não é pintada há mais de 10 anos, desde que o dono faleceu.
Portanto não vou mexer em algo que está bom.
A casa tem perto de 50 anos e é como se tivesse 15,húmidade zero, estuque a cair zero, e não é pintada há mais de 10 anos, desde que o dono faleceu.
Portanto não vou mexer em algo que está bom.
-
- Velha Guarda
- Registado: 14 abr 2010, 19:15
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 75 times
Boas!
Já tive numa situação dessas e milagres não se podem fazer!
Esse pessoal que é construtor sabe fazer paredes mas quanto a tubagens esquece. Curvas malucas com tubos de diâmetros reduzidos quando se tira condutores pode-se não conseguir meter mais e depois ainda fica pior do que antes!
Em remodelações de eletricidade se não há condições (tubagens como deve ser) mais vale ficar quieto!
Cumps!
Já tive numa situação dessas e milagres não se podem fazer!
Esse pessoal que é construtor sabe fazer paredes mas quanto a tubagens esquece. Curvas malucas com tubos de diâmetros reduzidos quando se tira condutores pode-se não conseguir meter mais e depois ainda fica pior do que antes!
Em remodelações de eletricidade se não há condições (tubagens como deve ser) mais vale ficar quieto!
Cumps!
-
Gil, completamente verdadeiro.
Curvas malucas para os tubos passarem dentro dos pilares, de resto tudo excelente.
De qualquer forma tenho um plano B, passar tudo das caixas e quadro pelo sótão.
A seguir vamos ver se tenho sorte..... ainda não mexi no quadro, apesar de já saber onde e para onde vão os fios......apenas fui até há garagem pois preciso dum local para trabalhar e assim já tenho condições para tal.
Obrigado a todos pela colaboração e vão opinando.
Curvas malucas para os tubos passarem dentro dos pilares, de resto tudo excelente.
De qualquer forma tenho um plano B, passar tudo das caixas e quadro pelo sótão.
A seguir vamos ver se tenho sorte..... ainda não mexi no quadro, apesar de já saber onde e para onde vão os fios......apenas fui até há garagem pois preciso dum local para trabalhar e assim já tenho condições para tal.
Obrigado a todos pela colaboração e vão opinando.
-
- Registado: 09 jun 2019, 09:51
Na parte dos quadros no outro dia fiz uma moradia assim. Acho que assim era melhor.
-
- Registado: 09 jun 2019, 09:51
O diferencial da edp sera de 30 ou vao tirar. Ainda nao pedi para ligarem a rede
-
- Técnico Dedicado
- Contacto:
No esquema que apresenta a Alimentacao dos diferenciais está por baixo e na realidade é por cima.
O disjuntor de corte geral deveria ser superior a potência contratada.
Nos quadros parciais não necessita ter disjuntor de corte geral já o tem no quadro geral e pode usar um ID de 30mA.
Os IDs devem ser sempre de Ic superior a do disjuntor a jusante.
E preciso analisar a selectividade dos equipamentos bem como a secção dos condutores.
O disjuntor de corte geral deveria ser superior a potência contratada.
Nos quadros parciais não necessita ter disjuntor de corte geral já o tem no quadro geral e pode usar um ID de 30mA.
Os IDs devem ser sempre de Ic superior a do disjuntor a jusante.
E preciso analisar a selectividade dos equipamentos bem como a secção dos condutores.
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
BoasRafael Santana Escreveu: 09 jun 2019, 10:26 Na parte dos quadros no outro dia fiz uma moradia assim. Acho que assim era melhor.
O corte Geral do Q.E.G deve ser no mínimo de 40A
O ID dos Q.P que funcionam como corte geral também devem ser de 40A e não de 25A como está no desenho.
Cpts.
Energy
Energy
-
- Técnico Dedicado
- Contacto:
E o circuito do termoacunulador também tem que estar protegido por um ID de. Pelo menos 30mA e não de 300mA como está no desenho.
No circuito do forno tem disjuntor de 20A mas se tiver secção de 2.5mm2 está errado.
O circuito da placa tem que ter 4mm2 no mínimo.
No circuito do forno tem disjuntor de 20A mas se tiver secção de 2.5mm2 está errado.
O circuito da placa tem que ter 4mm2 no mínimo.
-
Re: Romodelacao de quadro/instalação elétric
Boa noite pessoal.
Tenho andado desaparecido porque literalmente voltei ao período Neanderthal lool...tenho andado de maceta e escopro na mão.
Vou instalar mais 2 quadros auxiliares, um na garagem e outro no anexo.
Ando a abrir roços no hall de entrada e garagem, de forma a conseguir passar cabo novo, tava-me a fazer comichão não fazer um trabalho como deve ser, e daqui a uns tempos teria de voltar a fazer tudo, como tal vou acrescentar tubagem nova pelo tecto, e depois aproveito e instalo tectos falsos com projetores led.
Ultimamente tive uma grande ajuda com uma aplicação de telefone para cálculo de potência/secção e comprimento de ambos, e cheguei há conclusão que do quadro principal até há cozinha, 10mts, preciso dum 3G10, isto para o fogão, e forno, mas lá chegarei.
Tomadas da cozinha, da bancada, vou alimentar a 4mm, para a Bimby etc....Frigorífico também a 4mm,posso alimentar ambos no mesmo disjuntor ?! 25 ou 32A
Máquinas de lavar roupa e louça chega 4 ou devo por 6mm ? Disjuntor separado ou posso juntar ambas ?
Termo-acumulador irei instalar a 4mm com diferencial de 30ma, já tenho o disjuntor, será o mais apropriado ?
Forno e microondas, o que aconselham, 4,6 ou mesmo 10mm ?
Fogão, como será de indução levaram com o tal 3g10.
Cumprimentos
Miguel
Tenho andado desaparecido porque literalmente voltei ao período Neanderthal lool...tenho andado de maceta e escopro na mão.
Ando a abrir roços no hall de entrada e garagem, de forma a conseguir passar cabo novo, tava-me a fazer comichão não fazer um trabalho como deve ser, e daqui a uns tempos teria de voltar a fazer tudo, como tal vou acrescentar tubagem nova pelo tecto, e depois aproveito e instalo tectos falsos com projetores led.
Ultimamente tive uma grande ajuda com uma aplicação de telefone para cálculo de potência/secção e comprimento de ambos, e cheguei há conclusão que do quadro principal até há cozinha, 10mts, preciso dum 3G10, isto para o fogão, e forno, mas lá chegarei.
Tomadas da cozinha, da bancada, vou alimentar a 4mm, para a Bimby etc....Frigorífico também a 4mm,posso alimentar ambos no mesmo disjuntor ?! 25 ou 32A
Máquinas de lavar roupa e louça chega 4 ou devo por 6mm ? Disjuntor separado ou posso juntar ambas ?
Termo-acumulador irei instalar a 4mm com diferencial de 30ma, já tenho o disjuntor, será o mais apropriado ?
Cumprimentos
Miguel
- maxxis
- Velha Guarda
- Registado: 02 abr 2009, 22:34
- Has thanked: 34 times
- Been thanked: 15 times
Re: Romodelacao de quadro/instalação elétric
Bmiguelpaiva Escreveu: 10 nov 2019, 23:17 Boa noite pessoal.
Partilha lá o nome da aplicação
Posso estar a dar uma informação errada (os colegas que corrigam) não será suficiente condutor 2,5mm?
Mesma situação da anterior, 2,5mm não é suficiente? Disjuntor separado será a melhor opção
Diferencial terá mesmo de ser 30mA - O condutor de 4mm é opção porque motivo, se falarmos de um termoaculador de 1500w (1500/230) 6A + ou -
Pessoalmente por norma aplico de 4mm (circuitos independentes 4mm Forno + 4mm Placa Eltrica)
Cumprimentos
Miguel
-
A aplicação chama-se Cálculos Eléctricos Lite.
Vais ao primeiro menu, calculo de secção.
Vais ao primeiro menu, calculo de secção.