Um painel de Centralização de contadores deve ser considerado um quadro de colunas nomeadamente para efeitos de obrigatoriedade de instalação no interior do edifício ou, pode ser instalado no exterior?
No caso em concreto trata-se de um edifício com várias fracções destinadas a armazém com acesso a partir de zona comum exterior.
A alternativa poderá, a meu ver, passar pela criação de uma pequena cabina para albergar o quadro...
Alguém já teve casos semelhantes?
Centralização de contadores vs Quadro de Colunas
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 220 vezes
Re: Centralização de contadores vs Quadro de Colunas
Boas
Já vi alguns instalados no exterior no caso de armazéns, onde na entrada fica o PT e os contadores todos. O dcp fica no armazem.
Já vi alguns instalados no exterior no caso de armazéns, onde na entrada fica o PT e os contadores todos. O dcp fica no armazem.
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Quadro de Honra
- Registado: 22 out 2007, 22:10
- Enviou: 4 vezes
- Agradecimento recebido: 89 vezes
Depende do IP do armário de centralização eu aconselho criar um nicho para alojamento deste equipamento
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Enviou: 28 vezes
- Agradecimento recebido: 208 vezes
Boasdsrsantos Escreveu: 03 jun 2019, 15:33 Um painel de Centralização de contadores deve ser considerado um quadro de colunas nomeadamente para efeitos de obrigatoriedade de instalação no interior do edifício ou, pode ser instalado no exterior?
No caso em concreto trata-se de um edifício com várias fracções destinadas a armazém com acesso a partir de zona comum exterior.
A alternativa poderá, a meu ver, passar pela criação de uma pequena cabina para albergar o quadro...
Alguém já teve casos semelhantes?
Desde que garanta o IP e IK adequado não vejo razão para não poder ser instalado no exterior.
Cpts.
Energy
Energy
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 19 abr 2017, 15:34
- Enviou: 12 vezes
- Agradecimento recebido: 83 vezes
- Contacto:
Existem soluções pré feitas que permitem albergar esse tipo de instalação no exterior. Embora por vezes seja necessário realizar o espaço dedicado em alvenaria para albergar os armários.
Mas a sua questão é se é possível fazê lo no exterior e sim é possível.
A quiterios é al.sa tem soluções bem como outras marcas.
Mas a sua questão é se é possível fazê lo no exterior e sim é possível.
A quiterios é al.sa tem soluções bem como outras marcas.