Posso colocar os módulos KNX em locais longe dos QEs?
Ou seja, posso colocar as proteções no QE por exemplo: Ilum. Quartos + Tomadas Quartos + Estores + etc, e daí ir uma canalização por circuito até uma ou mais caixas contendo os módulos KNX e daí derivarem para os outros pontos?
Ou sou obrigado a colocar por cada cx com o módulo KNX uma proteção?
A ideia era ir 1 canalização de cada até um roupeiro e lá dentro retirava as saídas todas diretamente aos vários pontos de luz.
Módulos KNX podem ficar fora dos QE?
-
- Curioso
- Registado: 12 mai 2008, 22:25
-
- Curioso
- Registado: 11 jan 2019, 15:46
Re: Módulos KNX podem ficar fora dos QE?
Boa tarde jfsmoreira.
Nunca executei uma instalação assim, mas tive uma situação em que tive quase para por um quadro de domótica ao lado do quadro eléctrico (isto porque a obra era faseada e havia problemas de espaço).
Na altura não me recordo de ter visto nada que o impedisse. A meu ver, o circuito está protegido e não vejo nada que faça alguma não conformidade.
Nunca executei uma instalação assim, mas tive uma situação em que tive quase para por um quadro de domótica ao lado do quadro eléctrico (isto porque a obra era faseada e havia problemas de espaço).
Na altura não me recordo de ter visto nada que o impedisse. A meu ver, o circuito está protegido e não vejo nada que faça alguma não conformidade.
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boasjfsmoreira Escreveu: 27 mai 2019, 14:18 Posso colocar os módulos KNX em locais longe dos QEs?
Ou seja, posso colocar as proteções no QE por exemplo: Ilum. Quartos + Tomadas Quartos + Estores + etc, e daí ir uma canalização por circuito até uma ou mais caixas contendo os módulos KNX e daí derivarem para os outros pontos?
A ideia era ir 1 canalização de cada até um roupeiro e lá dentro retirava as saídas todas diretamente aos vários pontos de luz.
Já fiz uma enorme moradia de 3 pisos em que coloquei em determinados pontos Caixas de Q.E para colocar os módulos, e no Q.E desse piso tinha as proteções.
Agora nunca deve colocar as caixas e respetivas proteções dentro de roupeiros, despenseiros etc.
Cpts.
Energy
Energy
-
- Velha Guarda
- Registado: 14 abr 2010, 19:15
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 75 times
Boas!jfsmoreira Escreveu: 27 mai 2019, 14:18 Posso colocar os módulos KNX em locais longe dos QEs?
Não há problema disso deste que sejam feitas as proteções necessárias. Cuidado com os roupeiros e afins por causa do acesso a esses elementos!
Cumps!
-
- Curioso
Boas,
Só agora voltei à carga.
A ideia seria colocar só os módulos KNX numa caixa.
As protecções não ficariam nessa caixa, mas sim nos QEs.
Posso colocar essa caixa, apenas com o módulo dentro do roupeiro? Não estou a ver a necessidade de lá ir (excepto manutenção/programação) uma vez que as proteções ficarão no QE acessível.
Outra questão:
Existem módulos KNX que tanto dão para estores, como para controlar iluminação e tomadas. Estes modulos utilizam entradas ( alimentações) diferentes ( ver por exmeplo o MaxInBox da Zennio). Posso usar um desses módulos por quarto para controlar em simultaneo iluminação (com entrada protegida a 10A), tomadas (com proteçao de 16A) e estores (proteção de 10A)?
Obg
Só agora voltei à carga.
A ideia seria colocar só os módulos KNX numa caixa.
As protecções não ficariam nessa caixa, mas sim nos QEs.
Posso colocar essa caixa, apenas com o módulo dentro do roupeiro? Não estou a ver a necessidade de lá ir (excepto manutenção/programação) uma vez que as proteções ficarão no QE acessível.
Outra questão:
Existem módulos KNX que tanto dão para estores, como para controlar iluminação e tomadas. Estes modulos utilizam entradas ( alimentações) diferentes ( ver por exmeplo o MaxInBox da Zennio). Posso usar um desses módulos por quarto para controlar em simultaneo iluminação (com entrada protegida a 10A), tomadas (com proteçao de 16A) e estores (proteção de 10A)?
Obg
Jorge Moreira
-
- Curioso
Estilo Isto...
- Anexos
-
- pedido IEP.pdf
- (84.44 KiB) Transferido 131 vezes
Jorge Moreira