Dias.Rje Escreveu: 20 mai 2019, 14:38
Boa tarde colegas,
Tenho em mãos um projecto ITED para um apartamento (e só o apartamento) inserido num edifício muito antigo na Baixa de Lisboa. O apartamento é num 1º andar e vai ser totalmente remodelado, a C.M., muito bem, pede o projecto ITED. Actualmente as infraestruturas de telecomunicações existentes estão na fachada do edifício e cada apartamento tem um cabo (de um qualquer operador) que entra pelo sitio mais fácil (um furo no aro de uma janela e já está). O apartamento em questão até nem tem nada de telecomunicações porque já está abandonado à uns anos.
DÚVIDA:
Sendo o edifício muito antigo não tem coluna montanete de telecomunicações, como poderei fazer a entrada de telecomunicações na fração?
O que Eu "acho", e segundo o ITED3, é deixar um tubo 40 (ou calha) a ligar o ATI com a zona das escadas mas isto vai obrigar os operadores a "clar cabos" na zona comum do prédio....
Agradeço as Vossas partilhas de informação segundo as experiências semelhantes que já tenham tido.
Cumps.
Olá bom dia.
Já me passou pelas mãos duas situações destas.
No primeiro projeto foi a remodelação de algumas das frações do edifício e no segundo projeto foi a remodelação de uma única fração do edifício.
Em ambos os projetos foi instalada uma rede coletiva nova, executada em calha PVC e caixas de colunas, e claro CVM no exterior.
Nas frações não intervencionadas levou PTI sobre a porta; este PTI levou 1 RJ45 + 2 Fichas F (CATV e MATV) e 2 Adaptadores SC/APC Simples, mas como não existia esta solução no mercado (c/ 2 fichas F) tivemos de pedir à TEV2 para a desenvolver. No segundo projeto já usamos o PTI da Quitérios que já tem tudo e até mais.
Na minha opinião deves remodelar a fração pelo ITED 3, mas não deves ligar o teu PTI à rua, dado que pelo que dizes, as telecomunicações atuais estão a entrar em cada fração pela fachada.
No meu 1º projeto, usei o ITED3a na coluna só na parte da PAT, tudo o resto foi ITED3.
Um dos principais motivos pelo qual optei pela instalação da rede coletiva foi que, quase de certeza que não existe licenciamento do ITED original do prédio. Se não existe licenciamento do ITED original, então para todos os efeitos nunca existiu ITED no prédio, o que a meu ver obriga a instalar uma rede ITED no prédio.
PS:
No 1º projeto, o empreiteiro foi o Dono de Obra, que acompanhou sempre tudo e claro, pagou a instalação ITED nova.
Quando fez os contratos com os operadores, após remodelação e certificação da instalação ITED dos apartamentos, os operadores simplesmente ignoram a rede coletiva nova e passaram cabos deles. UMA VERGONHA...