Boa tarde!
Tenho um ventilador movido por um motor eléctrico com as seguintes características: 220/240V, 920rpm, 1.42A, 1/6Hp, 50Hz e monofásico. Para poder controlar a velocidade do ventilador, tenho um variador de frequência siemens G110 com as características: input (200-240V +-10% 1AC 7.7A 47-63Hz), output(0-230V 3AC 3.2A 0-650Hz), motor(0.55kW) e com saída trifásica.
Será possivel fazer o control do ventilador com este variador? Quais as melhores soluções?
Obrigado pela ajuda!
Variador de frequência
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Re: Variador de frequência
sim é possivel mas não recomendo. Não só pelas caracteristicas fisicas e comportamentos diferentes, mas não só pelo facto de que o variador ieá activar os sistemas de protecção embutidos, "pensando" que uma das fases do motor deixou de consumir, logo conclui que existe problemas desligando a alimentaçºao ao motor e entrar em modo de alarme. Além disso não sei se é possivel desligar este parametro para que não detecte este tipo de defeitos. Só mesmo experimentando, vigiando temperaturas e comportamentos anómalos.
PODES MAS NO MOTOR QUE TENS O TRIFASICO ELE PROVALVELMENTE TA LIGADO EM ESTRELA E PARA O PORES A TRABALHAR COM ESSE VARIADOR DE FREQUENCIA TENS DE O POR EM TRIANGULO (DELTA). VE SE NA PLACA DE LIGAÇOES DO MOTOR TEEM 6 FIOS SE TIVER SEIS FIOS POEM OS SHUNTS NA VERTICAL
- admin
- Admin
- Registado: 02 set 2006, 13:05
- Has thanked: 120 times
- Been thanked: 140 times
- Contacto:
Por favor escreva em minúscula facilita a leitura
Obrigado

Obrigado
Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
o motor em causa provávelmente não tem mais dos que dois fios disponiveis. Na potencia referida, as técnicas usadas para o arranque do motor, se calhar nem usa condensador de arranque, daí as minhas suspeitas de que o motor não têm os fios disponiveis, que refere.HERCULANO Escreveu:PODES MAS NO MOTOR QUE TENS O TRIFASICO ELE PROVALVELMENTE TA LIGADO EM ESTRELA E PARA O PORES A TRABALHAR COM ESSE VARIADOR DE FREQUENCIA TENS DE O POR EM TRIANGULO (DELTA). VE SE NA PLACA DE LIGAÇOES DO MOTOR TEEM 6 FIOS SE TIVER SEIS FIOS POEM OS SHUNTS NA VERTICAL