Olá boa noite.
Tenho estado a fazer alterações na minha cozinha, vou colocar uma placa de indução, um termoacumulador e um exaustor. No quadro tenho um disjuntor de 15 A de reserva. Coloquei cabos de 6mm (fase, neutro e terra), sendo que não há espaço para colocar mais cabos. Queria fazer derivações destes cabos para os 3 aparelhos, trocando o disjuntor por 1 de 25 A. Será adequado? Serão estes cabos suficientes?
Obrigado.
Ligar placa, termoacumulador e exaustor no mesmo disjuntor
- Duende
- Velha Guarda
- Registado: 03 set 2008, 16:24
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 13 times
Re: Ligar placa, termoacumulador e exaustor no mesmo disjuntor
Boa noite,
Por questões de segurança, isso não é aconselhável de todo. O termoacumulador deve ser um circuíto independente protegido por IDR e pode no mínimo ter 2,5mm de secção nos condutores.
Quanto á placa, que deverá certamente ser o mesmo circuíto do fogão, o mínimo aconselhável é 4mm de secção.
Cumprimentos
Por questões de segurança, isso não é aconselhável de todo. O termoacumulador deve ser um circuíto independente protegido por IDR e pode no mínimo ter 2,5mm de secção nos condutores.
Quanto á placa, que deverá certamente ser o mesmo circuíto do fogão, o mínimo aconselhável é 4mm de secção.
Cumprimentos
-
- Velha Guarda
- Registado: 14 fev 2010, 13:12
- Has thanked: 405 times
- Been thanked: 89 times
boas. cuidado o termo tem de ter diferencial de 30ma se não tem nenhum isso não pode ser. ai uma hipotese seria colocar um quadro na cozinha com fios de 6mm e fazer a partir dele os circuitos para o termo a placa e o exautor colocando nele o tal diferencial se diz que tem um dijuntor de 15a no quadro subtitua ele por um de 32a bipolar e liga ai os fios de 6mm que vão para o quadro da cozinha, esse dijuntor serve para proteger esses fios. a placa coloca fios de 4mm eo termo fios de 2.5mm
Bons dias.
Penso que se calhar, o mais simples para mim será esquecer o termoacumulador e ficar com esquentador.
E no que respeita ao exaustor, será adequado fazer uma derivação dos cabos de 6mm, que irão alimentar também a placa?
Melhores cumprimentos e obrigado pelas vossas prontas respostas.
Penso que se calhar, o mais simples para mim será esquecer o termoacumulador e ficar com esquentador.
E no que respeita ao exaustor, será adequado fazer uma derivação dos cabos de 6mm, que irão alimentar também a placa?
Não sei o que entendes por derivação mas, como já foi referido, uma vez que não consegues trazer do quadro elétrico vários circuitos, deverás optar por instalar um quadro elétrico na cozinha. Tudo o resto que possas ter ideia para derivações não será recomendado por questões de segurança. Se não sabes o que fazer e como fazer, contacta um eletricista.Jotape Escreveu: 11 abr 2019, 07:25 Bons dias.
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 19 abr 2017, 15:34
- Has thanked: 12 times
- Been thanked: 83 times
- Contacto:
Penso que a questão colocada foi se pode usar o mesmo circuito para a placa e alimentar o exaustor.
Se for esta a questão sim pode. Por norma o circuito da placa no mínimo a 4 mm alimenta também o exaustor.
Mas se não tem a real noção da responsabilidade da qualidade do serviço será sensato procurar um profissional certificado
Se for esta a questão sim pode. Por norma o circuito da placa no mínimo a 4 mm alimenta também o exaustor.
Mas se não tem a real noção da responsabilidade da qualidade do serviço será sensato procurar um profissional certificado
Sim eu expliquei me mal. O que pretendo é colocar uma junção de derivação para ligar o exaustor. É simples...
Obrigado
Obrigado