Olá a todos,
Onde costumam fazer as vossas análises referentes aos consumos de uma instalação eléctrica? Estou a ver o websiste da ERSE, aconselham o simulador dele?
Cumps
Simulador de consumos energético
Re: Simulador de consumos energético
Se possível, a análise deve ser feita com valores reais. Se a análise é para tua casa, o simulador é capaz de ser suficiente.
-
- Velha Guarda
- Registado: 09 out 2016, 16:59
- Has thanked: 133 times
- Been thanked: 23 times
É para uma pequena oficina. Mas estou a tentar perceber quais as diferenças entre um contracto para doméstico e para industria. Bem como que impostos andam inerentes a cada "mundo".
Mas os simuladores são bons pois agregam os preços de vários fornecedores. Ainda por cima com o mercado liberalizado estes são mais que as mães
O que acham, são da mesma opinião?
Cumps
Mas os simuladores são bons pois agregam os preços de vários fornecedores. Ainda por cima com o mercado liberalizado estes são mais que as mães

Cumps
Tens acesso a uma fatura? Estamos a falar de que potência contratada? Se for um valor baixo, sim, pelo simulador consegues perceber em princípio o que será mais económico.
-
- Velha Guarda
A potência será de 10.35kVA, já fiz os cálculos. Acontece que a instalação ainda não existe. Estou a estudar como vou ter que contratar o serviço e quanto vai custar tudo (basicamente, taxas, taxinhas e taxonas).
Existe alguma tese, livro ou sebenta com este tipo de análise? Seria interessante ler trabalhos de colegas.
Cumps
Existe alguma tese, livro ou sebenta com este tipo de análise? Seria interessante ler trabalhos de colegas.
Cumps
Se já tens a potência contratada. Só precisas de saber o horário (possivelmente simples) e a energia mês e/ou ano.
Para o que pretendes o simulador serve.
Para o que pretendes o simulador serve.
-
- Velha Guarda
É o que ando a descobrir! Obrigado pela orientação.
Uma questão interessante. Existem mais do que um fornecedor de energia eléctrica. O que significa que o mercado é em muito semelhante ao de telecomunicações. Acham que desta maneira o consumir final fica melhor servido? Ou irá ficar submerso em uma série de propostas, com fidelizações, e que no fim não compensa o processo administrativo e burocrático?
Cumps
Uma questão interessante. Existem mais do que um fornecedor de energia eléctrica. O que significa que o mercado é em muito semelhante ao de telecomunicações. Acham que desta maneira o consumir final fica melhor servido? Ou irá ficar submerso em uma série de propostas, com fidelizações, e que no fim não compensa o processo administrativo e burocrático?
Cumps
Eu não compararia com as telecomunicações pelo simples facto que num prédio podes não ter todos os operadores de telecomunicações mas consegues ter todos os comercializadores de energia. E ainda há outra grande diferença, muitas vezes não consegues comparar diretamente operadores de telecomunicações por existirem pacotes ou serviços diferentes, na energia isso não acontece porque é igual para ti e para o teu vizinho, independentemente do comercializador ser o mesmo ou não.
Não sei se fica melhor ou pior servido o consumidor final mas o facto de existir alternativa, é positivo e obriga a fazer variar preços.
O processo de troca de comercializador é simples e rápido, a procura pelo mais barato é que pode não compensar a poupança final. Se demorares 2 horas a fazer isso para uma poupança de 0,30€/mês, vais chegar à conclusão que vale mais ficar quieto.
Não sei se fica melhor ou pior servido o consumidor final mas o facto de existir alternativa, é positivo e obriga a fazer variar preços.
O processo de troca de comercializador é simples e rápido, a procura pelo mais barato é que pode não compensar a poupança final. Se demorares 2 horas a fazer isso para uma poupança de 0,30€/mês, vais chegar à conclusão que vale mais ficar quieto.