Olá a todos,
Em um Q.E. de habitação descobri uma coisa interessante. O cabo que entra em casa é de 4 condutores, 3 Fases e um Condutor neutro (Preto, Castanho, Preto e Azul). A instalação é de 4.6kVA, segundo factura da EDP. De início pensei que a instalação fosse trifásica. Verifiquei com o voltímetro e apenas tenho tensão simples, entre fases e neutro. Não tenho tensões compostas entre fases.
A minha questão é "Porque que existe um cabo com 4 condutores? Terá sido uma instalação trifásica em tempos e foi convertida para monofásia?"
Cumps
Cabo de entrada 4G para instalação monofásica
-
- Velha Guarda
- Registado: 14 fev 2010, 13:12
- Has thanked: 405 times
- Been thanked: 89 times
Re: Cabo de entrada 4G para instalação monofásica
boas . isso é muito estranho pois mesmo que fosse trifasica em tempos só devia ter ligado uma fase, agora ter em todas com o neutro corrente não faz sentido. pergunto se esse cabo vem direto da rua portanto do ramal. podia em ultimo caso vir de um outro quadro e ter no mesmo cabo mais circuitos dai ter os 230 v com o neutro em todos os outros 3 fios. mas isto é uma hipotese. cump
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boasedeluz Escreveu: 17 mar 2019, 00:06 Olá a todos,
Em um Q.E. de habitação descobri uma coisa interessante. O cabo que entra em casa é de 4 condutores, 3 Fases e um Condutor neutro (Preto, Castanho, Preto e Azul). A instalação é de 4.6kVA, segundo factura da EDP. De início pensei que a instalação fosse trifásica. Verifiquei com o voltímetro e apenas tenho tensão simples, entre fases e neutro. Não tenho tensões compostas entre fases.
A minha questão é "Porque que existe um cabo com 4 condutores? Terá sido uma instalação trifásica em tempos e foi convertida para monofásia?"
Cumps
Tudo indica que já teve contador trifásico instalado, e posteriormente foi pedido para monofásico, nessa altura era habito chantar os 3 condutores de fase no DCP, por isso diz que tem tensão 230V entre qualquer das fases e o neutro.
Cpts.
Energy
Energy
-
- Velha Guarda
- Registado: 09 out 2016, 16:59
- Has thanked: 133 times
- Been thanked: 23 times
Faz sentido. Pois os circuitos estão distribuídos pelas três fases, métodos comum nas instalações antigas. Corrijam-me se estiver errado. No passado era comum colocar as instalações trifásicas, por causa dos fogões, correcto?ENERGY Escreveu: 17 mar 2019, 20:46Boasedeluz Escreveu: 17 mar 2019, 00:06 Olá a todos,
Cumps
Tudo indica que já teve contador trifásico instalado, e posteriormente foi pedido para monofásico, nessa altura era habito chantar os 3 condutores de fase no DCP, por isso diz que tem tensão 230V entre qualquer das fases e o neutro.
Obrigado
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boasedeluz Escreveu: 20 mar 2019, 00:37Faz sentido. Pois os circuitos estão distribuídos pelas três fases, métodos comum nas instalações antigas. Corrijam-me se estiver errado. No passado era comum colocar as instalações trifásicas, por causa dos fogões, correcto?ENERGY Escreveu: 17 mar 2019, 20:46Boasedeluz Escreveu: 17 mar 2019, 00:06 Olá a todos,
Cumps
Obrigado
Existem ainda muitos apartamentos por Lisboa que têm instalados 2 contadores, 1 monofásico destinado a iluminação e tomadas, e outro trifasico destinado a aquecimento etc.
Cpts.
Energy
Energy