Romodelacao de quadro/instalação elétrica.

Bmiguelpaiva
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 02 mar 2019, 01:46

Romodelacao de quadro/instalação elétrica.

Mensagem por Bmiguelpaiva »

Boa noite.

Tal como o título indica, estou a fazer, ( a iniciar,”projectar” ) , a remodelação do sistema elétrico duma casa, bem como do quadro, uma instalação com perto de 40 anos, quase toda feita a 1,5mm2, e que por esse mesmo motivo já teve alguns condutores queimados por causa da baixa secção dos mesmos, quando lhes apresentaram uma placa de indução.

E por esse motivo vou instalar cabo novo em toda a casa.

Como a casa é uma vivenda com 3 pisos, estou a projectar 2 quadros, o principal para a casa em si,e outro para a garagem e anexo, até porque a garagem tem alguns equipamentos de algum consumo, exemplo máquina de soldar de 200A, compressor etc etc.

O problema é que estou de mãos atadas dado que a instalação nas paredes é de apenas 16mm de diâmetro, portanto na cozinha estou feito dado que para o forno/fogão/termo acumulador/máquinas, uma secção de 3G6mm passará há justa, e fechou a loja.

A iluminação irei instalar em 1.5mm
Tomadas da casa a 2.5mm
Cozinha e garagem a 4mm

Entretanto no quadro principal, andei a ler vários tópicos aqui é a minha ideia será:

Já tenho instalado 1 diferencial de 40A e 300ma, serve tudo na casa, sendo o diferencial da EDP de 30A, que irei manter para iluminação e as tomadas de quartos e sala, ligado a disjuntores para interromper/desligar os circuitos independentemente.

Cozinha irá levar um de 40A e 30ma para ter a sensibilidade referida por vocês, ligado a disjuntores independentes para as máquinas, fogão e forno.

Na garagem irei instalar outro diferencial, ainda não sei é de que amperagem, entretanto amanhã público um esboço do que penso fazer.
Digam de vossa justiça.
Cumprimentos
Bruno
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Has thanked: 12 times
Been thanked: 83 times
Contacto:

Re: Romodelacao de quadro/instalação elétrica.

Mensagem por lcmmonteiro »

Vai criar um circuito a 6mm para vários equipamentos?
Se vai criar um quadro.novo porque razao não cria circuitos individuais?

Vai usar o limitador da edp para proteger circuitos de iluminação? ??

Se a casa tem 3 andares deve criar um quadro.parcial por.piso bem como um parcial para a garagem e anexo com condutores devidamente seccionados e protegidos de forma correta.

Relativamente a máquina de soldar ela pode operar até 200A mas o real consumo dela não deve andar nem a um terço do valor de soldadura. ..

Isto vai aqui uma confusão. ...
Bmiguelpaiva
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Boas caro Monteiro.
Obrigado pela resposta, tenho andado literalmente a bater com a cabeça nas paredes...

Infelizmente vim a descobrir que esta remodelação vai ser muito difícil, basicamente estou lixado, o tubo de passagem é um simples VD de 10mm interiores !!

Vi-me grego para passar os cabos para a garagem, sendo que até tive de passar a fase por outro tubo, pois 2x4mm + 1x2,5mm raspa no tubo e tive uma passagem entre os condutores, portanto passar os condutores para a cozinha vai ser uma aventura....

De resto tal como referi anteriormente, a casa terá:
Quadro principal
Quadro auxiliar na garagem
E provavelmente na cave também.
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Contacto:

Perdi-me novamente...

Entao uma remodelação ou renovação não inclui tubagens novas??

Pretende realizar uma remodelação aproveitando as tubagens existentes já com décadas???

Não se meta nisso.....
Bmiguelpaiva
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

O simples motivo para não ir mexer nas tubagens/paredes é que trabalhos de estuque como o que está feito aqui em casa, poucos o farão hoje em dia, o dono da casa era construtor.

A casa tem perto de 50 anos e é como se tivesse 15,húmidade zero, estuque a cair zero, e não é pintada há mais de 10 anos, desde que o dono faleceu.

Portanto não vou mexer em algo que está bom.
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Has thanked: 3 times
Been thanked: 75 times

Mensagem por Gil82 »

Boas!

Já tive numa situação dessas e milagres não se podem fazer!
Esse pessoal que é construtor sabe fazer paredes mas quanto a tubagens esquece. Curvas malucas com tubos de diâmetros reduzidos quando se tira condutores pode-se não conseguir meter mais e depois ainda fica pior do que antes!

Em remodelações de eletricidade se não há condições (tubagens como deve ser) mais vale ficar quieto!

Cumps!
Bmiguelpaiva
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Gil, completamente verdadeiro.
Curvas malucas para os tubos passarem dentro dos pilares, de resto tudo excelente.

De qualquer forma tenho um plano B, passar tudo das caixas e quadro pelo sótão.

A seguir vamos ver se tenho sorte..... ainda não mexi no quadro, apesar de já saber onde e para onde vão os fios......apenas fui até há garagem pois preciso dum local para trabalhar e assim já tenho condições para tal.

Obrigado a todos pela colaboração e vão opinando.
Rafael Santana
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 09 jun 2019, 09:51

Mensagem por Rafael Santana »

Na parte dos quadros no outro dia fiz uma moradia assim. Acho que assim era melhor.
Anexos
received_1333513460119911.png
received_565777293934762.png
received_538299753364208.png
received_780242262344983.png
Rafael Santana
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 09 jun 2019, 09:51

Mensagem por Rafael Santana »

O diferencial da edp sera de 30 ou vao tirar. Ainda nao pedi para ligarem a rede
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Contacto:

No esquema que apresenta a Alimentacao dos diferenciais está por baixo e na realidade é por cima.

O disjuntor de corte geral deveria ser superior a potência contratada.

Nos quadros parciais não necessita ter disjuntor de corte geral já o tem no quadro geral e pode usar um ID de 30mA.

Os IDs devem ser sempre de Ic superior a do disjuntor a jusante.

E preciso analisar a selectividade dos equipamentos bem como a secção dos condutores.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Rafael Santana Escreveu: 09 jun 2019, 10:26 Na parte dos quadros no outro dia fiz uma moradia assim. Acho que assim era melhor.
Boas
O corte Geral do Q.E.G deve ser no mínimo de 40A
O ID dos Q.P que funcionam como corte geral também devem ser de 40A e não de 25A como está no desenho.
Cpts.
Energy
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Contacto:

E o circuito do termoacunulador também tem que estar protegido por um ID de. Pelo menos 30mA e não de 300mA como está no desenho.

No circuito do forno tem disjuntor de 20A mas se tiver secção de 2.5mm2 está errado.

O circuito da placa tem que ter 4mm2 no mínimo.
Bmiguelpaiva
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Re: Romodelacao de quadro/instalação elétric

Boa noite pessoal.

Tenho andado desaparecido porque literalmente voltei ao período Neanderthal lool...tenho andado de maceta e escopro na mão.

Vou instalar mais 2 quadros auxiliares, um na garagem e outro no anexo.

Ando a abrir roços no hall de entrada e garagem, de forma a conseguir passar cabo novo, tava-me a fazer comichão não fazer um trabalho como deve ser, e daqui a uns tempos teria de voltar a fazer tudo, como tal vou acrescentar tubagem nova pelo tecto, e depois aproveito e instalo tectos falsos com projetores led.

Ultimamente tive uma grande ajuda com uma aplicação de telefone para cálculo de potência/secção e comprimento de ambos, e cheguei há conclusão que do quadro principal até há cozinha, 10mts, preciso dum 3G10, isto para o fogão, e forno, mas lá chegarei.

Tomadas da cozinha, da bancada, vou alimentar a 4mm, para a Bimby etc....Frigorífico também a 4mm,posso alimentar ambos no mesmo disjuntor ?! 25 ou 32A

Máquinas de lavar roupa e louça chega 4 ou devo por 6mm ? Disjuntor separado ou posso juntar ambas ?

Termo-acumulador irei instalar a 4mm com diferencial de 30ma, já tenho o disjuntor, será o mais apropriado ?

Forno e microondas, o que aconselham, 4,6 ou mesmo 10mm ?

Fogão, como será de indução levaram com o tal 3g10.

Cumprimentos
Miguel
maxxis
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 abr 2009, 22:34
Has thanked: 34 times
Been thanked: 15 times

Re: Romodelacao de quadro/instalação elétric

Mensagem por maxxis »

Bmiguelpaiva Escreveu: 10 nov 2019, 23:17 Boa noite pessoal.

Tenho andado desaparecido porque literalmente voltei ao período Neanderthal lool...tenho andado de maceta e escopro na mão.

Vou instalar mais 2 quadros auxiliares, um na garagem e outro no anexo.

Ando a abrir roços no hall de entrada e garagem, de forma a conseguir passar cabo novo, tava-me a fazer comichão não fazer um trabalho como deve ser, e daqui a uns tempos teria de voltar a fazer tudo, como tal vou acrescentar tubagem nova pelo tecto, e depois aproveito e instalo tectos falsos com projetores led.

Ultimamente tive uma grande ajuda com uma aplicação de telefone para cálculo de potência/secção e comprimento de ambos, e cheguei há conclusão que do quadro principal até há cozinha, 10mts, preciso dum 3G10, isto para o fogão, e forno, mas lá chegarei.
Partilha lá o nome da aplicação :)

Tomadas da cozinha, da bancada, vou alimentar a 4mm, para a Bimby etc....Frigorífico também a 4mm,posso alimentar ambos no mesmo disjuntor ?! 25 ou 32A
Posso estar a dar uma informação errada (os colegas que corrigam) não será suficiente condutor 2,5mm?

Máquinas de lavar roupa e louça chega 4 ou devo por 6mm ? Disjuntor separado ou posso juntar ambas ?
Mesma situação da anterior, 2,5mm não é suficiente? Disjuntor separado será a melhor opção
Termo-acumulador irei instalar a 4mm com diferencial de 30ma, já tenho o disjuntor, será o mais apropriado ?
Diferencial terá mesmo de ser 30mA - O condutor de 4mm é opção porque motivo, se falarmos de um termoaculador de 1500w (1500/230) 6A + ou -

Forno e microondas, o que aconselham, 4,6 ou mesmo 10mm ?
Pessoalmente por norma aplico de 4mm (circuitos independentes 4mm Forno + 4mm Placa Eltrica)

Fogão, como será de indução levaram com o tal 3g10.

Cumprimentos
Miguel
Bmiguelpaiva
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

A aplicação chama-se Cálculos Eléctricos Lite.

Vais ao primeiro menu, calculo de secção.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”