Moradia Unifamiliar (veículos eléctricos) PMA
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Boas,
Queria tirar a dúvida relativamente á potência máxima admissível para uma ficha electrotécnica de uma moradia unifamiliar.
Sendo que é necessário projecto desde a lei que saiu em Agosto acima dos 10,35kVa, e sendo o mínimo 6,9kVA.
A minha questão é relativamente ao carregamento de veículos eléctricos que penso que temos de deixar uma potência de 4,6kVA (corrigem-me se tiver errado).
Nesse caso uma moradia com box ou sem box mas espaço para estacionamento será obrigada a ter potência reservada para carregamento de veículos eléctricos (4,6kVA) mais o mínimo para moradias (6,9kVA) daria um total de 11.5kVA, logo teria de fazer a ficha electrotécnica para 13,8kVA e por consequente um projecto de electricidade.
Estou correcto relativamente à soma da potência dos veículos eléctricos com o mínimo admissível para moradias?
Cumprimentos,
Nuno Cardoso
Queria tirar a dúvida relativamente á potência máxima admissível para uma ficha electrotécnica de uma moradia unifamiliar.
Sendo que é necessário projecto desde a lei que saiu em Agosto acima dos 10,35kVa, e sendo o mínimo 6,9kVA.
A minha questão é relativamente ao carregamento de veículos eléctricos que penso que temos de deixar uma potência de 4,6kVA (corrigem-me se tiver errado).
Nesse caso uma moradia com box ou sem box mas espaço para estacionamento será obrigada a ter potência reservada para carregamento de veículos eléctricos (4,6kVA) mais o mínimo para moradias (6,9kVA) daria um total de 11.5kVA, logo teria de fazer a ficha electrotécnica para 13,8kVA e por consequente um projecto de electricidade.
Estou correcto relativamente à soma da potência dos veículos eléctricos com o mínimo admissível para moradias?
Cumprimentos,
Nuno Cardoso
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Re: Moradia Unifamiliar (veículos eléctricos) PMA
Boas,
Para carregamento de veículos elétricos não há minimos a instalar. Tudo depende da corrente de carga que o veículo aceita para termos um carregamento mais rápido. Como nas moradias o conceito "normal" passa por deixar o veículo a carregar durante a noite, a corrente de carregamento é adequada à potência instalada.
Para estes casos será conveniente pelo menos os 10,35kVA.
Para os casos onde a potência disponível é inferior, há sempre a possibilidade de instalar carregadores de veículos já com baterias e aí a potência disponível é a que se quiser (limitadas ao seu carregamento), haja dinheiro para comprar módulos de baterias!
Cumps!
Para carregamento de veículos elétricos não há minimos a instalar. Tudo depende da corrente de carga que o veículo aceita para termos um carregamento mais rápido. Como nas moradias o conceito "normal" passa por deixar o veículo a carregar durante a noite, a corrente de carregamento é adequada à potência instalada.
Para estes casos será conveniente pelo menos os 10,35kVA.
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Re: Moradia Unifamiliar (veículos eléctricos) PMA
De acordo com o Guia técnico das instalações eléctricas para a alimentação de veículos eléctricos as potências para o dimensionamento das instalações de carregamento de VE:
No Quadro 2
Tensão nominal (V) Corrente estipulada do disjuntor (A) Potência
230 10A 2300 VA
230 16A 3680 VA
230 20A 4600 VA
No Quadro 2
Tensão nominal (V) Corrente estipulada do disjuntor (A) Potência
230 10A 2300 VA
230 16A 3680 VA
230 20A 4600 VA
Re: Moradia Unifamiliar (veículos eléctricos) PMA
Boas,
Podem ver no seguinte link
https://dre.pt/home/-/dre/75126728/deta ... h=GYa1i6mo
Que diz que no 2º artigo:
Artigo 2.º
Potências mínimas
1 - A potência a considerar por ponto de conexão de veículo elétrico não deve ser inferior a 3 680 VA.
Consoante o tarifário 4,6kvA, logo para uma moradia com estacionamento é obrigatório mínimo de 13,8kVA, logo obrigatório projecto.
Podem ver no seguinte link
https://dre.pt/home/-/dre/75126728/deta ... h=GYa1i6mo
Que diz que no 2º artigo:
Artigo 2.º
Potências mínimas
1 - A potência a considerar por ponto de conexão de veículo elétrico não deve ser inferior a 3 680 VA.
Consoante o tarifário 4,6kvA, logo para uma moradia com estacionamento é obrigatório mínimo de 13,8kVA, logo obrigatório projecto.
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Re: Moradia Unifamiliar (veículos eléctricos) PMA
Boas
Os carregadores podem ser de várias potencias, e até ter sistema que permite monitorizar as potencias que estão a ser consumidas por outros equipamentos, e assim evitar que o DCP dispare.
O sistema mede os consumos e só absorve a potencia em sobra, logo que vai sendo sisponibilkizada potencia de outros equipamentos que acabaram de desligar essa potencia passa então a ser absorvida pelo carregador, e claro durante a noite em que pouco ou nada está ligada o carregador está a funcionar com a potencia maxima.
Mas claro isto não é um sistema de 100euritossss, e evita que o cliente esteja a pagar taxas de potencias absurdas.
Os carregadores podem ser de várias potencias, e até ter sistema que permite monitorizar as potencias que estão a ser consumidas por outros equipamentos, e assim evitar que o DCP dispare.
O sistema mede os consumos e só absorve a potencia em sobra, logo que vai sendo sisponibilkizada potencia de outros equipamentos que acabaram de desligar essa potencia passa então a ser absorvida pelo carregador, e claro durante a noite em que pouco ou nada está ligada o carregador está a funcionar com a potencia maxima.
Mas claro isto não é um sistema de 100euritossss, e evita que o cliente esteja a pagar taxas de potencias absurdas.
Cpts.
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Re: Moradia Unifamiliar (veículos eléctricos) PMA
ENERGY Escreveu: 24 jan 2019, 19:26 Boas
Os carregadores podem ser de várias potencias, e até ter sistema que permite monitorizar as potencias que estão a ser consumidas por outros equipamentos, e assim evitar que o DCP dispare.
O sistema mede os consumos e só absorve a potencia em sobra, logo que vai sendo sisponibilizada potencia de outros equipamentos que acabaram de desligar essa potencia passa então a ser absorvida pelo carregador, e claro durante a noite em que pouco ou nada está ligada o carregador está a funcionar com a potencia maxima.
Mas claro isto não é um sistema de 100euritossss, e evita que o cliente esteja a pagar taxas de potencias absurdas.
Cpts.
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Re: Moradia Unifamiliar (veículos eléctricos) PMA
Boas,
Mas a minha questão é relativamente ao que li no qual é obrigatório disponibilizar 3 680 VA para Veiculos Electricos, 4,6kva segundo o tarifário e obrigatório 6,9kva para habitações. Porque é disponibilizar certa potencia apenas para Veiculos Electricos e certa potencia apenas para habitação, foi a conclusão que tirei, por isso para fazer para uma ficha electrotecnia de uma moradia os 10,35kva já não chega, porque será 6,9kva (habitação) + 4,6kva (veiculos eletricos) logo terei de passar para os 13,8kVA obrigatoriamente, assim qualquer vivenda com lugar de estacionamento necessitará de projecto de electricidade.
Já fiz algumas fichas com 10,35kVA e com lugares estacionamento mas com o que disse tem tudo para poder bater na trave numa inspecção por não ter potencia reservada para veiculos electricos. (6,9 + 4,6)
Alguem me consegue esclarecer se estou certo ou errado ?
Cumprimentos,
Nuno Cardoso
Mas a minha questão é relativamente ao que li no qual é obrigatório disponibilizar 3 680 VA para Veiculos Electricos, 4,6kva segundo o tarifário e obrigatório 6,9kva para habitações. Porque é disponibilizar certa potencia apenas para Veiculos Electricos e certa potencia apenas para habitação, foi a conclusão que tirei, por isso para fazer para uma ficha electrotecnia de uma moradia os 10,35kva já não chega, porque será 6,9kva (habitação) + 4,6kva (veiculos eletricos) logo terei de passar para os 13,8kVA obrigatoriamente, assim qualquer vivenda com lugar de estacionamento necessitará de projecto de electricidade.
Já fiz algumas fichas com 10,35kVA e com lugares estacionamento mas com o que disse tem tudo para poder bater na trave numa inspecção por não ter potencia reservada para veiculos electricos. (6,9 + 4,6)
Alguem me consegue esclarecer se estou certo ou errado ?
Cumprimentos,
Nuno Cardoso
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Re: Moradia Unifamiliar (veículos eléctricos) PMA
Boas,
Os 4,6 não estou a perceber, pois 3680VA são 3,68kVA.
No entanto pelo raciocínio, mesmo assim teriamos 3,68kVA + 6,9kVA = 10,58kVA, que é superior aos 10,35kVA.
Não poderá de alguma forma considerar um fator de simultaneidade entre as duas "cargas"? É que assim muitas moradias passariam a ter projeto obrigatório!
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Os 4,6 não estou a perceber, pois 3680VA são 3,68kVA.
No entanto pelo raciocínio, mesmo assim teriamos 3,68kVA + 6,9kVA = 10,58kVA, que é superior aos 10,35kVA.
Não poderá de alguma forma considerar um fator de simultaneidade entre as duas "cargas"? É que assim muitas moradias passariam a ter projeto obrigatório!
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Re: Moradia Unifamiliar (veículos eléctricos) PMA
Potência do tarifário 4,6kVA, mas sim continuava a ser obrigatório projecto.Gil82 Escreveu: 25 jan 2019, 15:55 Boas,
Os 4,6 não estou a perceber, pois 3680VA são 3,68kVA.
No entanto pelo raciocínio, mesmo assim teriamos 3,68kVA + 6,9kVA = 10,58kVA, que é superior aos 10,35kVA.
Não poderá de alguma forma considerar um fator de simultaneidade entre as duas "cargas"? É que assim muitas moradias passariam a ter projeto obrigatório!
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Não sei se se pode utilizar um fator de simultaneidade, por isso tenho tenho realizado sempre projecto para moradias com estacionamento. Mas como disse foi a interpretação que tirei, não tenho a certeza se estarei correto.
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Re: Moradia Unifamiliar (veículos eléctricos) PMA
BoasNCardoso Escreveu: 24 jan 2019, 16:13 Boas,
Podem ver no seguinte link
https://dre.pt/home/-/dre/75126728/deta ... h=GYa1i6mo
Que diz que no 2º artigo:
Artigo 2.º
Potências mínimas
1 - A potência a considerar por ponto de conexão de veículo elétrico não deve ser inferior a 3 680 VA.
Consoante o tarifário 4,6kvA, logo para uma moradia com estacionamento é obrigatório mínimo de 13,8kVA, logo obrigatório projecto.
Eu para mim a potencia mínima a considerar por fração é 6.9Kvas, logo os 3.68Kvas cabem dentro dos 6.9Kvas.
Não faz sentido numa pequena casa, lá porque tem um espaço de estacionamento ter que considerar o somatório dessas 2 potencias, e ter que fazer projeto, porque na maioria dos casos os clientes não têm, nem nunca vão ter carros elétricos.
E se os tiverem podem muito bem coloca-los a carregar durante a noite, em que praticamente não tÊm consumos.
Não faz sentido obrigarem ao somatorio dessas 2 potencias, até porque depois da Instalação certificada o cliente pode baixar a potencia instalada até 1.15Kvas, e quem vai depois impedir? a não ser que essas novas instalações fiquem registadas na EDPD como tendo local de carregamento auto, e aí nunca se possa baixar a potrencia abaixo dos 4.6Kvas, mas se assim for é uma descriminação perante os outros clientes que obtiveram certificações antes desta lei entrar em vigor.
Quem sabe, para tirar duvidas colocar por email esta questão a uma Entidade Inspetora e eles responderão.
Cpts.
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Re: Moradia Unifamiliar (veículos eléctricos) PMA
ENERGY Escreveu: 25 jan 2019, 20:11BoasNCardoso Escreveu: 24 jan 2019, 16:13 Boas,
Podem ver no seguinte link
https://dre.pt/home/-/dre/75126728/deta ... h=GYa1i6mo
Que diz que no 2º artigo:
Artigo 2.º
Potências mínimas
1 - A potência a considerar por ponto de conexão de veículo elétrico não deve ser inferior a 3 680 VA.
Consoante o tarifário 4,6kvA, logo para uma moradia com estacionamento é obrigatório mínimo de 13,8kVA, logo obrigatório projecto.
Eu para mim a potencia mínima a considerar por fração é 6.9Kvas, logo os 3.68Kvas cabem dentro dos 6.9Kvas.
Não faz sentido numa pequena casa, lá porque tem um espaço de estacionamento ter que considerar o somatório dessas 2 potencias, e ter que fazer projeto, porque na maioria dos casos os clientes não têm, nem nunca vão ter carros elétricos.
E se os tiverem podem muito bem coloca-los a carregar durante a noite, em que praticamente não tÊm consumos.
Não faz sentido obrigarem ao somatorio dessas 2 potencias, até porque depois da Instalação certificada o cliente pode baixar a potencia instalada até 1.15Kvas, e quem vai depois impedir? a não ser que essas novas instalações fiquem registadas na EDPD como tendo local de carregamento auto, e aí nunca se possa baixar a potrencia abaixo dos 4.6Kvas, mas se assim for é uma descriminação perante os outros clientes que obtiveram certificações antes desta lei entrar em vigor.
Quem sabe, para tirar duvidas colocar por email esta questão a uma Entidade Inspetora e eles responderão.
Concordo mas pelo que está escrito parece ser necessário reservar potencia para os veiculos eletricos e só para eles. Porque se reservo 4,6 de 6,9 fico sem nada para a habitação...
Tenha veiculo eléctrico ou não, é obrigatório deixar potencia reservada para tal efeito, se não tiver faz o contrato com a potencia que melhor entender.
Não puxando a brasa á minha sardinha, parece-me que é inevitável meter uma moradia a 13,8kVA, mas vou fazer o que me disse e colocar a questão a uma Entidade Inspectora.
Contudo ja fora do contexto acho que qualquer projecto electricidade seja de que potencia for deveria ser obrigatorio. Se o ITED é assim porque não a electricidade na qual pode originar problemas graves numa instalação mal dimensionada ?
Vou colocar a questão a uma entidade inspectora e depois informo qual foi a resposta.
Cumprimentos,
Nuno Cardoso
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Re: Moradia Unifamiliar (veículos eléctricos) PMA
BoasNCardoso Escreveu: 25 jan 2019, 21:04ENERGY Escreveu: 25 jan 2019, 20:11BoasNCardoso Escreveu: 24 jan 2019, 16:13 Boas,
Podem ver no seguinte link
https://dre.pt/home/-/dre/75126728/deta ... h=GYa1i6mo
Que diz que no 2º artigo:
Artigo 2.º
Potências mínimas
1 - A potência a considerar por ponto de conexão de veículo elétrico não deve ser inferior a 3 680 VA.
Consoante o tarifário 4,6kvA, logo para uma moradia com estacionamento é obrigatório mínimo de 13,8kVA, logo obrigatório projecto.
Eu para mim a potencia mínima a considerar por fração é 6.9Kvas, logo os 3.68Kvas cabem dentro dos 6.9Kvas.
Não faz sentido numa pequena casa, lá porque tem um espaço de estacionamento ter que considerar o somatório dessas 2 potencias, e ter que fazer projeto, porque na maioria dos casos os clientes não têm, nem nunca vão ter carros elétricos.
E se os tiverem podem muito bem coloca-los a carregar durante a noite, em que praticamente não tÊm consumos.
Não faz sentido obrigarem ao somatorio dessas 2 potencias, até porque depois da Instalação certificada o cliente pode baixar a potencia instalada até 1.15Kvas, e quem vai depois impedir? a não ser que essas novas instalações fiquem registadas na EDPD como tendo local de carregamento auto, e aí nunca se possa baixar a potrencia abaixo dos 4.6Kvas, mas se assim for é uma descriminação perante os outros clientes que obtiveram certificações antes desta lei entrar em vigor.
Quem sabe, para tirar duvidas colocar por email esta questão a uma Entidade Inspetora e eles responderão.
Concordo mas pelo que está escrito parece ser necessário reservar potencia para os veiculos eletricos e só para eles. Porque se reservo 4,6 de 6,9 fico sem nada para a habitação...
Tenha veiculo eléctrico ou não, é obrigatório deixar potencia reservada para tal efeito, se não tiver faz o contrato com a potencia que melhor entender.
Não puxando a brasa á minha sardinha, parece-me que é inevitável meter uma moradia a 13,8kVA, mas vou fazer o que me disse e colocar a questão a uma Entidade Inspectora.
Contudo ja fora do contexto acho que qualquer projecto electricidade seja de que potencia for deveria ser obrigatorio. Se o ITED é assim porque não a electricidade na qual pode originar problemas graves numa instalação mal dimensionada ?
Vou colocar a questão a uma entidade inspectora e depois informo qual foi a resposta.
Cumprimentos,
Nuno Cardoso
Eu concordo plenamente que 6.9Kvas para uma moradia é pouco, isto também dependendo do tipo de moradia e da forma como as pessoas usam os equipamentos, se as pessoas souberem gerir bem a potencia, não vão ter grandes problemas.
Eu estou habituado a moradias com potencia mínima de 20.7Kvas e que se estendem até 41.4Kvas nos casos de moradias de maior luxo e de clientes com maior poder financeiro.
Quanto aos projetos para 10.35Kvas e outras pequenas potencias, não me parece que isso tenha vindo a acrescentar qualquer mais valia para o cliente isto desde que as instalações elétricas sejam executadas por empresas credíveis, e depois têm sempre a Inspeção, que essa sim é uma mais valia para o cliente.
Fazer "projetinhos" de 10.35Kvas não dá prestigio aos Engenheiros que eu saiba, é quase como um Técnico de eletricidade que só muda lâmpadas, hehehe, mas claro que também existem muitos Técnicos de eletricidade que dão "musica" a muitos Engenheiros, pois muitos dos Engºs de gabinete em obra são muito fraquinhos, é aminha experiencia em obras de alguma dimensão em que nas reuniões de obra em que se pergunta algo e só na próxima reunião sai a resposta.
Mas também conheço muitos Engºs que têm de imediato a resposta na ponta da língua para qualquer questão que lhe seja colocada, e solução imediata para qualquer alteração imprevista, mas estes não aceitam "Projetinhos" de eletricidade ou de ITED, só aceitam coisas grandes.
Cpts.
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Re: Moradia Unifamiliar (veículos eléctricos) PMA
Boas,
No meu caso aceito tudo, nunca digo que não a um trabalho porque como trabalho por conta própria não sei quando vai ser o último, se virá uma crise ou não.
Falei com a DGEG e pode-se deixar moradias com 10,35kVA.
Cumprimentos,
Nuno Cardoso
No meu caso aceito tudo, nunca digo que não a um trabalho porque como trabalho por conta própria não sei quando vai ser o último, se virá uma crise ou não.
Falei com a DGEG e pode-se deixar moradias com 10,35kVA.
Cumprimentos,
Nuno Cardoso
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Re: Moradia Unifamiliar (veículos eléctricos) PMA
Não é necessário deixar a tomada pode ser uma caixa de derivação.damon Escreveu: 05 jun 2019, 23:42 Boas,
Uma duvida:
è obrigatorio deixar um circuito com tomada para carro electrico??
numa moradia nova!
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O que é obrigatório é deixar uma alimentação dedicada (exclusiva) no mínimo 1 Diferencial 25A/30mA Tipo B ou do Tipo A + Disjuntor 16A Tipo C a secção mínima é de 2,5mm2 mas aconselha-se 4mm2.
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