[TUTORIAL] Quadro Eléctrico Simples

rmcs
Curioso
Curioso
Registado: 08 out 2007, 14:53
Has thanked: 7 times
Been thanked: 4 times

Re: Quadro Eléctrico Simples

Mensagem por rmcs »

O diferencial será sempre alimentado por cima mais percisamente poderão ver no diferencial nos bornes superiores onde está o nº 1.
O neutro sempre à esquerda salvo indicação contraria no proprio diferencial.

mesmo assim será mais facil instalar pois se virem bem:

alimenta-se o diferencial por cima do lado esquerdo dos disjuntores
o pente "apanha" a saida da fase do diferencial e alimenta automaticamente os disjuntores por baixo.

aplica-se da mesma forma mesmo num diferencial trifásico.

antigamente alimentava-se por baixo mas era um corte ou seja talvez por razões financeiras não era muito usual instalar um diferencial ... sempre um corte e disjuntores... felizmente os tempos mudam e aplica-se um diferencial nos dias de hoje.

espero não ter sido muito complicado.

cumprimentos

Rui
Nefelim

Re: Quadro Eléctrico Simples

Mensagem por Nefelim »

Olá

Um quadro eléctrico de uma habitação embora os contratos sejam muitos a 3,45 KVA e 6,9 KVA deviam ficar preparados para 10,35KVA e 13,8KVA monofásicos pelo que as entradas deveriam ser a H07V-R 2x16+G16 e corte geral monofásico de 2x63 A e dois diferencias um de 2x63A-0,3 A e outro 2x63 A-0,03 A

Um abraço
ismael
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 30 jun 2007, 16:59
Been thanked: 2 times

Re: [TUTORIAL] Quadro Eléctrico Simples

Mensagem por ismael »

Pois eu tambem fui ensinado segundo o ElectroPT. Sempre por baixo. Mais tarde, apareceu essa e muito bem de ser por cima.
Na teoria , em caso de avaria do dispositivo de protecção este tem de evitar a passagem de corrente, daí que se consegue mais facilmente com a alimentação por cima. Conseguimos sempre colocar o pente, seja ele em baixo ou em cima.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Re:

Mensagem por nelmindo »

pauloviegas Escreveu:a entrada deve ser feita por cima e a saida por baixo, mas a marcas de disjuntores que especificam o comtrario, tem de ter em atenção a que esta escrito no proprio disjuntor.

é verdade!!!
A propria Legrand, num dos seus esquemas do seu catalogo exemplifica isso, até num caso muito comum em França, a de usarem disjuntores fase neutro, dispensando o referido barramento de neutro. Usam um pente bi-polar, para distribuirem desde o int.dif. para os disjuntores e tudo feito por baixo. No int.dif. entra por cima e sai em baixo, nos disjuntores entra por baixo e sai por cima.
No entanto pessaolmente recomendo, toda alimentação por cima, saida por baixo
abellopes
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 23 jan 2008, 20:36

Mensagem por abellopes »

E se a saida nos dijuntores for feita por cima chumba na inspecção?

Obrigado
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

Não. Já fiz instalações com a saída por cima e nada. Aliás o que fazem é contarem os condutores de fase e os do neutro, para verem se existe mais fases do que neutros e verificarem se em algum disjuntor estão ligados mais do que um condutor...
nmaparicio
Curioso
Curioso
Registado: 21 jan 2009, 14:24
Has thanked: 1 time

Mensagem por nmaparicio »

desculpem lá reanimar este post outra vez, mas ando a projectar quadros electricos com equipamento merlin gerin.
tenho usados sempre int diferenciais com alimentação por baixo ligados aos disjuntores por barramentos e até agora tudo correu como devia, a não ser que os quadristas estejam a alterar tudo o que eu projecto em papel e ainda não me tenham dito nada...

mal possa posto aqui uma imagem de um projecto meu...
Nuno Aparicio
Responder

Voltar para “Tutoriais”