Tomadas duplas
- Miguel Alves
- Aprendiz
- Registado: 16 fev 2009, 19:07
- Been thanked: 9 times
Tomadas duplas
Boa tarde a todos os colegas,
Hoje um cliente colocou-me uma questão que não sei como responder! A questão é a seguinte, o cliente quer colocar em todas as divisões da casa tomadas duplas pois diz “que não quer estender extensões”. A moradia tem 3 circuitos de tomadas de usos gerais com 8 em cada circuito, a minha dúvida é se posso colocar ou não as duplas tendo em vista que vou ter de certificar a instalação elétrica.
Agradeço a vossa colaboração,
Miguel Alves
Hoje um cliente colocou-me uma questão que não sei como responder! A questão é a seguinte, o cliente quer colocar em todas as divisões da casa tomadas duplas pois diz “que não quer estender extensões”. A moradia tem 3 circuitos de tomadas de usos gerais com 8 em cada circuito, a minha dúvida é se posso colocar ou não as duplas tendo em vista que vou ter de certificar a instalação elétrica.
Agradeço a vossa colaboração,
Miguel Alves
-
- Velha Guarda
- Registado: 14 fev 2010, 13:12
- Has thanked: 405 times
- Been thanked: 89 times
Re: Tomadas duplas
boas. em principio não tem problema pois se coloca uma dupla numa caixa de aparelhagem vale por uma tomada. cump
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boas
Pode agrupar num conjunto varias tomadas, que de acordo com as RTIEBT conta como se de 1 única tomada se trate.
Pode agrupar num conjunto varias tomadas, que de acordo com as RTIEBT conta como se de 1 única tomada se trate.
Cpts.
Energy
Energy
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 fev 2008, 14:38
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 6 times
Viva
Boletim CERTIEL Março 2007 " Em locais de habitação cada circuito final não deve, em regra, alimentar mais que oito pontos de utilização. Para efeito de contagem do numero de pontos de utilização por circuito, duas (ou mais) tomadas de 16A agrupadas por circuito num mesmo aparelho são consideradas como um unico ponto de utilização (RTIEBT 801.5.3)".
Mas há quem tenha opinião diferente...
Boletim CERTIEL Março 2007 " Em locais de habitação cada circuito final não deve, em regra, alimentar mais que oito pontos de utilização. Para efeito de contagem do numero de pontos de utilização por circuito, duas (ou mais) tomadas de 16A agrupadas por circuito num mesmo aparelho são consideradas como um unico ponto de utilização (RTIEBT 801.5.3)".
Mas há quem tenha opinião diferente...
-
- Curioso
- Registado: 20 out 2017, 10:39
- Has thanked: 8 times
- Been thanked: 15 times
Se projectar fosse apenas guias e RTIEBT não era preciso engenheiros e pessoal técnico especializado. Realmente as rtiebt dizem isso mas eu sou contra o uso disso. Uma ou outra em zonas de pouco uso e com simultaneidade baixa tudo bem, aceito. Colocar varias espalhadas por uma casa vai dar asneira. Várias coisas ligadas ao mesmo tempo, extensões é triplas (inevitavelmente toda a gente usa). Podem ter tomadas quádruplas, mas mais duas tomadinhas dá sempre jeito.. Depois aquecimentos é pufff. Já vi umas quantas queimadas....
Pessoalmente não coloco mais que 5 a 6 tomadas por circuito. Mais cedo ou mais tarde alguém se vai lembrar de montar mais uma ou outra tomada e não se vai preocupar se tens nesse circuito 5 ou 6 ou 10 tomadas. Portanto previno sempre.
Moradias, algumas grandes, comprimentos consideráveis, curto circuito mínimo baixo, disjuntor não dispara, circuito queima é ninguém sabe porque....
Pessoalmente não coloco mais que 5 a 6 tomadas por circuito. Mais cedo ou mais tarde alguém se vai lembrar de montar mais uma ou outra tomada e não se vai preocupar se tens nesse circuito 5 ou 6 ou 10 tomadas. Portanto previno sempre.
Moradias, algumas grandes, comprimentos consideráveis, curto circuito mínimo baixo, disjuntor não dispara, circuito queima é ninguém sabe porque....
-
- Velha Guarda
- Registado: 14 fev 2010, 13:12
- Has thanked: 405 times
- Been thanked: 89 times
boas. concordo consigo pois a potencia das tomadas agrupadas vale por uma e é ai que a malta se esqueçe depois sobrecarregão e da nisso. ate defendo que ate 2 tomadas esta bem. cumpjoaosousa Escreveu: 20 dez 2018, 22:57 Se projectar fosse apenas guias e RTIEBT não era preciso engenheiros e pessoal técnico especializado. Realmente as rtiebt dizem isso mas eu sou contra o uso disso. Uma ou outra em zonas de pouco uso e com simultaneidade baixa tudo bem, aceito. Colocar varias espalhadas por uma casa vai dar asneira. Várias coisas ligadas ao mesmo tempo, extensões é triplas (inevitavelmente toda a gente usa). Podem ter tomadas quádruplas, mas mais duas tomadinhas dá sempre jeito.. Depois aquecimentos é pufff. Já vi umas quantas queimadas....
- Miguel Alves
- Aprendiz
- Registado: 16 fev 2009, 19:07
- Been thanked: 9 times
Boa noite a todos os colegas,
Agradeço a todos os que me ajudaram nesta minha duvida, Muito obrigado a todos.
Miguel Alves
Agradeço a todos os que me ajudaram nesta minha duvida, Muito obrigado a todos.
Miguel Alves