Preenchimento da ficha electrotécnica

Responder
Philos
Curioso
Curioso
Registado: 02 ago 2010, 12:49

Preenchimento da ficha electrotécnica

Mensagem por Philos »

Olá a todos.

A dúvida que tenho é nos serviços comuns.
Num exemplo simples (2 comércios no Rés do Chão + 4 habitações (duas por piso), (e uma garagem na cave)) tenho para os serviços comuns um somatório de cargas de 4.44 kVA.
Na ficha eletrotécnica na 2ª coluna (Iluminação, usos gerais e força mot.) devem constar as potências normalizadas da EDP? Ou seja, que neste caso a mais próxima seria 4.60 kVA. Estou certo?

Por outro lado no esquema unifilar dos quadros terá de vir 4.44 kVA, ou o valor normalizado 4.60kVA?

Para efeitos de cálculo qual o que se considera para os serviços comuns, a potência normalizada afectada naturalmente pela simultaneidade (que nos serviços comuns parece-me ser sempre 1) ou a somatório das cargas afectado também pela simultaneidade?

Pergunto também se existe e é comum usar o chamado quadro de serviços comuns de garagem, pois nas RTIEBT não econtro este termo.
Ou seja, se neste caso que apresento seria melhor colocar um quadro parcial ligado ao quadro de serviços comuns, ou um quadro de serviços comuns de garagem(só para a garagem) ligado ao quadro de colunas, ficando o quadro de serviços comuns para iluminação e tomadas comuns do edifício.

Obrigado!
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Re: Preenchimento da ficha electrotécnica

Mensagem por ENERGY »

Philos Escreveu:Olá a todos.

A dúvida que tenho é nos serviços comuns.
Num exemplo simples (2 comércios no Rés do Chão + 4 habitações (duas por piso), (e uma garagem na cave)) tenho para os serviços comuns um somatório de cargas de 4.44 kVA.
Na ficha eletrotécnica na 2ª coluna (Iluminação, usos gerais e força mot.) devem constar as potências normalizadas da EDP? Ou seja, que neste caso a mais próxima seria 4.60 kVA. Estou certo?

Por outro lado no esquema unifilar dos quadros terá de vir 4.44 kVA, ou o valor normalizado 4.60kVA?

Para efeitos de cálculo qual o que se considera para os serviços comuns, a potência normalizada afectada naturalmente pela simultaneidade (que nos serviços comuns parece-me ser sempre 1) ou a somatório das cargas afectado também pela simultaneidade?

Pergunto também se existe e é comum usar o chamado quadro de serviços comuns de garagem, pois nas RTIEBT não econtro este termo.
Ou seja, se neste caso que apresento seria melhor colocar um quadro parcial ligado ao quadro de serviços comuns, ou um quadro de serviços comuns de garagem(só para a garagem) ligado ao quadro de colunas, ficando o quadro de serviços comuns para iluminação e tomadas comuns do edifício.

Obrigado!
Boas
O Q.S.Comuns é que deve alimentar o Q.P da garagem, visto tratar-se de uma parte comum, se a garagem for uma fração distinta terá de ter ramal próprio.
Cpts.
Energy
Philos
Curioso
Curioso

Mensagem por Philos »

Obrigado!
Outra coisa se pudesse esclarecer:

1 – Na ficha electrotécnica na coluna “Iluminação, usos gerais e força mot.”, tem de estar presente as potências previstas no tarifário da EDP ?
Ou seja, na tabela que apresento de seguida para as habitações temos 6.9 KVA (o que está correcto porque é uma potência normalizada), mas para os serviços comuns temos 4.44 kVA (ou seja o somatório das potências), não deverá ser 4.60Kva porque é no Quadro 1 da DIT-C14-100/N o valor normalizado mais próximo?

Outros estabelecimentos corresponde aqui a uma garagem com ramal de entrada e quadro próprio, ou seja, como se de uma fracção se tratasse, por isso, também em vez de aparecer o somatório 9.08 kVA deveria aparecer 10.35kVA?
Se for um comércio nas mesmas condições (ou seja entrada própria) é tratado da mesma forma que esta garagem?

2- Qual o valor a adoptar quando temos por exemplo um valor de 43.30 kVA para o somatório das potências para serviços comuns, ou seja, um valor superior ao previsto pela EDP?

3 - Nas potências individuais, devemos então usar as potências previstas no tarifário da EDP. A partir daí, multiplicar pelas quantidades de fracções e coeficientes de simultaneidade e trabalhar com duas casas decimais ( ou seja, já não interessam as potências escalonadas).
A dúvida é se para serviços comuns, se para além de estar na ficha electrotécnica o valor a potência da EDP, se o procedimento é igual como na habitação, ou seja, se é esta potência da EDP que se deve ter em conta para o cálculo e se é esta que deve ser mostrada no esquema unifilar.

Desde já o meu muito obrigado.
Anexos
Potências Previstas-Ficha electroténica e Potências Contratáveis EDP
Potências Previstas-Ficha electroténica e Potências Contratáveis EDP
PotenciasPrevistas.jpg (58.55 KiB) Visto 3871 vezes
Philos
Curioso
Curioso

Mensagem por Philos »

Envio para melhor análise o Esquema unifilar dos Quadros.
Anexos
Esquema dos quadro de serviços comuns
Esquema dos quadro de serviços comuns
AMMRibeiro
Curioso
Curioso
Registado: 04 ago 2016, 00:07

Mensagem por AMMRibeiro »

Boa noite pessoal

Preciso e muito da vossa ajuda, sou maçarico porque tenho a carteira profissional à 6 meses.

Enviei para o LIQ o pedido de certificação de uma loja num Centro Comercial.

Os documentos aceites foram:
- Termo de responsabilidade de execução.
- Termo de responsabilidade do projeto.
- Projeto em formato digital.

Não aceite:
- Ficha eletrotécnica com o CPE da loja, o LIQ diz que tenho e ir visar a ficha eletrotécnica à EDP Distribuição porque o NIP tem outros CPEs associados.

Agora começam as dúvidas:
- Como faço para visar uma ficha eletrotécnica na EDP Ditribuição?
- Qual o modelo em vigor, porque informaram-me que o modelo que tenho em excel (segue em anexo) já não é aceite pela EDP Distribuição e não encontro no portal da DGEG ou site da EDP nenhum ficheiro com a ficha eletrotécnica?
- Quanto tempo demora a visar uma ficha eletrotécnica em Lisboa?

Preciso da vossa ajuda.
Anexos
Ficha eletrotécnica.pdf
(18.13 KiB) Transferido 411 vezes
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

AMMRibeiro Escreveu: 30 nov 2018, 23:25 Boa noite pessoal

Preciso e muito da vossa ajuda, sou maçarico porque tenho a carteira profissional à 6 meses.

Enviei para o LIQ o pedido de certificação de uma loja num Centro Comercial.

Os documentos aceites foram:
- Termo de responsabilidade de execução.
- Termo de responsabilidade do projeto.
- Projeto em formato digital.

Não aceite:
- Ficha eletrotécnica com o CPE da loja, o LIQ diz que tenho e ir visar a ficha eletrotécnica à EDP Distribuição porque o NIP tem outros CPEs associados.

Agora começam as dúvidas:
- Como faço para visar uma ficha eletrotécnica na EDP Ditribuição?
- Qual o modelo em vigor, porque informaram-me que o modelo que tenho em excel (segue em anexo) já não é aceite pela EDP Distribuição e não encontro no portal da DGEG ou site da EDP nenhum ficheiro com a ficha eletrotécnica?
- Quanto tempo demora a visar uma ficha eletrotécnica em Lisboa?

Preciso da vossa ajuda.
Boas
Já falou com o Centro Comercial sobre a viabilização da potencia que está a pedir para essa loja, o centro comercial sabe qual a potencia que está atribuída a esse espaço, logo já tem uma F.E visada pela EDPD com todos os CPEs.
Visar uma F.E na EDPD em Lisbos poderá demorar meses, está péssimo neste momento o serviço da EDPD.
Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”