Cálculo da Secção de Condutor com base no critério das quedas de tensão Ficha Técnica Nº 15
- admin
- Admin
- Registado: 02 set 2006, 13:05
- Has thanked: 120 times
- Been thanked: 140 times
- Contacto:
Cálculo da Secção de Condutor com base no critério das quedas de tensão Ficha Técnica Nº 15
Cálculo da Secção de Condutor com base no critério das quedas de tensão
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
-
- Curioso
- Registado: 21 out 2018, 19:56
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 1 time
Re: Cálculo da Secção de Condutor com base no critério das quedas de tensão Ficha Técnica Nº 15
Tendo em conta este critério da ficha técnica Nº15 para uma distância de cabo de 100 metros, uma tensão de 230v, qual a secção de condutor que devo usar para 15 amperes?
-
- Velha Guarda
- Registado: 09 out 2016, 14:14
- Been thanked: 16 times
Re: Cálculo da Secção de Condutor com base no critério das quedas de tensão Ficha Técnica Nº 15
acho que está incompleto..
falta saber o isolamento do condutor.. se é PVC ou XLPE
falta saber o isolamento do condutor.. se é PVC ou XLPE
Ninguém é tão pequeno que não possa ensinar, nem tão grande que não possa aprender"
Se estivermos a falar de condutores de cobre e para uma queda de tensão inferior a 5%, deves ter de usar 6 mm2.
O resultado não coincide com o cálculo apresentado? É pouco relevante para o objectivo e conclusão que se pretende tirar na Ficha Técnica.
-
- Curioso
- Registado: 21 out 2018, 19:56
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 1 time
Como não tenho nenhum cabo em casa posso comprar o que acharem melhor, eu até hoje tenho comprado sempre cabos de cobre, mas se acharem que existe uma melhor solução opto pela vossa solução.
Este cabo é para um anexo a 100 metros da minha habitação para fazer bricolage num anexo tipo garagem.Esse anexo quando o comprei já tinha instalação feita, portinhola e tudo, era só a empresa vir ligar a rede. Não opto por ligar a rede porque só uzo em média corrente no local 4 ou 5 horas por mês. Na minha opinião a melhor solução seria um cabo da minha casa para o anexo ligado a instalação já existente ou um gerador.
Qual seria a solução mais barata?
Nestas condições por qual optavam?
Deverei comprar um cabo com terra desde a minha moradia até ao anexo ou fazer o aterramento no local?
No anexo a instalação foi feita com fio de 2.5cm nas tomadas e 1.5mm nas lampadas, esse fio serve ou terei de substituir por fios da mesma seção/ vitola do cabo que vêm da minha habitação?
No anexo poderei usar os disjuntores já existentes para ligação a rede ou tenho de os substituir por outros ou arranjar qualquer outro tipo de proteção?
medi com um multimetro a tensão das tomadas de minha casa e dá 245 volts devo preocupar-me?
Porque razão nos cabos de baixa tensão da edp ou outra rede quando existe queda de tensão os cabos não aquecem/derretem?
Este cabo é para um anexo a 100 metros da minha habitação para fazer bricolage num anexo tipo garagem.Esse anexo quando o comprei já tinha instalação feita, portinhola e tudo, era só a empresa vir ligar a rede. Não opto por ligar a rede porque só uzo em média corrente no local 4 ou 5 horas por mês. Na minha opinião a melhor solução seria um cabo da minha casa para o anexo ligado a instalação já existente ou um gerador.
Qual seria a solução mais barata?
Nestas condições por qual optavam?
Deverei comprar um cabo com terra desde a minha moradia até ao anexo ou fazer o aterramento no local?
No anexo a instalação foi feita com fio de 2.5cm nas tomadas e 1.5mm nas lampadas, esse fio serve ou terei de substituir por fios da mesma seção/ vitola do cabo que vêm da minha habitação?
No anexo poderei usar os disjuntores já existentes para ligação a rede ou tenho de os substituir por outros ou arranjar qualquer outro tipo de proteção?
medi com um multimetro a tensão das tomadas de minha casa e dá 245 volts devo preocupar-me?
Porque razão nos cabos de baixa tensão da edp ou outra rede quando existe queda de tensão os cabos não aquecem/derretem?