Começo a ficar desesperado
Começo a ficar desesperado
Boas
Venho solicitar a vossa ajuda, devido estar a começar a ficar desesperado.
Vivo numa casa que foi construída á cerca de 2,5 anos.
No quadro eléctrico tenho um diferencial HAGER CFC 440P, tenho corrente trifásica com 30 A.
O que me acontece, e me tem acontecido com alguma frequência, é que o diferencial dispara muitas vezes, por vezes o geral também chega a disparar.
Quando o diferencial dispara, muitas vezes vejo-me com dificuldades em reactiva-lo, por vezes aguardando algum tempo e voltando a reactiva-lo, volta a disparar.
Esta situação tem-nos acontecido muitas vezes.
O electricista que fez a instalação eléctrica já cá veio, resultado = nada.
Além deste, já cá vieram mais 2 electricista e o resultado é o mesmo.
Falam de uma possível passagem á terra, mas descobrir, uiii que dor de cabeça.
O que todos têm em comum, é em substituir o diferencial, mas o resultado volta ao mesmo.
Esta situação tem alturas, que por vezes é diária, com duração de dias. Tem outras alturas que não acontece durante algum tempo. Mas quando acontece é desesperante como devem imaginar.
Por isso venho a este fórum numa tentativa, de poder obter alguma ajuda da vossa parte.
E toda a ajuda possível, agradeço.
Um abraço
António Alves
Venho solicitar a vossa ajuda, devido estar a começar a ficar desesperado.
Vivo numa casa que foi construída á cerca de 2,5 anos.
No quadro eléctrico tenho um diferencial HAGER CFC 440P, tenho corrente trifásica com 30 A.
O que me acontece, e me tem acontecido com alguma frequência, é que o diferencial dispara muitas vezes, por vezes o geral também chega a disparar.
Quando o diferencial dispara, muitas vezes vejo-me com dificuldades em reactiva-lo, por vezes aguardando algum tempo e voltando a reactiva-lo, volta a disparar.
Esta situação tem-nos acontecido muitas vezes.
O electricista que fez a instalação eléctrica já cá veio, resultado = nada.
Além deste, já cá vieram mais 2 electricista e o resultado é o mesmo.
Falam de uma possível passagem á terra, mas descobrir, uiii que dor de cabeça.
O que todos têm em comum, é em substituir o diferencial, mas o resultado volta ao mesmo.
Esta situação tem alturas, que por vezes é diária, com duração de dias. Tem outras alturas que não acontece durante algum tempo. Mas quando acontece é desesperante como devem imaginar.
Por isso venho a este fórum numa tentativa, de poder obter alguma ajuda da vossa parte.
E toda a ajuda possível, agradeço.
Um abraço
António Alves
- admin
- Admin
- Registado: 02 set 2006, 13:05
- Has thanked: 120 times
- Been thanked: 140 times
- Contacto:
Re: Começo a ficar desesperado
Bem para já terá que ser feita a medição de isolamento de cada circuito 

Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 fev 2008, 14:38
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 6 times
Viva
Uma das coisas que pode fazer quando o disparo acontecer e não conseguir rearmar o diferencial é o seguinte:
1 - Com o diferencial desligado, desligue também todos os disjuntores que estão associados a esse diferencial.
2 - Ligue o diferencial.
3 - Comece a ligar os disjuntores um a um. Vai acontecer que um dos disjuntores vai fazer disparar o diferencial. Mantenha esse disjuntor desligado, ligue o diferencial e os restantes disjuntores.
Esta operação vai isolar o circuito que tem defeito possibilitando que o resto da instalação continue a funcionar, sendo assim mais fácil para o electricista descobrir o problema.
No entanto chamo a atenção que esta solução apenas é viavél se o defeito for entre fase e terra (que é a maioria dos casos) e apenas durante o tempo que o defeito existe, ou seja, não consegue rearmar o diferencial.
Depois o electricista tem que ver o que faz com que exista esse problema nesse circuito.
Uma das coisas que pode fazer quando o disparo acontecer e não conseguir rearmar o diferencial é o seguinte:
1 - Com o diferencial desligado, desligue também todos os disjuntores que estão associados a esse diferencial.
2 - Ligue o diferencial.
3 - Comece a ligar os disjuntores um a um. Vai acontecer que um dos disjuntores vai fazer disparar o diferencial. Mantenha esse disjuntor desligado, ligue o diferencial e os restantes disjuntores.
Esta operação vai isolar o circuito que tem defeito possibilitando que o resto da instalação continue a funcionar, sendo assim mais fácil para o electricista descobrir o problema.
No entanto chamo a atenção que esta solução apenas é viavél se o defeito for entre fase e terra (que é a maioria dos casos) e apenas durante o tempo que o defeito existe, ou seja, não consegue rearmar o diferencial.
Depois o electricista tem que ver o que faz com que exista esse problema nesse circuito.
Boas
Obrigado pela atenção.
Vou tentar fazer o indicado, na proxima vez que me acontecer.
Vamos ver se isto começa a ter uma logica e um principiop para descobrir o que se passa.
Ja passaram por 3 electricista e nao conseguiram descobrir.
Um abraço
Obrigado pela atenção.
Vou tentar fazer o indicado, na proxima vez que me acontecer.
Vamos ver se isto começa a ter uma logica e um principiop para descobrir o que se passa.
Ja passaram por 3 electricista e nao conseguiram descobrir.

Um abraço
Visto o diferencial em questão (hager cfc 440p) ser de 300 mA e a avaria não ser constante o que se torna por vezes mais dificil de detectar, colocaria um diferencial de maior sensibilidade nem que tivesse de ir até aos 10 mA apenas para fazer com que essa avaria fosse constante e seria mais facil detectar desligando ou os circuitos ou as terras uma a uma no barramento, posteriormente tentaria identificar onde pertence essa terra.
Poderá até nem ser da instalação mas sim de algum electrodomestico talvez um frigorifico visto não ser constante.
mas pelo menos veria de onde vinha essa avaria.
Poderá até nem ser da instalação mas sim de algum electrodomestico talvez um frigorifico visto não ser constante.
mas pelo menos veria de onde vinha essa avaria.
Estou de acordo com o rmcs
Trocar o diferencial porque ? Porque ele está a fazer o trabalho dele ?
Manda esses electricistas ás couves
A explicação do ecastro é lógica e pode-te resolver a busca pelo problema, apenas dou uma achega.
Se mesmo com os disjuntores desligados o diferencial não arrancar, desliga as terras ou os neutros, um a um, até que o diferencial arme
Esse neutro pertencerá ao circuito onde tens o problema
Trocar o diferencial porque ? Porque ele está a fazer o trabalho dele ?
Manda esses electricistas ás couves

A explicação do ecastro é lógica e pode-te resolver a busca pelo problema, apenas dou uma achega.
Se mesmo com os disjuntores desligados o diferencial não arrancar, desliga as terras ou os neutros, um a um, até que o diferencial arme
Esse neutro pertencerá ao circuito onde tens o problema
- rebelocruz
- Quadro de Honra
- Registado: 31 dez 2007, 17:22
- Been thanked: 3 times
Boas
Se queres contratar um electricista para te resolver o problema tens que perguntar se ele têm e se sabe utilizar um megahomimetro, pois eese aparelho permite medir a resistência de isolamento entre dois pontos de uma instalação, e da situação que relatas-te é esse o teu problema.
Há que ter um cuidado acrescido com a utilização desse tipo de aparelhos, devido ao facto de introduzir intriduzir uma tensão continua que pode chegar aos 1000 Volt, por isso todos os equipamentro devem ser diesligados dos circuitos (TV, Video, aparelhagem, etc.).
dos valores obtidos chega-se à conclusão do circuito com problemas.
Se queres contratar um electricista para te resolver o problema tens que perguntar se ele têm e se sabe utilizar um megahomimetro, pois eese aparelho permite medir a resistência de isolamento entre dois pontos de uma instalação, e da situação que relatas-te é esse o teu problema.
Há que ter um cuidado acrescido com a utilização desse tipo de aparelhos, devido ao facto de introduzir intriduzir uma tensão continua que pode chegar aos 1000 Volt, por isso todos os equipamentro devem ser diesligados dos circuitos (TV, Video, aparelhagem, etc.).
dos valores obtidos chega-se à conclusão do circuito com problemas.
Cpt
Rebelo Cruz
Rebelo Cruz
a ideia dos " electricistas "de mudar sempre os diferenciais era mais uns cobres que cobravam no trabalho
brincadeira
é cada uma que so visto 

brincadeira

Melhores cumprimentos
Boas
Pelo menos, coincidencia ou não, já descobri que o diferencial dispara, quando a luz de um Wc esta ligada.
Penso que assim a divisão esta localizada.
Vou por começar a desmontar o candeeiro e por ai fora... armar-me em electrcista
Vamos ver no que dá, só espero que nao seja necessario tirar os cabos da instalação... vamos ver.
Pelo menos, coincidencia ou não, já descobri que o diferencial dispara, quando a luz de um Wc esta ligada.
Penso que assim a divisão esta localizada.
Vou por começar a desmontar o candeeiro e por ai fora... armar-me em electrcista

Vamos ver no que dá, só espero que nao seja necessario tirar os cabos da instalação... vamos ver.
Em principio deverá ser umas das seguintes causas, existem centenas delas, mas estas são as mais comuns...
Um condutor tem a protecção ofendida e está a tocar na chapa do candeeiro
Com o calor os fios estão danificados e existem pequenos encostos entre condutores
A humidade dos banhos está a criar condensação no candeeiro e faz disparar o ID
Duvidas posta
Um condutor tem a protecção ofendida e está a tocar na chapa do candeeiro
Com o calor os fios estão danificados e existem pequenos encostos entre condutores
A humidade dos banhos está a criar condensação no candeeiro e faz disparar o ID
Duvidas posta
o facto de o diferencial estar sempre a disparar não é pelo facto de ser magnectotérmico e só voltar a rearmar depois de voltar à temperatura normal? pelo menos era essa a ideia que eu tinha e posso estar enganado.
abraços.
abraços.
fjcrod Escreveu:o facto de o diferencial estar sempre a disparar não é pelo facto de ser magnectotérmico e só voltar a rearmar depois de voltar à temperatura normal? pelo menos era essa a ideia que eu tinha e posso estar enganado.
abraços.
Possivelmente uns 90% dos diferenciais que os instaladores colocam são Interruptores e não Disjuntores, logo não disparam por excesso de carga "nestes casos até podem derreter sem disparar" mas por defeitos de terra.
Conclusão
Afinal era mesmo do candeeiro de tecto de um WC.
Este esta munido de 2 lampadas de 60 W, e os seus fios internos são batantes finos (nao sei qual o diametro).
Bastou afastar os fios uns dos outros e da estrutura e nunca mais tive problemas até á data.
Logicamente que o melhor é mesmo mudar de candeeiro, sera o proximo passo
Pois é, vieram cá electrecistas e nenhum resolveu o problema
Através deste forum o problema foi resolvido
Por isso obrigado a todos, e parabens pelo forum
Um abraço
Antonio Alves
Afinal era mesmo do candeeiro de tecto de um WC.
Este esta munido de 2 lampadas de 60 W, e os seus fios internos são batantes finos (nao sei qual o diametro).
Bastou afastar os fios uns dos outros e da estrutura e nunca mais tive problemas até á data.
Logicamente que o melhor é mesmo mudar de candeeiro, sera o proximo passo

Pois é, vieram cá electrecistas e nenhum resolveu o problema

Através deste forum o problema foi resolvido

Por isso obrigado a todos, e parabens pelo forum
Um abraço
Antonio Alves
E sem trocar diferenciais
Depois deixa o contribuinte para fazer-mos a factura
Agora mais a sério, ainda bem que te safaste e vê lá se para a próxima escolhes melhor o electricista
Pois andam por ai muitos passa-fios que encravam logo num problema básico como este e a solução pare eles é sempre a mesma, trocar/diminuir ou anular protecções da instalação, que servem para defesa desta e dos seus utilizadores.
Um abraço

Depois deixa o contribuinte para fazer-mos a factura

Agora mais a sério, ainda bem que te safaste e vê lá se para a próxima escolhes melhor o electricista
Pois andam por ai muitos passa-fios que encravam logo num problema básico como este e a solução pare eles é sempre a mesma, trocar/diminuir ou anular protecções da instalação, que servem para defesa desta e dos seus utilizadores.
Um abraço
olá
estive a ler este tópico atentamente, pois tenho mesmo problema!
para mim isolar o problema é mais complicado pois o desarme do diferencial não é constante. Por vezes ele re-arma antes de puder testar algum circuito.
estive a ler este tópico atentamente, pois tenho mesmo problema!
para mim isolar o problema é mais complicado pois o desarme do diferencial não é constante. Por vezes ele re-arma antes de puder testar algum circuito.