Espaço de Reserva em Quadro ELéctrico
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 jan 2008, 17:00
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 3 times
Boas tardes.
Existe alguma Lei ou Norma que obrigue um Quadro Eléctrico a ter uma 'X' percentagem de reserva?
Por exemplo, sei que é de bom tom deixar pelo menos 20~25% de espaço de reserva num Quadro, mas há algum suporte legal para isto?
É que tenho aqui um Quadro que precisa de levar uma protecção de 250 A, com diferencial, e espaço...não existe!!
e agora?!?
Existe alguma Lei ou Norma que obrigue um Quadro Eléctrico a ter uma 'X' percentagem de reserva?
Por exemplo, sei que é de bom tom deixar pelo menos 20~25% de espaço de reserva num Quadro, mas há algum suporte legal para isto?
É que tenho aqui um Quadro que precisa de levar uma protecção de 250 A, com diferencial, e espaço...não existe!!
e agora?!?
Learning is the goal!!
-
- Quadro de Honra
- Registado: 22 out 2007, 22:10
- Has thanked: 4 times
- Been thanked: 89 times
Re: Espaço de Reserva em Quadro ELéctrico
Norma não conheço, mas as recomendações vão no sentido
de se deixar no minimo 20% de reserva nos quadros.
Também se diz que no dimensionamento da instalação se deve
prever o coeficiente de evolução da instalação (sobredimensionar).
No teu caso o espaço até pode em tempos ter sido deixado, e
posteriormente ocupado com as necessidades do cliente, acho
que terás de propor um novo QE.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
-
- Velha Guarda
Pois..só que....neste caso, a obra é toda nova, ainda nem sequer foi vistoriada para se poder começar a laborar!! Laborar quer dizer, é um centro de escritórios...e o problema é na protecção ao chiller! preveu-se de 125 A mas precisa de ser trocada para 250 A, e quando fui lá ver o quadro, tem lá espaço pois tem...só que passam lá muitos cabos, de secçõe selevadas e aquilo precisa do espaço livre para se poder fazer as curvas, á maneir ade se poder trabalhar nas ligações do quadro!amoreira Escreveu:Norma não conheço, mas as recomendações vão no sentido
Isto é, teoricamente, se não houvesse necessidade de meter fios/cabos a ligar as coisas, até que tinha os tais 20% de reserva....
Mas de qualquer maneira, o espaço existente é pouco para colocar uma "evolução" no quadro... ás tantas terá de ser feito um nicho ao lado só pra a protecção ao chiller!! mas assim não passa na inspecção, de certeza..
Learning is the goal!!
-
- Velha Guarda
desculpa mas não entendi.Duzia12 Escreveu:Olá
Colocas um tampa nova, se calhar
é que eu "apanhei" esta dor de cabeça a semana passada, não tive nada a haver nem com projecto nem com instalação! eu por mim acho que vou é contactar o empreiteiro que fez aquilo e ele que meta um quadro novo, do principio ao fim! ou que apresente solução...
Learning is the goal!!
-
- Velha Guarda
ok, obrigado pela sugestão.
aquilo realmente tem algum espaço ao lado, mas já vai levar um quadro para iluminação exterior ao lado...ainda assim, sobra espaço...vamos ver..
obrigado
aquilo realmente tem algum espaço ao lado, mas já vai levar um quadro para iluminação exterior ao lado...ainda assim, sobra espaço...vamos ver..
obrigado

Learning is the goal!!
Boas
É impressão minha ou colocaste este post em 3 tópicos
É impressão minha ou colocaste este post em 3 tópicos

- admin
- Admin
- Registado: 02 set 2006, 13:05
- Has thanked: 120 times
- Been thanked: 140 times
- Contacto:
Esperamos que não volte a repetir
pois se o poste for mal colocado a moderação fará alteração

Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
Tudo isso se encontra definido na norma europeia de construção e electrificação de quadros eléctricos, que como qualquer norma, tem que ser adquirida... mas se alguem a poder disponibilizar aqui, eu agradeço... 

Já agora, qual é a norma europeia de construção e electrificação de quadros eléctricos?
-
- Curioso
- Registado: 13 mai 2008, 23:22
Viva a todos.
Como aqui já foi dito, por questões de futuras necessidades, expansão ou alteração da instalação eléctrica, situação que num horizonte de 30 anos é perfeitamente possível acontecer, se deverá deixar umas reservas, que a norma anteriormente referida possa definir (eu não conheço a norma, mas sempre é preferível se prever ou estimar as reservas, com o cliente, do que deixar 20% ou que for definido por uma norma..., além do mais, 20% de uma quadro pequeno pode ser pouco e de um quadro grande, muito).
Relativamente a legislação quero apenas chamar a atenção que as normas são de carácter facultativo, não obrigatório, a não ser que exista um decreto lei ou regulamentar, que remeta para uma norma.
LF
Como aqui já foi dito, por questões de futuras necessidades, expansão ou alteração da instalação eléctrica, situação que num horizonte de 30 anos é perfeitamente possível acontecer, se deverá deixar umas reservas, que a norma anteriormente referida possa definir (eu não conheço a norma, mas sempre é preferível se prever ou estimar as reservas, com o cliente, do que deixar 20% ou que for definido por uma norma..., além do mais, 20% de uma quadro pequeno pode ser pouco e de um quadro grande, muito).
Relativamente a legislação quero apenas chamar a atenção que as normas são de carácter facultativo, não obrigatório, a não ser que exista um decreto lei ou regulamentar, que remeta para uma norma.
LF