Ajuda na identificação de problema
Ajuda na identificação de problema
Olá pessoal,
Pediram-me para dar uma olhadela numa picadora porém eu não sei bem por onde lhe pegar para fazer o despiste do problema.
Agradeço desde já se alguém me puder ajudar. Posso adiantar que os 230V chegam até ao interruptor
Pediram-me para dar uma olhadela numa picadora porém eu não sei bem por onde lhe pegar para fazer o despiste do problema.
Agradeço desde já se alguém me puder ajudar. Posso adiantar que os 230V chegam até ao interruptor
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Re: Ajuda na identificação de problema
Chegam até ao interruptor, e do interruptor para a frente? Quais são os sintomas? Faz algum barulho? Quando liga provoca um disparo das protecções?
Boa noite joão.pt, antes de mais obrigadíssimo pela ajuda.
Bem, pelo que me foi dito o aparelho estava parado há algum tempo ou nunca tinha sido usado e quando ligado fez um barulho e não chegou sequer a funcionar, actualmente não faz barulho nenhum, ou seja não dá sinais de vida nem dispara as protecções.
Depois do interruptor não consigo perceber ao certo uma vez que não queria estar a desfardar os isolamentos à sorte. Saiem do interruptor 4 fios para o motor, vermelho, branco, azul e preto. O vermelho e o preto vão ligar um a cada escova, pelo caminho isoladas com manga julgo ter umas quantas resistências e o branco e o azul ligam directamente à bobine. O interruptor parece-me estar a funcionar correctamente pois a resistência varia sendo ele activado ou não.
Bem, pelo que me foi dito o aparelho estava parado há algum tempo ou nunca tinha sido usado e quando ligado fez um barulho e não chegou sequer a funcionar, actualmente não faz barulho nenhum, ou seja não dá sinais de vida nem dispara as protecções.
Depois do interruptor não consigo perceber ao certo uma vez que não queria estar a desfardar os isolamentos à sorte. Saiem do interruptor 4 fios para o motor, vermelho, branco, azul e preto. O vermelho e o preto vão ligar um a cada escova, pelo caminho isoladas com manga julgo ter umas quantas resistências e o branco e o azul ligam directamente à bobine. O interruptor parece-me estar a funcionar correctamente pois a resistência varia sendo ele activado ou não.
-
pedro caetano
- Velha Guarda

- Registado: 14 fev 2010, 13:12
- Enviou: 455 vezes
- Agradecimento recebido: 92 vezes
boas. não sera que esse tambem é daqueles que são para trabalhar a 120v como aconteçeu com um vendido a pouco tempo a um individuo que ligou e fez umbarulho esquisito e nunca mais trabalhou, resultado era para 120v. cump
Se rodares o motor com a mão ele roda ou sentes que está preso? Que medidas é que já fizeste com o multímetro? E em que pontos?
Antes de mais obrigado a ambos pelas respostas
Não, trata-se de um equipamento de ~230Vpedro caetano Escreveu: 25 out 2018, 22:23 boas. não sera que esse tambem é daqueles que são para trabalhar a 120v como aconteçeu com um vendido a pouco tempo a um individuo que ligou e fez umbarulho esquisito e nunca mais trabalhou, resultado era para 120v. cump
Roda com bastante naturalidade. Escovas e colector visualmente estão como novas. Medi a tensão à entrada entrada do interruptor e medi também a resistência do interruptor em posição de on e de off e a resistência varia logo parto do principio que está a cumprir a sua função. Porém depois do interruptor não consigo perceber ao certo uma vez que não queria estar a desfardar os isolamentos à sorte. Saiem do interruptor 4 fios para o motor, vermelho, branco, azul e preto. O vermelho e o preto vão ligar um a cada escova, pelo caminho isoladas com manga julgo ter umas quantas resistências e o branco e o azul ligam directamente à bobine.joao.pt Escreveu: 25 out 2018, 22:46 Se rodares o motor com a mão ele roda ou sentes que está preso? Que medidas é que já fizeste com o multímetro? E em que pontos?
Segues os condutores, nas extremidades devem estar expostos e já não precisas de retirar isolamento nenhum.
-
pedro caetano
- Velha Guarda

- Registado: 14 fev 2010, 13:12
- Enviou: 455 vezes
- Agradecimento recebido: 92 vezes
boas. então não consegues medir as bobinas se teem continuidade? o problema disso pode ser o induzido com espiras queimadas no coletor isso é mais complicado de verificar requer paciencia. para mim esse motor esta queimado agora se quiseres ir mais longe tenta cump
- xicodac
- Curioso

- Registado: 30 abr 2008, 20:11
- Agradecimento recebido: 2 vezes
Boas Molotov
1º teste têm que medir se chega a tensão (V) depois de por o interruptor em On nos condutores Azul e vermelho nos bornes do mesmo, se Sim o interruptor esta bom.
2º teste medir a resistência (Ohm) entre os condutores, azul e vermelho - se há resistência no circuito das indutoras + induzido e escovas, está tudo bem!
- Se não há resistência é porque o circuito esta aberto, seja porque uma das indutoras está interrompida ou as escovas não estão a fazer contacto no colector do induzido.
Depois de fazer estes testes, diz alguma coisa ao Pessoal.
Peço desculpa pela resposta Acima não ser a mais correcta ,porque só depois de ter respondido é que verifiquei que ao interruptor chegavam 4 fios vindo do motor ,não sabendo que cada um faz não podia dar a resposta acima descrita.
Um abraço
1º teste têm que medir se chega a tensão (V) depois de por o interruptor em On nos condutores Azul e vermelho nos bornes do mesmo, se Sim o interruptor esta bom.
2º teste medir a resistência (Ohm) entre os condutores, azul e vermelho - se há resistência no circuito das indutoras + induzido e escovas, está tudo bem!
- Se não há resistência é porque o circuito esta aberto, seja porque uma das indutoras está interrompida ou as escovas não estão a fazer contacto no colector do induzido.
Depois de fazer estes testes, diz alguma coisa ao Pessoal.
Peço desculpa pela resposta Acima não ser a mais correcta ,porque só depois de ter respondido é que verifiquei que ao interruptor chegavam 4 fios vindo do motor ,não sabendo que cada um faz não podia dar a resposta acima descrita.
Um abraço
Boas pessoal,
Mais uma vez obrigado a todos pela ajuda-
Fiz então o seguinte:
(Escovas: Vermelho e Preto / Indutor: Azul e Branco)
Shuntei o Vermelho e Branco e liguei directamente a alimentação no Azul e Preto continuou sem funcionar
Medi continuidade entre Azul e Branco e dá sinal, todas as outras possíveis combinações não dão
Mais uma vez obrigado a todos pela ajuda-
Fiz então o seguinte:
(Escovas: Vermelho e Preto / Indutor: Azul e Branco)
Shuntei o Vermelho e Branco e liguei directamente a alimentação no Azul e Preto continuou sem funcionar
Medi continuidade entre Azul e Branco e dá sinal, todas as outras possíveis combinações não dão
- Mário
- Team Apoio

- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 223 vezes
Boas
Se as escovas não têm continuidade, ou as escovas não encostam, ou o induzido está interrupido.
Cump.
Mário
Se as escovas não têm continuidade, ou as escovas não encostam, ou o induzido está interrupido.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."