BAIXADA ELÉTRICA
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 11 set 2018, 19:01
- Enviou: 2 vezes
BAIXADA ELÉTRICA
Preciso de ajuda. Ando a construir uns arrumos agrìcolas e queria deixar o cabo passado do quadro do diferencial edp até ao murete onde fica o quadro contador, são cerca de 50 metros. já enterrei o tubo e preciso de saber qual a secção do cabo XV para baixada monofásica 6,9kva. pelas minhas contas XV 2x16 chega, isto para poupar algum $, agradeço ajudas. abraço.
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Enviou: 28 vezes
- Agradecimento recebido: 208 vezes
Re: BAIXADA ELÉTRICA
Boaszeeletricista Escreveu: 11 set 2018, 19:24 Preciso de ajuda. Ando a construir uns arrumos agrìcolas e queria deixar o cabo passado do quadro do diferencial edp até ao murete onde fica o quadro contador, são cerca de 50 metros. já enterrei o tubo e preciso de saber qual a secção do cabo XV para baixada monofásica 6,9kva. pelas minhas contas XV 2x16 chega, isto para poupar algum $, agradeço ajudas. abraço.
Tem de medir exatamente a quantidade de metros, para se fazer as contas, pois por vezes por mais um metro pode implicar ter de passar de 25mm.
Cpts.
Energy
Energy
-
- Velha Guarda
- Registado: 14 fev 2010, 13:12
- Enviou: 405 vezes
- Agradecimento recebido: 89 vezes
boas. para essa distançia 50m tem de ser cabo de 25mm em cobre ou cabo de aluminio de 35mm colocando caixas de transição cump
-
obrigado pela ajuda,é que quando pedi orçamento para material elétrico no fornecedor disseram-me que para baixada de arrumos agrícolas 3,45kw, o cabo xv 2x16 chegava, o técnico eléctricista responsável pela instalação também falou no cabo xv 2x25. abraço.
-
medi desde caixa contador á cabine (quadro distribuição diferencial edp) 49metrosENERGY Escreveu: 11 set 2018, 20:00Boaszeeletricista Escreveu: 11 set 2018, 19:24 Preciso de ajuda. Ando a construir uns arrumos agrìcolas e queria deixar o cabo passado do quadro do diferencial edp até ao murete onde fica o quadro contador, são cerca de 50 metros. já enterrei o tubo e preciso de saber qual a secção do cabo XV para baixada monofásica 6,9kva. pelas minhas contas XV 2x16 chega, isto para poupar algum $, agradeço ajudas. abraço.
Tem de medir exatamente a quantidade de metros, para se fazer as contas, pois por vezes por mais um metro pode implicar ter de passar de 25mm.
-
- Velha Guarda
boas. deve medir da caixa do contador ao seu quadro eletrico pelo que diz parece que da a entender que mediu da caixa do contador ao armario edp
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Enviou: 28 vezes
- Agradecimento recebido: 208 vezes
Boaszeeletricista Escreveu: 12 set 2018, 19:35medi desde caixa contador á cabine (quadro distribuição diferencial edp) 49metrosENERGY Escreveu: 11 set 2018, 20:00Boaszeeletricista Escreveu: 11 set 2018, 19:24 Preciso de ajuda. Ando a construir uns arrumos agrìcolas e queria deixar o cabo passado do quadro do diferencial edp até ao murete onde fica o quadro contador, são cerca de 50 metros. já enterrei o tubo e preciso de saber qual a secção do cabo XV para baixada monofásica 6,9kva. pelas minhas contas XV 2x16 chega, isto para poupar algum $, agradeço ajudas. abraço.
Eu diria que deve medir desde o ponto de entrega até ao seu Quadro Geral.
Cpts.
Energy
Energy
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 19 abr 2017, 15:34
- Enviou: 12 vezes
- Agradecimento recebido: 83 vezes
- Contacto:
Estamos a definir cabos ou a recomendar cabos quando nem ele próprio sabe o que quer. E exemplo disso é que tanto fala cm KVA como em KW.
6.90 KVA são sensivelmente 30A em monofásico
3.45KW ou 3450 Watss são 15A em monofásico.
Está a referir situações distintas e que podem originar erros no correto dimensionamento do cabo e todos os equipamentos de protecção.
Defina a potência contratada e/ou a potência de consumo primeiramente, confirme a distância total do comprimento do cabo e nessa altura já pode definir qual o cabo adequado.
Posteriormente e, voltando ao inicio do tópico onde indica e passo a citar: "ando a construir uns arrumos agrìcolas e queria deixar o cabo passado do quadro do diferencial edp até ao murete onde fica o quadro contador, são cerca de 50 metros. já enterrei o tubo e preciso de saber qual a secção do cabo XV para baixada monofásica 6,9kva. pelas minhas contas XV 2x16 chega,..."
tenha especial atenção do local da baixada, ou seja onde o ramal chega, pois está a referir que quer colocar o contador no muro num quadro contador...
este cabo começa na baixada/ramal até à fronteira, ou seja, a uma possível portinhola (digo portinhola porque desconheço a sua situação e muitas vezes em terrenos agrícolas tem uma cabine metáliza ou em alvenaria já com o contador e quadro de entrada) e que passa pelo contador primeiro e só depois entra no quadro de entrada ou geral.
Portanto recomendo que se explique bem com a real noção do que existe e das alterações que pretende efetuar.
Está a referir situações distintas e que podem originar erros no correto dimensionamento do cabo e todos os equipamentos de protecção.
Defina a potência contratada e/ou a potência de consumo primeiramente, confirme a distância total do comprimento do cabo e nessa altura já pode definir qual o cabo adequado.
Posteriormente e, voltando ao inicio do tópico onde indica e passo a citar: "ando a construir uns arrumos agrìcolas e queria deixar o cabo passado do quadro do diferencial edp até ao murete onde fica o quadro contador, são cerca de 50 metros. já enterrei o tubo e preciso de saber qual a secção do cabo XV para baixada monofásica 6,9kva. pelas minhas contas XV 2x16 chega,..."
tenha especial atenção do local da baixada, ou seja onde o ramal chega, pois está a referir que quer colocar o contador no muro num quadro contador...
este cabo começa na baixada/ramal até à fronteira, ou seja, a uma possível portinhola (digo portinhola porque desconheço a sua situação e muitas vezes em terrenos agrícolas tem uma cabine metáliza ou em alvenaria já com o contador e quadro de entrada) e que passa pelo contador primeiro e só depois entra no quadro de entrada ou geral.
Portanto recomendo que se explique bem com a real noção do que existe e das alterações que pretende efetuar.
-
boas, medi desde o ponto de entrega, ( murete com portinhola p100 e contador até á cabine onde fica o quadro geral), 49 metros. obrigado pela atenção.ENERGY Escreveu: 12 set 2018, 20:30Boaszeeletricista Escreveu: 12 set 2018, 19:35medi desde caixa contador á cabine (quadro distribuição diferencial edp) 49metrosENERGY Escreveu: 11 set 2018, 20:00Boaszeeletricista Escreveu: 11 set 2018, 19:24 Preciso de ajuda. Ando a construir uns arrumos agrìcolas e queria deixar o cabo passado do quadro do diferencial edp até ao murete onde fica o quadro contador, são cerca de 50 metros. já enterrei o tubo e preciso de saber qual a secção do cabo XV para baixada monofásica 6,9kva. pelas minhas contas XV 2x16 chega, isto para poupar algum $, agradeço ajudas. abraço.
Eu diria que deve medir desde o ponto de entrega até ao seu Quadro Geral.
-
Peço desculpa pela confusão mas a minha área é de eletromecânica industrial, (manutenção). Espero com a vossa ajuda, poupar alguns euros porque poderei fazer o grosso do trabalho. A distancia do ponto de entrega (murete com portinhola p100 e contador) até á cabine onde vai ficar o quadro geral são 49 metros e a potência que vou pedir é de 3.45 kva em monofásico. Na EDP aconselharam-me a pedir 6.9kva para no futuro que quiser aumentar a baixada não precisa de ser reforçada. portanto a minha duvida é se para 49 metros o cabo XV de 2x16 chega para a queda de tensão. já que o cabo da baixada da edp é LSX 16 mm2. mais uma vez obrigado.lcmmonteiro Escreveu: 12 set 2018, 21:42 Estamos a definir cabos ou a recomendar cabos quando nem ele próprio sabe o que quer. E exemplo disso é que tanto fala cm KVA como em KW.
-
medi desde o ponto de entrega (muro com portinhola e contador), até ao quadro geral com diferencial edp na cabine, 49metros. obrigado pela ajuda.pedro caetano Escreveu: 12 set 2018, 20:08 boas. deve medir da caixa do contador ao seu quadro eletrico pelo que diz parece que da a entender que mediu da caixa do contador ao armario edp
-
- Velha Guarda
boas. pelas tabelas o cabo de 2x16 vai ate 41m portanto se isso tem 49m pela logica deve ser cabo 2x25mm que vai desde os 42 ate aos 54m. isto para a potencia de 6.9 e deve ser essa a potencia que deve calcular. cump
-
Obrigado pela ajuda. Vou passar um cabo XV 2X25 , assim quando quiser aumentar a potência contratada já não tenho problemas.