Como ligar detector movimento + botão de pressão
Como ligar detector movimento + botão de pressão
Estou com um problema não sei como ligar um dectetor de movimeto e um botao de pressao em que ambos fucionasem em conjunto para acender um ponto de luz
Re: Como ligar detector movimento + botão de pressão
Não é complicado.
O detector de movimentos actua por contacto seco, logo podes atracar directamente á bobine de um contactor que comande o circuito de iluminação.
O botão de pressão, deves faze-lo passar por um Aut. Escada ( que no fundo é um telerruptor temporizado ) e por sua vez a saida deste actuar a mesma bobine do contactor acima.
PJP
O detector de movimentos actua por contacto seco, logo podes atracar directamente á bobine de um contactor que comande o circuito de iluminação.
O botão de pressão, deves faze-lo passar por um Aut. Escada ( que no fundo é um telerruptor temporizado ) e por sua vez a saida deste actuar a mesma bobine do contactor acima.
PJP
Darknesse Escreveu:Estou com um problema não sei como ligar um dectetor de movimeto e um botao de pressao em que ambos fucionasem em conjunto para acender um ponto de luz

Concordando com resposta do amigo acima, qquero so salientar uma questao....
Se o detector movimento estivar a alimentar a bobine dum rele, a saída do relogio de escada deve ir directa à lampada, ( e nao à mesma bobine ), afim de evitar que accionando a luz pelo botao de pressao, venha a meter corrente na saída do PIR...embora os PIR ( detectores de movimento ) que existem no mercado ja possuam protecçao interna contra tal...
Fiz-me entender?
Abraço!
Em principio não há problemas em ligar directamente a saida da celula á do automatico, uma vez que a saida da celula é geralmente feita por rele.
Assim, é possivel associar a celula ao automatico de escada de diversas maneiras:
-A saida do automático ligada á saida da celula e á lampada.
-A saida da celula accionar o aut. escada, atraves de um rele. A lampada é ligada á saida do automatico.
Tem a vantagem de não ter que ajustar os dois aparelhos (celula e automatico) cada vez que se queira alterar temporizações ou aquando do ajuste inicial.
-A saida do automatico e a da celula accionarem a bobina de um rele. A lampada liga á saida do rele.
Util quando a corrente da carga é superior á suportada pelas saidas do automatico ou celula, ou quando se queira preservar as referidas saidas.
Há outras associações possiveis podendo até combinar-se as hipoteses acima.
Um abraço
Assim, é possivel associar a celula ao automatico de escada de diversas maneiras:
-A saida do automático ligada á saida da celula e á lampada.
-A saida da celula accionar o aut. escada, atraves de um rele. A lampada é ligada á saida do automatico.
Tem a vantagem de não ter que ajustar os dois aparelhos (celula e automatico) cada vez que se queira alterar temporizações ou aquando do ajuste inicial.
-A saida do automatico e a da celula accionarem a bobina de um rele. A lampada liga á saida do rele.
Util quando a corrente da carga é superior á suportada pelas saidas do automatico ou celula, ou quando se queira preservar as referidas saidas.
Há outras associações possiveis podendo até combinar-se as hipoteses acima.
Um abraço