baixadas da edp

ricardo andrade
Curioso
Curioso
Registado: 18 jun 2007, 12:19

baixadas da edp

Mensagem por ricardo andrade »

boas

Em conversa com um engenheiro ele afirma que com duas baixadas de 40 amp consegue ter 80 amperes, ou seja junta-se as duas saidas dos diferencias da edp . Eu acho que alem de não ser permitido, quando uma das fases ultrapassar os 40 amp um dos diferencias vai "cair"
que acham

atenciosamente
ricardo
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Re: baixadas da edp

Mensagem por nelmindo »

exactamente. Usando esse método, não podes garantir que chegando aos 40A, o outro diferencial irá debitar ou resto ou tentar outro racicionio tal como se consumir 50A, passam exactamete 25A em cada.
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

O que ele não disse, é que põe um sinaleiro :lol: , para mandar metade para cada lado, ou então fica com circuitos separados, (40+40) mas não 80.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
rebelocruz
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 31 dez 2007, 17:22
Been thanked: 3 times

Mensagem por rebelocruz »

ricardo andrade Escreveu:boas

Em conversa com um engenheiro ele afirma que com duas baixadas de 40 amp consegue ter 80 amperes, ou seja junta-se as duas saidas dos diferencias da edp . Eu acho que alem de não ser permitido, quando uma das fases ultrapassar os 40 amp um dos diferencias vai "cair"
que acham

atenciosamente
ricardo
Boas

Mas ele é engenheiro de que? :lol:
Cpt

Rebelo Cruz
ricardo andrade
Curioso
Curioso

e como funciona esse sinaleiro, tens elementos dele?

ricardo
ricardo andrade
Curioso
Curioso

electrotecnico!!!11 :lol:
Fernando
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 02 nov 2007, 03:33
Contacto:

Mensagem por Fernando »

Já sei :idea: :idea: :idea:

Disse-te isso depois de almoço :twisted:
ramim
Curioso
Curioso
Registado: 27 dez 2007, 22:52

Mensagem por ramim »

Boas,
deve como diz o Fernando ele deve ter te dito isso depois do almoço, eu ja tive uma brigada da EDP a fazer uma baixada depois do almoço e eles trocaram a fase pelo neutro no diferencial da EDP, apos isso ainda queriam que eu pagasse :evil: .

Há certas empressas, em que os colaboradores deviam fazer o teste de alcolémia...

continuação de bons trabalhos...

PedrOliveira
rafa2045
Curioso
Curioso
Registado: 19 fev 2008, 17:28

Mensagem por rafa2045 »

:shock:

Olá

De facto não é permitido!

Depois de ler os posts deste tópico CONVIDO os doutos intervenientes a fundamentarem tecnicamente as afirmações que fizeram.....

Cumprimentos
justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Been thanked: 24 times

Mensagem por justme »

Por forma a facilitar a analise da hipotese levantada, criei um "boneco":
baixada_dupla.jpg
baixada_dupla.jpg (43.66 KiB) Visto 3946 vezes
Do ponto de vista da corrente a sua divisão pelas duas baixadas será sempre funçao da relação entre as resistencias (impedancias) equivalentes dos 2 troços.
Obviamente que as resistencias equivalentes de cada baixada será sempre desprezavel do ponto de vista das quedas de tensão por si provocadas, no entanto, por diminutas que sejam as resistencias equivalentes, serão sempre determinantes na relação das correntes que passam por cada troço.

Assim, se por exemplo a impedancia do troço A fôr dupla da do troço B, a corrente do troço A será metade da do troço B.
Considerando os diferenciais de 40A cada um, teriamos 80A de corrente maxima disponivel caso a divisão pelos dois troços fosse equitativa.
Tendo em conta a relação de impedancias do exemplo do inicio deste paragrafo, pela Baixada A passariam 20A e pela Baixada B 40A.
Ora o diferencial da Baixada B atingiu o seu maximo, pelo que a corrente maxima disponivel desceu para 60A neste exemplo.

Um abraço
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

Boas,

E se deixarmos de lado essa complicação das impedâncias fazendo um shunt à saída dos diferencias, o que é que acontecerá?
justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Been thanked: 24 times

Mensagem por justme »

ohmico Escreveu:Boas,

E se deixarmos de lado essa complicação das impedâncias fazendo um shunt à saída dos diferencias, o que é que acontecerá?
Mas esse "shunt" está representado no desenho que fiz.
As impedancias é que não podemos retirar, uma vez que são parte integrante de qualquer circuito electrico.

Repare que aqui estou a referir-me a valores infimos da ordem de miliOhms ou menos que são a resultante das impedâncias dos condutores, ligadores, aparelhos intercalados no circuito (diferenciais, contador, e outros que possam existir).
Mas seja qual for a sua ordem de grandeza, a diferença dos seus valores nos dois troços (baixadas) será sempre determinante na divisão das correntes pelos dois troços.

Um abraço
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

Boas,

Vamos utilizar uma solução que é recorrente.

Para alimentar um quadro de distribuição ou de uma máquina de potência significativa nós podemos utilizar cabos em paralelo.

Na alimentação de um quadro de uma máquima utlizamos dois cabos tripolares da mesma secção, em paralelo, protegidos individualmente como é natural.

Que acham que acontece?

As cargas repartem-se ou não?

As diferenças serão significativas?

Prece-me que, face ao problema apresentado, falar em diferenças de impedância, embora em teoria esteja correcto, só vem complicar.

Espero ter entendido o que está em jogo e deste modo contribuido para ajudar a esclarecer.
alvaro abel
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 21 mar 2008, 23:04

Mensagem por alvaro abel »

Acho que a resposta é simples, tens dois limitadores diferenciais (EDP) a 40A se queres ter 80A alimentas duas maquinas distintas;porque se alimentares só uma e ela tiver potencia (consumo) superior a 40A podes crer que os limitadores (os dois) disparão por consumo
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Has thanked: 1 time
Been thanked: 3 times

Mensagem por gemini »

Boas. achei curioso este tópico.

estou a acompanhar uma obra onde inicialmente tinha apenas 1 cabo de alimentação a uma máquina AVAC protegido com disjuntor e diferencial de 125A.
Achou-se por bem instalar um outro cabo identico em paralelo ao existente, uma vez que a corrente necessária é elevada, mas ligando os dois cabos a um disjuntor de 250 A.

os senhores irão adoptar esta solução. Que acham?
Learning is the goal!!
Responder

Voltar para “Esquemas Elétricos”