Substituir lâmpada de 21w de automóvel por resistencia
-
- Curioso
- Registado: 08 jun 2008, 14:44
- Has thanked: 4 times
- Been thanked: 6 times
Substituir lâmpada de 21w de automóvel por resistencia
Olá boa tarde a todos.
Estou a tentar fazer algo no meu carro e como os meus conhecimentos em electricidade automovel são baixos gostava de ler segundas opiniões
Por alguma razao a luz de marcha a traz do meu carro está com o contacto invertido. Liga quando devia desligar e desliga quando devia ligar.
Nunca precisei delas porque onde vivo a. Luz de marcha a traz não era necessária para passar na inspeção até agora. Eu meti um relé alimentado pela linha da lâmpada e por sua vez os contactos auxiliares a alimentar as lâmpadas.
Acontece que não funcionou e o que eu reparei foi que as lâmpadas não podem ser tiradas porque funcionam no sistema como resistências (penso eu) voltei a fazer o mesmo prossesso mas meti as lâmpadas a fazer de resistência entre a massa e o positivo que alimenta o relê e funcionou.
Primeira pergunta
Se eu medir a resistência da lâmpada de 21w posso confiar e aplicar uma equivalente ou com a temperatura a resistência da lâmpada é variável?
Segunda
É seguro?
Terceira
Existe outra forma de resolver o problema mais simples?
Obrigado a quem se disponibilize em ajudar..
Continuação de boa tarde...
Estou a tentar fazer algo no meu carro e como os meus conhecimentos em electricidade automovel são baixos gostava de ler segundas opiniões
Por alguma razao a luz de marcha a traz do meu carro está com o contacto invertido. Liga quando devia desligar e desliga quando devia ligar.
Nunca precisei delas porque onde vivo a. Luz de marcha a traz não era necessária para passar na inspeção até agora. Eu meti um relé alimentado pela linha da lâmpada e por sua vez os contactos auxiliares a alimentar as lâmpadas.
Acontece que não funcionou e o que eu reparei foi que as lâmpadas não podem ser tiradas porque funcionam no sistema como resistências (penso eu) voltei a fazer o mesmo prossesso mas meti as lâmpadas a fazer de resistência entre a massa e o positivo que alimenta o relê e funcionou.
Primeira pergunta
Se eu medir a resistência da lâmpada de 21w posso confiar e aplicar uma equivalente ou com a temperatura a resistência da lâmpada é variável?
Segunda
É seguro?
Terceira
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Re: Substituir lâmpada de 21w de automóvel por resistencia
miguelcosta Escreveu: 26 ago 2018, 15:37 Olá boa tarde a todos.
Primeira pergunta
Sim, varia com a temperatura. Começa baixa e depois estabiliza. É um facto que algumas pessoas desconhecem, mas as lâmapdas incandescentes têm corrente de arranque...
Segunda
É seguro?
Sim, é seguro substituir por uma resistência equivalente.
Terceira
Se calhar está a ver o problema de outra forma. O corte não estará a ser feito pelo negativo, como acontece com a luz de cortesia?
-
- Curioso
Boa noite e obrigado sr nelmindo
Pelo que entendi o corte está a ser feito pelo positivo mas não posso afirmar com certeza porque não mecho dentro da caixa de fusíveis. Só acedi ao suporte das lâmpadas e lá só tem um negativo e os restantes positivos. Limito.me a fazer apenas isto porque os meus conhecimentos em electricidade automóvel não me permitem mais.
Durante esta semana vou fazer com resistências e depois transmito o resultado... obrigado mais uma vez....
Pelo que entendi o corte está a ser feito pelo positivo mas não posso afirmar com certeza porque não mecho dentro da caixa de fusíveis. Só acedi ao suporte das lâmpadas e lá só tem um negativo e os restantes positivos. Limito.me a fazer apenas isto porque os meus conhecimentos em electricidade automóvel não me permitem mais.
Durante esta semana vou fazer com resistências e depois transmito o resultado... obrigado mais uma vez....
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
A caixa de velocidades não tem válvula?
Cump.
Mário
A caixa de velocidades não tem válvula?
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Curioso
pelo que entendi a tempos quando estive na Mercedes e me cobraram mais de 100 eur só para dizer que o problema é na caixa porque está ao contrário e eles teriam de substituir para ficar normal, e cumo deram um preço exorbitante eu deixei andar.
Falei em tempos com um colega mecânico e ele explicou-me que as vezes mistura peças de duas versões que funcionam diferente e às vezes isto acontece. Deve ter sido feito pelo anterior dono.
Eu pensei em solução de relé para inverter e daí a minha questão como expliquei anteriormente
Falei em tempos com um colega mecânico e ele explicou-me que as vezes mistura peças de duas versões que funcionam diferente e às vezes isto acontece. Deve ter sido feito pelo anterior dono.
Eu pensei em solução de relé para inverter e daí a minha questão como expliquei anteriormente
- Mário
- Team Apoio
Boas
Procura num ferro-velho ou sucatas de automóveis, se encontras uma válvula de marcha-a-trás que seja para o teu modelo.
A caixa de velocidades tem a válvula instalada. A que tens é invertida mas funciona? ou seja, quando pões a marcha-a-trás apaga a luz?
Cump.
Mário
Procura num ferro-velho ou sucatas de automóveis, se encontras uma válvula de marcha-a-trás que seja para o teu modelo.
A caixa de velocidades tem a válvula instalada. A que tens é invertida mas funciona? ou seja, quando pões a marcha-a-trás apaga a luz?
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Curioso
Bom dia
Sim funciona, daí eu pensei em colocar um relé mas como nunca fiz nada em automóveis fiquei receoso de cometer algum erro...
Neste momento acende em ponto morto e em andamento e quando faço marcha a traz desliga
Como expliquei coloquei o relé mas deparei-me com o problema de se as lâmpadas não estiverem entre o positivo e a massa o relé não funcionava
Meti uma lâmpada juntamente com o a1 do relé e o a2 e funcionava
Ou seja meti a lâmpada em paralelo com o relé
Surgiu-me a ideia de meter uma resistência equivalente
Durante esta semana darei o feedback
Obrigado pela disponibilidade
Sim funciona, daí eu pensei em colocar um relé mas como nunca fiz nada em automóveis fiquei receoso de cometer algum erro...
Neste momento acende em ponto morto e em andamento e quando faço marcha a traz desliga
Como expliquei coloquei o relé mas deparei-me com o problema de se as lâmpadas não estiverem entre o positivo e a massa o relé não funcionava
Meti uma lâmpada juntamente com o a1 do relé e o a2 e funcionava
Ou seja meti a lâmpada em paralelo com o relé
Surgiu-me a ideia de meter uma resistência equivalente
Durante esta semana darei o feedback
Obrigado pela disponibilidade
- Mário
- Team Apoio
Boas
Se queres isso em condições arranja uma válvula.
Se queres inventar,
Ligas a bobine do relé, onde tens a tensão para a lampada. No contacto inversor vais ligar a lampada.
A lampada não é ligada em paralelo.
Cump.
Mário
Se queres isso em condições arranja uma válvula.
Se queres inventar,
Ligas a bobine do relé, onde tens a tensão para a lampada. No contacto inversor vais ligar a lampada.
A lampada não é ligada em paralelo.
Cump.
Mário
-
- Curioso
Boa tarde
A Mercedes disse que teria de trocar a parte mecânica toda. Se é necessário ou não não sei nem vou pagar a mais alguém para me dar diagnósticos porque qualquer diagnóstico fica muito caro e deixa de compensar...
Só tento inventar porque não deu certo quanto tentei fazer como se deve
Mando uns esquemas em anexo para vc poder analizar
Obrigado pela sua disponibilidade
A Mercedes disse que teria de trocar a parte mecânica toda. Se é necessário ou não não sei nem vou pagar a mais alguém para me dar diagnósticos porque qualquer diagnóstico fica muito caro e deixa de compensar...
Só tento inventar porque não deu certo quanto tentei fazer como se deve
Mando uns esquemas em anexo para vc poder analizar
Obrigado pela sua disponibilidade
-
- Curioso
Ola novamente
Fiz a ligação com resistência e a resistencia aquecia muito e sempre a aumentar.
Acabei por tirar funcionou mas não é solução
Se alguém souber de uma solução ficarei muito grato
Obrigado
Fiz a ligação com resistência e a resistencia aquecia muito e sempre a aumentar.
Acabei por tirar funcionou mas não é solução
Se alguém souber de uma solução ficarei muito grato
Obrigado
- Mário
- Team Apoio
Boas
Tens que usar um relé destes.
Cump.
Mário
Tens que usar um relé destes.
Cump.
Mário
- Anexos
-
- 96012.jpg (9.77 KiB) Visto 2420 vezes
-
- Curioso
Boa noite Mário
O relé que tenho é mesmo esse tipo que vem com uma ficha para o encaichar a unica diferença é que o que tenho dá ate 40A
Mas isso nao terá a ver com o funcionamento por que é para os auxiliaries..
Quando eu medi a resistencia da lampada deu. Me 33, ohms mas se permanencer a medir a resistencia baixava
No meu entender eu nao posso substituir a lampada por resistencia porque a resistencia nao tem a variaçao da lampada.
Outra coisa, eu fiz 33 com três resistencias de 100
Obrigado
O relé que tenho é mesmo esse tipo que vem com uma ficha para o encaichar a unica diferença é que o que tenho dá ate 40A
Mas isso nao terá a ver com o funcionamento por que é para os auxiliaries..
Quando eu medi a resistencia da lampada deu. Me 33, ohms mas se permanencer a medir a resistencia baixava
No meu entender eu nao posso substituir a lampada por resistencia porque a resistencia nao tem a variaçao da lampada.
Outra coisa, eu fiz 33 com três resistencias de 100
Obrigado
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 19 abr 2017, 15:34
- Has thanked: 12 times
- Been thanked: 83 times
- Contacto:
Desculpem a minha ignorância mas perdi-me no meio de tantas palavras.
O problema se bem entendo é que acende a luz de marcha atrás quando não tem esta mudança colocada e apaga quando coloca a mudança à marcha atrás, certo?
O problema se bem entendo é que acende a luz de marcha atrás quando não tem esta mudança colocada e apaga quando coloca a mudança à marcha atrás, certo?
-
- Curioso
- Mário
- Team Apoio
Boas
O relé que tens, tem o 87a?
Cump.
Mário
O relé que tens, tem o 87a?
Cump.
Mário