Sinais de Rádio (FM) e ITED
Sinais de Rádio (FM) e ITED
Uma dúvida...
Deverá ser preocupação dos projectistas de ITED, a colocação de sinal de rádio (FM) nas tomadas respectivas?
Desde já obrigado pelos esclarecimentos que eventualmente apareçam.
Deverá ser preocupação dos projectistas de ITED, a colocação de sinal de rádio (FM) nas tomadas respectivas?
- Varejo
- Team Apoio
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 12 times
Re: Sinais de Rádio (FM) e ITED
Boas, as tomadas ITED coaxial já estão preparadas para FM, porque na MATV ou SMATV, FM também está incluido nesses sinais, VHF UHF FM e FI (sat.).Moutinho Escreveu:Uma dúvida...
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
Olá.Varejo Escreveu:Boas, as tomadas ITED coaxial já estão preparadas para FM, porque na MATV ou SMATV, FM também está incluido nesses sinais, VHF UHF FM e FI (sat.).Moutinho Escreveu:Uma dúvida...
Obrigado pelo esclarecimento.
- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
- Registado: 11 jun 2007, 15:37
- Been thanked: 1 time
Nao sei se percebi mal a resposta, mas acho que a questao era mais virada para as antenas e distribuiçao do sinal... O projectista ITED deve providenciar a recepçao dos sinais FM com uma antena apropriada(apesar das antenas serem facultativas), e deve colocar os calculos de atenuaçoes na frequencia piloto dos 85MHz no projecto, indicando o nivel de sinal em cada tomada.Varejo Escreveu:Boas, as tomadas ITED coaxial já estão preparadas para FM, porque na MATV ou SMATV, FM também está incluido nesses sinais, VHF UHF FM e FI (sat.).Moutinho Escreveu:Uma dúvida...
Eng. de electrónica e telecomunicações
- Varejo
- Team Apoio
Boas, eu respondi aos sinais FM nas tomadas que fazem parte da MATV e SMATV, portanto para chegar o sinal FM ás tomadas como é óbvio a antena FM terá de estar montada!!!carlos_cfr7 Escreveu:Nao sei se percebi mal a resposta, mas acho que a questao era mais virada para as antenas e distribuiçao do sinal... O projectista ITED deve providenciar a recepçao dos sinais FM com uma antena apropriada(apesar das antenas serem facultativas), e deve colocar os calculos de atenuaçoes na frequencia piloto dos 85MHz no projecto, indicando o nivel de sinal em cada tomada.Varejo Escreveu:Boas, as tomadas ITED coaxial já estão preparadas para FM, porque na MATV ou SMATV, FM também está incluido nesses sinais, VHF UHF FM e FI (sat.).Moutinho Escreveu:Uma dúvida...

Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
Olha que isso nao é obvio pra muita gente. até pk a antena uhf apanha bem os sinais fm com sinal necessario para se ouvir sem ruido os canais de radio. Mas a minha resposta era mais virada para os calculos. sei que muitos projectistas nao fazem o calculo (ou nao sabem que deve ser feito) para saber se os sinais fm estao dentro dos valores quando chega á tomada..Varejo Escreveu:
Boas, eu respondi aos sinais FM nas tomadas que fazem parte da MATV e SMATV, portanto para chegar o sinal FM ás tomadas como é óbvio a antena FM terá de estar montada!!!
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 jan 2008, 17:00
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 3 times
eu por acaso não sabia disto! temos de calcular os valores para ver se apanha estação de rádio FM ? Sei que deveria saber isto mas...em que ponto do Manual se fala disto? qual o método de cálculo?carlos_cfr7 Escreveu:Olha que isso nao é obvio pra muita gente. até pk a antena uhf apanha bem os sinais fm com sinal necessario para se ouvir sem ruido os canais de radio. Mas a minha resposta era mais virada para os calculos. sei que muitos projectistas nao fazem o calculo (ou nao sabem que deve ser feito) para saber se os sinais fm estao dentro dos valores quando chega á tomada..Varejo Escreveu:
Boas, eu respondi aos sinais FM nas tomadas que fazem parte da MATV e SMATV, portanto para chegar o sinal FM ás tomadas como é óbvio a antena FM terá de estar montada!!!
Learning is the goal!!
- Cipriano
- Quadro de Honra
- Registado: 08 out 2007, 19:16
- Contacto:
Não diz em lado nenhum, não és obrigado a fazer nada disso.
O Scalabitano Alojamento ideal para o seu website
Blog Pessoal
Santarem Digital O Portal mais completo sobre Santarém
Executo Projectos de: Electricidade, Gás, Águas, Ited, Solar Térmico, Solar Fotovoltaico, IMI, Arquitectura
Blog Pessoal
Executo Projectos de: Electricidade, Gás, Águas, Ited, Solar Térmico, Solar Fotovoltaico, IMI, Arquitectura
- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
o manual diz que os niveis medidos devem ser comparados com os niveis calculados no projecto, o que implica que os niveis nas frequencias piloto sao calculados em projecto. e quer na NQ2a como na NQ2b a frequencia piloto de 85MHz deve ser calculada tal como a frequencia de 750MHz.
Se for para a NQ2b deve ainda ser calculado nas frequencias de 1GHZ e 2.15GHZ.
Como pode o projectista calcular ou ter uma ideia do tilt se nao calcular a os niveis de sinal nos 85MHz??
Se calhar ninguem faz isto.. As certificadoras nao costumam implicar, ms é conveniente calcular e definir os niveis de sinal para radio.
Nao tens que garantir se apanha estaçoes ou nao. nem isso fazes para a banda uhf. deves definir o nível que deve estar na antena, amplificador de mastro ou ATI, para que esteja entre 58-62dBuV nas tomadas(BII), Tal como se faz para a frequencia de 750MHz.
pag72 do manual ited de 07/2004. Se têm outra interpretaçao do manual, justifiquem.
Se for para a NQ2b deve ainda ser calculado nas frequencias de 1GHZ e 2.15GHZ.
Como pode o projectista calcular ou ter uma ideia do tilt se nao calcular a os niveis de sinal nos 85MHz??
Se calhar ninguem faz isto.. As certificadoras nao costumam implicar, ms é conveniente calcular e definir os niveis de sinal para radio.
Nao tens que garantir se apanha estaçoes ou nao. nem isso fazes para a banda uhf. deves definir o nível que deve estar na antena, amplificador de mastro ou ATI, para que esteja entre 58-62dBuV nas tomadas(BII), Tal como se faz para a frequencia de 750MHz.
pag72 do manual ited de 07/2004. Se têm outra interpretaçao do manual, justifiquem.
-
- Velha Guarda
segundo a tabela do Manual...
Nível BII BI e BIII BIV BV BL FI
Mínimo 50 60 57 57 47 57
Máximo 70 80 80 80 77 77
Recomendado 58 a 62; 61 a 66; 61 a 66; 61 a 66; * ; *
Tabela 26 - Níveis das portadoras de sinal para as tomadas de cliente (dBμV)[/color]
eu faço os cálculos para garantir que se encontra entre 61 e 66 dBμV.
pelos vistos os cálculos para o BII não são necessários..
Mínimo 50 60 57 57 47 57
Máximo 70 80 80 80 77 77
Tabela 26 - Níveis das portadoras de sinal para as tomadas de cliente (dBμV)[/color]
Learning is the goal!!
- Cipriano
- Quadro de Honra
- Registado: 08 out 2007, 19:16
- Contacto:
É como eu faço e sempre vi fazerem, e até é o que ensinam nos cursos de ited.gemini Escreveu:segundo a tabela do Manual...
Mínimo 50 60 57 57 47 57
Máximo 70 80 80 80 77 77
O Scalabitano Alojamento ideal para o seu website
Blog Pessoal
Blog Pessoal
- Varejo
- Team Apoio
Boas, correcto o valor é entre 61 e 66db.Cipriano Escreveu:É como eu faço e sempre vi fazerem, e até é o que ensinam nos cursos de ited.gemini Escreveu:segundo a tabela do Manual...
Mínimo 50 60 57 57 47 57
Máximo 70 80 80 80 77 77
- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
Ainda nao percebi porque dizem que nao é necessario. Os niveis de sinal devem se encontrar entre 58 e 62 na BII ; o projectista deve ter em atençao que o tilt seja o mais nivelado possivel. e os valores medidos devem ser comparados com os calculados. na NQ2a, as frequencias piloto sao os 85MHz e os 750MHz. os cabos tem diferentes atenuaçoes a estas frequencias assim como os taps. Nao pensem que por ter valores de tolerancia maiores que estao sempre salvaguardados. A pensar assim, ao fazer o calculo para FI, ja nao precisava fazer pra os 750MHz. deve-se escolher o nivel de sinal,para que os valores nas tomadas estejam o mais centrado possivel no intervalo recomendado.
Eu nao costumava fazer até que uma empresa certificadora me pediu esses calculos ja na fase de certificaçao duma obra. desde aí tenho feito sempre para todas as frequencias piloto.
Eu nao costumava fazer até que uma empresa certificadora me pediu esses calculos ja na fase de certificaçao duma obra. desde aí tenho feito sempre para todas as frequencias piloto.
-
- Velha Guarda
tal como postei atrás, eu entendo que só há necessidade de fazer os cálculos para BI e BIII, para garantir que o sinal fique no intervalo [61;66] e ter atenção ao TILT [-2;+2].carlos_cfr7 Escreveu:Ainda nao percebi porque dizem que nao é necessario. Os niveis de sinal devem se encontrar entre 58 e 62 na BII ; o projectista deve ter em atençao que o tilt seja o mais nivelado possivel. e os valores medidos devem ser comparados com os calculados. na NQ2a, as frequencias piloto sao os 85MHz e os 750MHz. os cabos tem diferentes atenuaçoes a estas frequencias assim como os taps. Nao pensem que por ter valores de tolerancia maiores que estao sempre salvaguardados. A pensar assim, ao fazer o calculo para FI, ja nao precisava fazer pra os 750MHz. deve-se escolher o nivel de sinal,para que os valores nas tomadas estejam o mais centrado possivel no intervalo recomendado.
isto foi o que ensinaram na formação do IEFP que frequentei.
até hoje ninguém me colocou entraves nem disse nada quanto à não apresentação nos meus projectos dos cálculos que tu dizes serem necessários....
Learning is the goal!!