Boa tarde,
Venho pedir alguma ajuda e tentar perceber aquilo que se me aparenta um enorme e dispendioso problema.
Passo a explicar, a minha empresa fez um leasing de um novo escritorio (num edificio de escritorios), para nossa surpresa este escritorio nao tinha qualquer contador de energia, obviamente já teve electricidade, (tem quadro e tudo aparentemente pronto para receber energia). Depois de uma primeira analise percebemos que a ultima instalação teria sido há cerca de 15 anos e a instalação está preparada para baixa tensao especial, ate 69Kva. ou seja o contador a instalar teria de ter os transformadores de potencia visto que a energia vai directa ao quadro.
Liguei para a edp distribuição varias vezes ate que alguem realmente competente se desse ao trabalho de encontrar o CPE do local em questão, mas depois de trocar "numero" por "porta" na morada lá encontraram o ponto de entrega. No entanto haviam 2 CPEs iguais mas o segundo acabava em "_EL". De resto disseram-me que o com este CPE poderia ligar para a edp que me instalariam o contador...
Através de um agente da edp fiz um contrato com a edp comercial para 41,41kva (minimo para BTE), passado uma semana recebi um email da edp "Contratacao_B2B_ML" que me pediam o certificado da DGEG para poderem procederem à activação do CPE.
Dirigi-me à loja do Marquês de Pombal onde me informaram que o CPE que eu tinha teria sido eliminado e que agora teria um CPE novo e para o activar teria de obter um novo certificado da DGEG...
O escritório em questão é do final dos anos 80 e segundo percebi para obter a certificação pedida terei de refazer toda a instalação electrica para obedecer ás novas normas...
Para nós este obstáculo tornou-se um Adamastor pois temos de deixar o espaço actual até ao final de Setembro e ou conseguimos "reactivar" o antigo CPE ou teremos de fazer a "obra", certificá-la e activar o novo CPE em tempo recorde, o que é improvável.
Em caso de atraso na activação teremos duas hipoteses: ou parar a actividade da empresa por falta de energia ou instalar um quadro de obra que será mais um encargo indesejado...
Esta minha exposição é um pouco empírica, posso ter trocado ou tomado assunções erradas, gostava de perceber o que realmente se passa aqui, por que eliminaram o CPE original, alguém me poderia explicar este caso com mais detalhe e/ou apontar alguma direcção que possa facilitar uma rápida resolução?
Com os meus melhores cumprimentos
André Gonçalves
Problemas com novo contrato - CPE eliminado, nova certificação(?)
-
- Team Apoio
- Mensagens: 5620
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Localização: Portugal de Norte a Sul
- Enviou: 28 vezes
- Agradecimento recebido: 208 vezes
Re: Problemas com novo contrato - CPE eliminado, nova certificação(?)
Boas__ag Escreveu: 22 ago 2018, 20:05 Boa tarde,
Venho pedir alguma ajuda e tentar perceber aquilo que se me aparenta um enorme e dispendioso problema.
Passo a explicar, a minha empresa fez um leasing de um novo escritorio (num edificio de escritorios), para nossa surpresa este escritorio nao tinha qualquer contador de energia, obviamente já teve electricidade, (tem quadro e tudo aparentemente pronto para receber energia). Depois de uma primeira analise percebemos que a ultima instalação teria sido há cerca de 15 anos e a instalação está preparada para baixa tensao especial, ate 69Kva. ou seja o contador a instalar teria de ter os transformadores de potencia visto que a energia vai directa ao quadro.
Liguei para a edp distribuição varias vezes ate que alguem realmente competente se desse ao trabalho de encontrar o CPE do local em questão, mas depois de trocar "numero" por "porta" na morada lá encontraram o ponto de entrega. No entanto haviam 2 CPEs iguais mas o segundo acabava em "_EL". De resto disseram-me que o com este CPE poderia ligar para a edp que me instalariam o contador...
Através de um agente da edp fiz um contrato com a edp comercial para 41,41kva (minimo para BTE), passado uma semana recebi um email da edp "Contratacao_B2B_ML" que me pediam o certificado da DGEG para poderem procederem à activação do CPE.
Dirigi-me à loja do Marquês de Pombal onde me informaram que o CPE que eu tinha teria sido eliminado e que agora teria um CPE novo e para o activar teria de obter um novo certificado da DGEG...
O escritório em questão é do final dos anos 80 e segundo percebi para obter a certificação pedida terei de refazer toda a instalação electrica para obedecer ás novas normas...
Para nós este obstáculo tornou-se um Adamastor pois temos de deixar o espaço actual até ao final de Setembro e ou conseguimos "reactivar" o antigo CPE ou teremos de fazer a "obra", certificá-la e activar o novo CPE em tempo recorde, o que é improvável.
Em caso de atraso na activação teremos duas hipoteses: ou parar a actividade da empresa por falta de energia ou instalar um quadro de obra que será mais um encargo indesejado...
Esta minha exposição é um pouco empírica, posso ter trocado ou tomado assunções erradas, gostava de perceber o que realmente se passa aqui, por que eliminaram o CPE original, alguém me poderia explicar este caso com mais detalhe e/ou apontar alguma direcção que possa facilitar uma rápida resolução?
Com os meus melhores cumprimentos
André Gonçalves
Tratando-se de um edifício de escritórios, em primeiro lugar deve falar com a Administração desse Condomínio, para eles lhe explicarem o que sucedeu, pois venderam-lhe um espaço que não está devidamente legalizado, senão teria o local de consumo criado e certificado.
Eu aconselho sempre toda a gente que compra ou aluga espaços comerciais a verificar previamente se a PMA do local se adequa às suas necessidades, para evitar depois estes dissabores.
Agora vai ter de fazer projeto elétrico, colocar as suas I.E de acordo com as RTIEBT e pedir a respetiva Inspeção, e claro pior que isso no seu caso é o tempo que estas burocracias demoram.
Cpts.
Energy
Energy
-
- Velha Guarda
- Mensagens: 250
- Registado: 12 jan 2011, 14:37
- Localização: Telheiras - Lisboa
- Agradecimento recebido: 14 vezes
Re: Problemas com novo contrato - CPE eliminado, nova certificação(?)
Viva,
Pois aqui o amigo Energy já disse tudo. Por vezes acontece em locais que ficam sem energia durante muito tempo. Sabe se essa fracção sempre foi assim? As vezes os proprietários para rentabilizar fazem de uma fracção duas e depois não legalizam as coisas e pode dar-se o caso do local de consumo estar a ser utilizado noutra fracção. Em relação ao quadro de obras irá também demorar visto ter que ter uma licença de obras para solicitar. Poderá com o electricista solicitar o certificado para 41,4. caso o espaço tenha mais de 30 anos, salvo erro será aplicado o regulamento 740.
Pois aqui o amigo Energy já disse tudo. Por vezes acontece em locais que ficam sem energia durante muito tempo. Sabe se essa fracção sempre foi assim? As vezes os proprietários para rentabilizar fazem de uma fracção duas e depois não legalizam as coisas e pode dar-se o caso do local de consumo estar a ser utilizado noutra fracção. Em relação ao quadro de obras irá também demorar visto ter que ter uma licença de obras para solicitar. Poderá com o electricista solicitar o certificado para 41,4. caso o espaço tenha mais de 30 anos, salvo erro será aplicado o regulamento 740.
-
- Faça a sua apresentação
- Mensagens: 3
- Registado: 22 ago 2018, 19:30
- Localização: Lisboa
- Enviou: 4 vezes
Re: Problemas com novo contrato - CPE eliminado, nova certificação(?)
Boa tarde,
Obrigado pelas vossas respostas,
Que só vêm reiterar os meus medos.
O condomínio diz nunca ter tido qualquer experiencia semelhante e também não tem Projecto de electricidade do edificio.
O local teve energia até 2004, ao que me parece quem alugou o espaço de seguida alugou tambem a fracção do lado e usaram o quadro do lado para ambas as fracções. Segundo a edp o CPE da nossa fracção foi eliminado em 2005.
O meu espanto é porque se eliminam CPEs, até entendo que ao fechar um contrato removam o contador mas eliminar um CPE existente parece-me uma abuso de liberdade extremo.
Até gostava de fazer uma reclamação junto da edp como não sei nem encontro a legislação/normas acerca deste processo.
Com os meus melhores cumprimentos
André Gonçalves
Obrigado pelas vossas respostas,
Que só vêm reiterar os meus medos.
O condomínio diz nunca ter tido qualquer experiencia semelhante e também não tem Projecto de electricidade do edificio.
O local teve energia até 2004, ao que me parece quem alugou o espaço de seguida alugou tambem a fracção do lado e usaram o quadro do lado para ambas as fracções. Segundo a edp o CPE da nossa fracção foi eliminado em 2005.
O meu espanto é porque se eliminam CPEs, até entendo que ao fechar um contrato removam o contador mas eliminar um CPE existente parece-me uma abuso de liberdade extremo.
Até gostava de fazer uma reclamação junto da edp como não sei nem encontro a legislação/normas acerca deste processo.
Com os meus melhores cumprimentos
André Gonçalves
- Mário
- Team Apoio
- Mensagens: 8131
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Localização: Lisboa
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 220 vezes
Re: Problemas com novo contrato - CPE eliminado, nova certificação(?)
Boas
Se tinham dois espaços e fizeram um só, a EDP acabou com um "espaço". Não pode haver dois ramais no mesmo local.
Cump.
Mário
Se tinham dois espaços e fizeram um só, a EDP acabou com um "espaço". Não pode haver dois ramais no mesmo local.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Faça a sua apresentação
- Mensagens: 3
- Registado: 22 ago 2018, 19:30
- Localização: Lisboa
- Enviou: 4 vezes
Re: Problemas com novo contrato - CPE eliminado, nova certificação(?)
Boa tarde,
Acho que esta utilização partilhada não seria "oficial" mas sim uma "puxada" directa de um quadro para o outro feita pelo arrendatário da altura.
Em termos de fracções no edificio estas nunca foram "unificadas", inclusive sempre foram de proprietários diferentes.
Com os meus melhores cumprimentos
André Gonçalves
Acho que esta utilização partilhada não seria "oficial" mas sim uma "puxada" directa de um quadro para o outro feita pelo arrendatário da altura.
Em termos de fracções no edificio estas nunca foram "unificadas", inclusive sempre foram de proprietários diferentes.
Com os meus melhores cumprimentos
André Gonçalves
-
- Team Apoio
- Mensagens: 5620
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Localização: Portugal de Norte a Sul
- Enviou: 28 vezes
- Agradecimento recebido: 208 vezes
Re: Problemas com novo contrato - CPE eliminado, nova certificação(?)
Boas__ag Escreveu: 23 ago 2018, 12:47 Boa tarde,
Acho que esta utilização partilhada não seria "oficial" mas sim uma "puxada" directa de um quadro para o outro feita pelo arrendatário da altura.
Em termos de fracções no edificio estas nunca foram "unificadas", inclusive sempre foram de proprietários diferentes.
Com os meus melhores cumprimentos
André Gonçalves
Supondo que um desses espaços precisava de mais potencia, um dos proprietarios pode ceder a sua potencia ao outro, e aí já não necessita de reforço de ramal, apenas necessita de certificação, talvez tenha sido o que aconteceu, e a sua fração ficou sem nada.
Eu pessoalmente fazia uma carta registada com aviso de receção à EDPD a reclamar a situação, pois não é normal que se elemine um local de consumo sem a EDPD ter o consentimento do proprietário por escrito, e aguardava a resposta por escrito por parte da EDPD, e em função da resposta dessa carta, veria depois como agir dentro da legalidade.
Estas situações acontecem e aconteciam com muita frequencia antes da Certiel entrar nas Certificações, mas agora é muito dificil tal situação acontecer.
Ainda à pouco tempo um cliente alugou um espaço comercial, fez o contrato em BTE, porque já lá tinha contador instalado em BTE, no fundo era só restabelecer a ligação, e qual foi o espanto do cliente quando um funcionario de uma empresa ao serviço da EDP lhe diz que aquele contador não podia ali estar instalado, pois aquele local só poderia ter BTN, e ainda por cima o ramal tinha sido cortado na via publica.
Foi uma tremenda confusão, verificou-se depois que aquele local tinha criado 2 locais de consumo, um em BTE, e outro em BTN, o que significa que alguém um dia teve umas ferias de borlaaa.
A EDPD ainda queria que o cliente pagasse um novo ramal, foi preciso muita diplomacia, perder varias horas e reuniões junto do pessoal da EDPD para levar o "assunto a bom porto" e este não ter de pagar nada.
Por isso não desanime e insista, peça ajuda de um Técnico para ir consigo falar com o Técnico da EDPD do local, e quem sabe o assunto não se resolve, pois junto de um balcão da EDP não se vai safar, só o Técnico da EDPD do local pode dar indicação para reporem o local de consumo que foi eventualmente por engano eleminado.
Cpts.
Energy
Energy
-
- Velha Guarda
- Mensagens: 539
- Registado: 14 abr 2010, 19:15
- Localização: Barreiro
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 75 vezes
Re: Problemas com novo contrato - CPE eliminado, nova certificação(?)
Boas!
Pela exposição parece-me que foi um erro da EDPD em eliminar o local de consumo que estaria certificado.
É óbvio que agora se vão criar um este está por certificar!
Tente falar com o pessoal técnico da EDPD e explicar a situação, pois este caso não é para ser tratado nos balcões da EDP.
Cumps!
Pela exposição parece-me que foi um erro da EDPD em eliminar o local de consumo que estaria certificado.
É óbvio que agora se vão criar um este está por certificar!
Tente falar com o pessoal técnico da EDPD e explicar a situação, pois este caso não é para ser tratado nos balcões da EDP.
Cumps!